Final Fantasy X/X-2 HD Remastered – (PS4) | Análise

 

 final fantasy x hd  

  • Editora: Square Enix
  • Produtora: Square Enix
  • Plataformas: PS4

 

Classificação  [starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

Aclamado pela crítica e considerado um dos melhores jogos de sempre (no top dos Melhores Jogos de Sempre da MHD ficou em 22º, ver aqui), Final Fantasy X foi um marco, quer na série, quer no género. Foi o primeiro FF com vozes, deixou para trás o ATB usado nas batalhas, não apresentou um mundo aberto e alterou completamente o sistema de evolução. A história de Tidus e Yuna é, sem dúvida, uma das melhores alguma vez apresentadas num jogo. Com o jogo a começar pelo fim, a narrativa mostra-nos um grupo unido mas triste, para de seguida regressar ao passado, onde começa a história, sabendo que algo de terrível irá acontecer.

ffx_battle

A narrativa de FFX, sublime em vários aspetos, apresenta-nos um personagem principal que alguns fãs criticaram, pois não demonstrava a força que outras personagens principais tinham, como Squall ou Cloud, mas esse é o erro, porque é Tidus, com a sua inocência e otimismo que carrega todo um enredo envolto em morte e mentiras. O enredo de FFX foi um dos primeiros a mentir ao jogador desde o seu início mas sempre oferecendo pistas, que nunca conseguíamos perceber, e que conduzem a um marcante final difícil de esquecer. Pelo meio há política, religião, manipulação de massas, e uma profundidade bastante acentuada sobre um tema pouco explorado nos jogos: a morte. Aliás, muito poucos jogos, ou talvez nenhum, toque de forma tão impressionante o tema morte, quer seja sobre os que a aceitam, os que a rejeitam, os que a enfrentam.

Final-Fantasy-X-X-2-HD

Após a versão HD para PS3 e PS Vita que foi lançada o ano passado, com incríveis melhorias, os fãs voltaram a recordar o quanto um bom JRPG pode ser viciante. Final Fantasy X junta-se a Final Fantasy X-2 para se reviver toda a história de Spira. A isto juntam-se ainda mais uns extras e o que temos à nossa frente é um pack que nos oferece mais de 100 horas de jogos e que facilmente se podem tornar em mais de 200 horas se explorarmos tudo o que estes jogos nos dão.

Agora quais são as diferenças entre esta versão e a da PS3 lançada o ano passado? Quando jogámos a versão PS3 ficámos mesmo muito agradados com as melhorias gráficas, pois não existia um único cenário ou personagem que não tivesse recebido um impressionante melhoramento. Agora as melhorias voltam a notar-se mas, obviamente, não de forma tão marcante. No entanto, com 1080p e 60fps, este pack apresenta ainda melhores gráficos, com maior definição e melhores efeitos de cor que se aliam bastante bem a melhores efeitos de luz e sombra.

ffx_2

É um prazer voltar a visitar um mundo com um design tão impressionante e uma história quase perfeita, capaz de explorar personagens fortes, com traumas, com esperanças e receios num mundo em que a manipulação de um povo a partir do medo e do poder da religião é o grande foco.

Nesta nova versão damos destaque à possibilidade de escolhermos entre a antiga versão sonora e a nova, ficando ao gosto de cada um recordar as antigas músicas ou sentir as novas versões mais capazes de mostrar uma grande envolvência sonora.

ffx

Com tanto conteúdo oferecido por dois grandes jogos (principalmente o fantástico FFX), novos conteúdos e ainda melhorias gráficas, apenas podemos salientar o facto de não existir sincronização entre vozes e faces. Por fim, salientar ainda que podem transferir os vossos saves da versão PS3 ou PS Vita para a nova versão PS4.

Se já jogaram a versão do ano passado, caberá a cada fã decidir se valerá a pena esta nova versão, mas se não a jogaram, então esta versão é simplesmente obrigatória. Final Fantasy X/X-2 HD Remastered é um fantástico pack que levaria a nota máxima não fosse o facto de graficamente, apesar de todas as suas melhorias, não ter a capacidade de nos abismar como os atuais jogos. O design é fantástico, a variedade deste mundo é sublime e as cut-scenes ainda hoje nos deslumbram… e jogar Blitzball ainda é viciante! Um jogo imortal…

Pontos fortes:

  • Uma das melhores histórias alguma vez feitas para um jogo (FF X)
  • Dois jogos num pack que oferece, no mínimo, cerca de 100 horas de jogo
  • As cut-scenes ainda hoje são fantásticas
  • A banda sonora de FFX é simplesmente incrível
  • O prazer que dá conseguir o troféu de platina destes jogos

Pontos fracos:

  • Sincronização de faces e vozes continua com alguns problemas

 

Hardware usado pela MHD para teste de jogos:

PS4:

  • PlayStation 4 Glacier White
  • DualShock 4 White
  • Razer Leviathan Sound System

PC:

  • Headphones Razer Carcharias
  • Keyboard Razer Epic Chroma

LP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *