Friends | NBC - © 2012 NBCUniversal, Inc.

FRIENDS | O elenco da série no cinema

[tps_header]

Do sucesso FRIENDS, houve seis protagonistas que chegaram ao estrelato e são hoje ícones da televisão. Mas será que também alcançaram sucesso no cinema?

Uma das séries mais icónicas dos anos 90, “Friends” conquistou a televisão e até aos dias de hoje continua a mover fãs por todo o mundo. Ao longo das suas dez temporadas manteve o sucesso e, ao contrário de outras produções do pequeno ecrã, não trocou uma única personagem principal. “Friends” começou com 6 protagonistas, e apesar das inúmeras estrelas e convidados recorrentes, os seis actores principais mantiveram-se nos seus papéis (Rachel Green, Chandler Bing, Phoebe Buffay, Joey Tribbiani, Monica Geller e Ross Geller) até ao último episódio.

Mas será que os actores principais conseguiram alcançar igual sucesso a nível do grande ecrã e distanciar-se destas icónicas personagens? Vem connosco conhecer (ou relembrar) um pouco do percurso cinematográfico do elenco principal de “Friends”, que se irá reunir novamente para o antecipado especial na HBO Max num futuro próximo.

[/tps_header]

JENNIFER ANISTON

Jennifer Aniston
Jennifer Aniston é hoje uma das protagonistas de “The Morning Show” | © appletv+

De todo o elenco principal, Jennifer Aniston será certamente a que conseguiu prolongar mais a sua carreira num pós-Friends. Não deixou de escapar a alguns projectos menos bons (mas que actor ou actriz não o faz na sua carreira), e agora, no último ano, regressou novamente ao pequeno ecrã ao tornar-se protagonista de “The Morning Show”, da Apple TV+, papel que lhe valeu uma nomeação aos Golden Globes 2020.

Participou em blockbusters, indies e até filmes de culto, não deixando de fazer aparições em televisão, continuando a manter uma imagem impecável, e uma inteligência em balançar papéis de diferentes géneros, destacando-se tanto em comédias como dramas.

Sucessos: “The Good Girl”, “Bruce Almighty”, “Marley & Me“, “Horrible Bosses”, “Friends with Money” e “We’re the Millers”

O que poderia não ter acontecido: “Picture Perfect”, “The Object of My Affection”, “Rumor Has It…” e “Mother’s Day”

Onde é que a podemos ver agora:The Morning Show“, da Apple TV+. Tem em desenvolvimento o filme “The Fixer”, uma história baseada em factos verídicos, onde irá interpretar Denise White.




MATTHEW PERRY

Matthew Perry
Matthew Perry foi protagonista de “The Odd Couple” nas 3 temporadas | © 2015 CBS Television Studios, Inc. All Rights Reserved

Era o “palhaço” do grupo e ninguém era mais on point que ele para os momentos com mais piada da série, mas a sua carreira nem sempre foi repleta de risos. Um actor que lidou com várias problemas de saúde e adição ao longo da carreira (para os fãs mais atentos, poderão recordar-se das repentinas mudanças visuais do actor entre temporadas, com ganhos e perdas excessivas de peso por exemplo), Matthew Perry conseguiu destacar-se fora da série em papéis mais dramáticos.

Trabalhou em várias sitcoms, três das quais desenvolvidas e escritas por ele, mas nenhuma conseguiu alcançar sucesso junto do público, e nem mesmo o facto de ser um dos protagonistas de “Studio 60 on the Sunset Strip”, série de Aaron Sorkin, pareceu ajudá-lo a manter-se no meio televisivo por muito tempo. No entanto, há que destacar “Odd Couple”, que ainda contabilizou três temporadas.

Sucessos: “The Whole Nine Yards”, “The West Wing”, “17 Again!” e “The Good Fight”

O que poderia não ter acontecido: “Almost Heroes”, “Studio 60 on the Sunset Strip” e “Mr. Sunshine”

Onde é que o podemos ver agora: O actor tem se mantido longe das luzes da ribalta, por forma a manter um estilo de vida saudável. No entanto é já presença confirmada no novo especial de “Friends” na HBO Max.




LISA KUDROW

Space Force
O úlitmo papel de Lisa Kudrow na TV foi em “Space Force”, com Steve Carell | © Netflix

Em termos de reconhecimento no círculo da televisão, Lisa Kudrow é sem dúvida a actriz do elenco principal com mais sucesso – até aos dias de hoje, já conquistou 14 nomeações aos Emmy, seis delas por “Friends”, tendo ganho uma vez o cobiçado prémio. O seu trabalho como a excêntrica Phoebe Buffay não passou despercebido a ninguém mas o melhor foi ver a sua evolução para papéis completamente distintos e quase no extremo oposto da personagem que a catapultou para a fama.

Envolveu-se em diversas séries ao longo dos anos – a sua carreira sempre teve maior relevo na televisão do que no cinema – e destacou-se pelos trabalhos em “The Comeback’s” e “Web Therapy”, a primeira web series da Showtime. Em relação aos filmes, o seu mais icónico é sem dúvida a sua presença na dupla de “Romy and Michelle” mas pouco mais fez no cinema em que merecesse destaque.

Sucessos: “Mad About You”, “Romy and Michelle’s High School Reunion”, “The Comeback, “Easy A” e “Web Therapy”

O que poderia não ter acontecido: “Hanging Up”, “Lucky Numbers”, “Marci X” e “Wonderland”

Onde é que a podemos ver agora: Emprestou a sua voz à animação da FOX, “Therapy Dog” e foi presença regular na serie “Feel Good”. Tem apostado em estar nos bastidores como produtora executiva de projectos como “Good People”, da Amazon”, “Who Do You Think You Are” e “25 Words or Less”. O seu trabalho mais recente foi num papel secundário na nova comédia da Netflix, “Space Force”, onde interpretou a mulher de Steve Carell.




MATT LeBLANC

Matt LeBlanc
O seu papel comoum aversão de si mesmo, em “Episodes”, valeu-lhe um Golden Globe | © Showtime 2012

Antes de “Friends”, Matt LeBlanc já era reconhecido pelo seu trabalho em “Married… With Children”. Já depois da icónica série, a sua carreira viu-se mais atribulada e talvez com mais baixos do que altos. Dos membros do elenco, Le Blanc é talvez o que teve a carreia de menor sucesso na indústria do cinema, tendo-se ficado muito mais pelo mundo televisivo.

Contam-se pelos dedos de uma mão os projectos de cinema em que entrou e talvez o mais conhecido, “Charlie’s Angels”, o papel nem era muito grande, passando por isso uma possível carreira promissora completamente ao lado. Matt Le Blanc tentou ainda usufruir do sucesso de “Friends” ao apresentar o spin-off “Joey” mas a mística da personagem já tinha desaparecido e as críticas, ainda que tenham existido duas temporadas, foram mesmo muito más. Redimiu-se mais tarde com “Episodes”, que teve 5 temporadas, e onde interpretou uma versão de si mesma (ganhou um Golden Globe) e o seu mais recente projecto é “Man with a Plan” da CBS, que já vai na 4ª temporada.

Sucessos: “Charlie’s Angels”, “Episodes” e “Top Gear” (como apresentador)

O que poderia não ter acontecido: “Ed”, “Lost in Space”, “All the Queen’s Men” e “Joey”

Onde é que o podemos ver agora: O seu último projecto é “Man with a Plan”, que já vai na sua 4ª temporada, mas cuja produção se encontra interrompida devido à pandemia global. Também estará de regresso ao especial da HBO Max.




COURTENEY COX

Courteney Cox
Courteney Cox voltou a conquistar os fãs com “Cougar Town”| © ABC

Courteney Cox, que uns tempos foi  também a reconhecível cara da rapariga que é puxada para o palco de Bruce Springsteen, teve o auge da sua carreira durante “Friends”. Passou por séries icónicas como “Family Ties”, onde foi a namorada de Alex P. Keaton (Michael J. Fox) e “Seinfeld”, e participou no êxito do cinema “Ace Ventura: Pet Detective” e ainda “Scream”.

Num pós-Friends, procurou ser a protagonista de projectos isolados mas se por um lado “Dirt” não resultou, “Cougar Town” parece ter sido o seu melhor projecto após a série da NBC. Teve seis temporadas (em duas estações de televisão diferentes) onde Courteney se manteve protagonista e conseguiu ainda chamar alguns dos seus amigos de “Friends” para pequenas aparições.

Sucessos: “Ace Ventura: Pet Detective”, “Scream” e “Cougar Town”

O que poderia não ter acontecido: “3000 Miles to Graceland” e “Dirt”

Onde é que a podemos ver agora: A carreira da actriz tem estado quase que em stand-by desde “Cougar Town”, com a mesma a deslocar os seus esforços para a produção de alguns projectos, como “Celebrity Name Game” e a focar-se na sua série de Facebook, “Nine Months with Courteney Cox”, renovada para ma segunda temporada. Foi entretanto anunciado que irá voltar à saga de “Scream” para o quinto filme.




DAVID SCHWIMMER

American Crime Story
David Schwimmer conquistou a crítia com o seu trabalho em “American Crime Story” | © Copyright 2016, FX Networks. All rights reserved.

O eterno Ross Geller não era um total desconhecido antes de “Friends”. Com um currículo que já contava com participações em séries de sucesso como “The Wonder Years” ou “NYPD Blue”, e até “Monty”, a sua presença em “Friends” parece ter abrandado a sua carreira durante os anos em que a série esteve no ar, ficando sempre com papéis difíceis de se gostar. Foi o marido que trai Anne Heche em “Six Days, Seven Nights” e até teve um papel na série de sucesso da HBO, “Band of Brothers” mas também como um capitão de que ninguém gostava…

Com pouca sorte nos projectos, Schwimmer dedicou-se aos bastidores e começou a trabalhar atrás das câmaras, tendo realizado episódios de “Friends” e até de “Joey”, o spin-off da série que seguiu Matt LeBlanc, partindo depois para filmes como “Run Fat Boy Run” e “Trust”. Com o passar dos anos no entanto, voltou a fazer aparições em diversas séries de televisão (ao lado dos amigos Lisa Kudrow e Matt LeBlanc) e ainda deu voz à girafa do filme de animação “Madagascar”. O seu último trabalho de maior notoriedade foi “American Crime Story: The People v. O.J. Simpson” onde interpretou Robert Kardashian, um dos advogados do caso, pelo qual ganhou uma nomeação aos Emmy 2016.

Sucessos: “Six Days, Seven Nights”, “Band of Brothers“, “Madagascar” (toda a saga) e “American Crime Story: The People v. O.J. Simpson”

O que poderia não ter acontecido: “Run Fatboy Run” e “Feed the Beast”

Onde é que o podemos ver agora: Participou em “The Laundromat”, com Meryl Streep, um filme de Steven Soderbegh e tem marcado presença na série “Intelligence”.

[tps_footer]

Dos seis protagonistas, qual o teu favorito?

[/tps_footer]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *