O Raio Verde (1986) de Éric Rohmer © FILMIN Portugal

FILMIN Portugal apresenta guia para os amantes de Éric Rohmer

A FILMIN Portugal apresenta o Focus Éric Rohmer, um guia essencial para os amantes do cineasta francês mais contemporâneo de sempre. 

Depois da passagem pelas salas de cinema, os filmes mais emblemáticos e belos da cinematografia de Éric Rohmer estão disponíveis em streaming. A plataforma de streaming Filmin Portugal apresenta o Focus Éric Rohmer, onde estão reunidos títulos imprescindíveis para os amantes de cinema francês moderno. Entre a comédia, o drama, o romance, e o filme de viagens, a obra de Éric Rohmer lança-nos no cinema da palavra, no cinema da beleza do ser humano e dos lugares comuns que frequenta.

Os grandes destaques da Filmin Portugal vão para o primeiro filme da série “Comédia e Provérbios”, intitulado “A Mulher do Aviador“. Nesta longa-metragem seguimos um jovem obcecado pelos verdadeiros sentimentos da namorada e que começa a pensar em todas as possibilidades quando a vê com outro homem. De referir ainda a presença no catálogo de “Pauline na Praia“, uma das obras mais acessíveis de Rohmer e, provavelmente, o melhor ponto de partida para os espectadores que ainda não o conhecem.

Expoente máximo daquilo que o cineasta quer transmitir, “O Raio Verde” segue Delphine numa viagem durante um verão, onde em Biarritz passa por várias erronias amorosas. O filme foi o grande vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1986. Por último, não poderíamos passar ao lado de “A Minha Noite em Casa de Maud”, que acabou na corrida a duas estatuetas douradas, para Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Argumento Original, na edição de 1968. Entra na Filmin Portugal e conhece todos os filmes de Éric Rohmer online.

O cinema de Éric Rohmer é intemporal e influenciou os mais diversos artistas, do cinema à pintura e à literatura. Um dos grandes admiradores de Rohmer é o escritor André Aciman, responsável pelo livro “Chama-me Pelo Teu Nome”, que acabou por dar origem a um filme do mesmo nome realizado por Luca Guadagnino e com argumento de James Ivory. A seguir deixamos-te com um vídeo onde Aciman expressa a sua admiração por Éric Rohmer.

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1359 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.