Fora de Série: episódio 1 (American Horror Story T02E01)

American Horror Story T2E1 – “Welcome to Briarcliff”  (FOX HD)

Bem-vindos a Briarcliff. Ryan Murphy faz o check in das suas personagens neste primeiro episódio na nova temporada. Asylum não é a continuação da primeira temporada, é toda uma nova história, uma nova década com novos temas e novas personagens. O cenário torna-se mais escuro e o sobrenatural dá lugar a atrocidades cometidas por pessoas de carne e osso.

Top 1 - AHS
O circo dos horrores de Murphy começa, nos dias de hoje, com um jovem casal que aproveita a sua lua-de-mel para explorar locais abandonados e onde o sexo marital é interrompido por um braço cortado e a primeira vaga de sangue. Desde logo, ficamos a saber que Briarcliff era um hospital para pacientes com tuberculose, vendido à Igreja e transformado num asilo psiquiátrico, local onde habitava o famoso assassino em série Bloody Face. Está lançada a premissa.

Top 1 - AHS2

Recuemos agora até 1964, onde a ação tem início. O primeiro obstáculo com que nos deparamos é o da repetição de atores com personagens completamente distintas da primeira temporada. Evan Peters abandona o adolescente perturbado da década de 90 e o estilo de Kurt Cobain para se transformar num James Dean de trazer por casa e é-nos servido de bandeja como o primeiro candidato a Bloody Face. Não sem antes passar por uma experiência com seres extraterrestres. Sim. Ryan Murphy atreveu-se a usar aliens. Jessica Lange faz a transição de beleza sulista para uma freira que esconde por detrás do hábito uma mulher carregada de luxúria. Kit Walker e Sister Jude serão os personagens mais difíceis de abraçar neste primeiro episódio porque foram muito marcantes na temporada prévia.

Top 1 - AHS3

Briarcliff é exatamente o que esperamos que seja. Um edifício enorme, cheio de pacientes com patologias chocantes, onde reina uma ordem que não nos convence. A Irmã Jude é a rainha, apologista dos castigos corporais e ainda mais do seu superior, Monsenhor Timothy (interpretado por Joseph Fiennes), sempre acompanhada por uma inocente e nervosa Irmã Mary Eunice (Lily Rabe). Cedo percebemos que há uma incompatibilidade com o médico residente, Dr. Harden, e que as abordagens clínicas serão contestadas ao longo da temporada. Até porque Harden gosta de levar os tratamentos para um novo nível que não só roça como ultrapassa os limites do aceitável.

E tudo permaneceria no seu sítio se uma jornalista, Lana Winters (Sarah Paulson) não decidisse seguir o seu instinto e tentar atravessar a linda fachada para tentar descobrir os alicerces podres de Briarcliff. Um alvo muito fácil para uma sociedade que não aceita uma mulher homossexual e um desafio apetecível para a sádica Jude.

Estão lançados os dados. Ryan Murphy e Brad Falchuk juntaram os ingredientes para um sumptuoso banquete que nos será servido ao longo de 13 episódios onde nenhum pormenor é deixado ao acaso. Bom apetite!

Powered by: American Horror Story (Portugal)