Footbal Manager Classic 2014 (PS Vita) | Análise

 

 FMC14_PSV  

  • Editora: Sega
  • Produtora: Sports Interactive
  • Plataformas: PS Vita

Classificação  [starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

Sendo um jogo sem enredo e onde os gráficos não são essenciais, fazer uma crítica a este jogo dá resultado a um texto bem mais curto e objetivo. A verdade é que este FM Classic 2014 é tudo o que esperávamos. E isso é um grande elogio!

FM Classic 2014 consegue levar para  Vita tudo o que a versão clássica do PC nos oferece no modo classic. O modo Classic, implementado há dois anos no PC, oferece uma experiência menos profunda e mais rápida, para todos aqueles que queriam fazer uma temporada bastante rápida  e avançar vários anos e alguns meses, ou para todos os que sem conhecerem profundamente este desporto, quisessem experimentar. E é essa a base deste versão Vita, mas o grande trunfo está em ser possível uma correspondência de dados entre o que jogamos no PC e na Vita, sendo agora possível levar o nosso jogo para todo o lado e continuar… viciante!!! E assim, qualquer sítio é um bom local para ganharmos o campeonato e a Champions League.

Um dos pontos a testar seriam as possíveis falhas desta transição de dados, e podemos dizer que não notámos nenhuma. Mas, para quem não jogue no PC e queira ter toda a sua experiência na Vita, devemos assinalar alguns factos importantes: em primeiro lugar a Vita oferece-nos todo o jogo na nossa língua portuguesa, o que é sempre interessante, e a isso junta-se uma boa qualidade gráfica 3D durante as partidas. O jogo aproveita a capacidade gráfica da consola portátil para oferecer uma boa experiência de jogo, que sem ser deslumbrante, consegue ser superior ao modo clássico disponível no PC, sendo de realçar que a qualidade do ecrã da Vita ajuda bastante.

Mas o mais importante é mesmo a jogabilidade. Para quem, como eu, que joga FM desde que o jogo apareceu, nada consegue substituir o rato. Somos rápidos, não nos enganamos, e jogar num ecrã minimamente grande ajuda sempre. Com esta adaptação para a Vita, a jogabilidade seria um grande desafio. A verdade é que nada substitui o rato, principalmente se tiverem dedos grossos, por vezes vão enganar-se e carregar no local errado, mas é preciso louvar a forma como o jogo usa os botões que a consola nos dá para tornar a experiência mais simples e rápida. No início podemos estranhar e até não perceber tudo o que estes botões possibilitam, mas ao fim de algum tempo conseguirão jogar bastante bem. Em tudo o resto o jogo é o que conhecemos. Este modo Classic consegue ser objetivo sem ter o desgaste de trabalho ao qual o jogo nos obriga no modo normal presente na versão PC, como dar palestras aos jogadores, ir às conferências de imprensa antes dos jogos e trabalhar a nossa própria imagem enquanto peça chave da qualidade e sucesso da equipa.

Com bons gráficos e uma jogabilidade à qual nos habituamos, FM tem tudo para ser um sucesso. É óbvio que o ecrã da Vita é pequeno e leva ao nosso erro, pois teremos de ter cuidado para não carregar no local errado, mas a forma como os botões são usados pode facilitar-nos muito a vida! A possibilidade de cruzamento de dados ajuda ao vício, e podemos levar a nossa equipa para qualquer lado. Transportes, casa de banho, cama, o nosso vício é que coloca os limites. O interessante é ver que o jogo se “aguenta” por si mesmo, e se não quiserem jogar no PC, não vão sentir tal necessidade. FM Classic 2014 é rápido, viciante e portátil. Se são fãs, este é um jogo difícil de largar.

 

 Pontos fortes:

  • Capacidade de continuarmos na Vita o que estamos a jogar no PC, e vice-versa
  • Continua rápido e viciante
  • Língua portuguesa
  • Oferece um bom leque de opções com os botões da consola, para tornar tudo mais simples

Pontos fracos:

  • No início não é fácil jogar rapidamente, principalmente se tivermos dedos grossos

Para saberem mais sobre o jogo, cliquem aqui.

LP


Também do teu Interesse:


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *