Game of Thrones

Teorias MHD | Como vai acabar Game of Thrones?

Ao longo dos últimos anos, e especialmente no intervalo desde a última temporada, os fãs têm-se multiplicado em teorias sobre o desfecho da super-produção da HBO, a série mais popular da atualidade. Afinal, como vai acabar “Game of Thrones”?

Prólogo.

Game of Thrones
Game of Thrones

Dia 19 de maio marcará o fim de uma Era. O primeiro livro da saga de George R. R. Martin foi publicado em 1996. O primeiro episódio da adaptação de David Benioff e D. B. Weiss para a HBO foi emitido em abril de 2011. As páginas de “Game of Thrones” são folheadas há mais de vinte anos, e a produção televisiva arrancou há quase uma década. Desde então, o crescente fenómeno ao qual nenhuma série se equipara em termos de popularidade, tem inspirado teorias em catadupa. O tempo dissipou algumas teses (ex: R+L=J), mas o facto da série conhecer o seu final antes da saga literária leva a que se acumulem hoje questões sobre tudo um pouco. Quem ficará vivo, quem serão os principais heróis, quem se sentará no trono, se continuará ou não a existir trono no fim, como serão derrotados os white walkers… É inequívoco o mérito que “Game of Thrones” teve de, ao contrário de muitas outras séries, aumentar a fasquia e as expectativas dos fãs a cada temporada que passa. Enquanto outras séries esticam demasiado o conceito e perdem a chama, GoT soube aumentar a fanbase, mesmo depois de mudar o paradigma televisivo ao matar o seu protagonista na 1ª temporada, e conseguindo chegar ao oitavo e último capítulo com maior vigor que nunca.

Escusado será dizer que ao longo deste artigo existem SPOILERS, mas imaginamos que nesta fase e com a 8ª temporada prestes a estrear, já todos estejam com a série em dia. Depois de visitar os 4 cantos da Internet e acompanhar sete temporadas das aventuras em Westeros, procurámos reunir nos slides seguintes as melhores teorias sobre a última temporada. Privilegíamos os grandes pontos de interrogação a nível de ação, conciliados com o destino individual ou encerrar do arco das principais personagens.

Antes de começar, não devem ficar esquecidas como menções honrosas algumas teorias ou ideias que, por serem menos verosímeis ou de carácter secundário, não surgirão desenvolvidas de seguida. Muitos fãs acreditam (ou desejam, melhor dizendo) que a temporada final represente o regresso de Khal Drogo, ressuscitado pelo Senhor da Luz; ou dos falecidos Stark, “acordados” pelo Night King, e que seriam assim o motivo do pânico da corajosa Arya, em fuga no trailer desta temporada. Há ainda quem ache que Ned Stark nunca morreu mediante uma teoria que envolveria o carismático Jaqen H’ghar e Syrio Forel, ou mesmo que o calculista Littlefinger antecipou a “jogada” das irmãs Stark, estando alguém a usar a sua cara na hora da sua morte.

A magia da série – tudo o que envolve o Deus das Muitas Faces e os Homens Sem Rosto, ou o poder de Bran – abre múltiplas portas. Há ainda quem defenda que o segredo de Lord Varys é ser uma espécie de tritão (o que corrigia a suposta escrita incongruente a dada altura), que tudo acabará com Sam a escrever “As Crónicas de Gelo e Fogo”, que Gendry será revelado como filho de Cersei, que as dívidas pagas ao Banco por Cersei acabarão por funcionar contra ela, e que a trompa Dragonbinder (capaz de controlar os dragões) surgirá nestes últimos 6 episódios.

O adeus será certamente doloroso, com vários preços a pagar por uma eventual vitória amarga ou agridoce, e a previsão mais fácil de realizar é que “Game of Thrones” despedir-se-á com sacrifícios, traições, sangue e lágrimas.




I. Trono, és o elo mais fraco, Adeus

Game of Thrones - Trono
Game of Thrones

Ideias-Chave: Deixará de haver trono de ferro; emerge demokratia, o governo do povo

Numa série que começou por ser sobre poder, tornando-se muito mais, uma das principais perguntas na cabeça de todos desde o início é: quem estará sentado no final no trono, vencendo a “Guerra dos Tronos“? Sendo George R. R. Martin como é, e por consequência David Benioff e D. B. Weiss, não é muito elaborado imaginar que o trono de ferro e o regime político de Westeros como os conhecemos deixem de existir.

Autêntico MacGuffin narrativo, tal como o anel em “O Senhor dos Anéis”, pode acabar destruído. A obra de J. R. R. Tolkien serviu de resto de influência para o autor, bem como a mitologia nórdica, a Guerra das Rosas (1455 – 1485) e a lenda do Rei Artur. Sem excluir a hipótese dos white walkers levarem tudo à frente e congelarem o trono (esta temporada ajudará a explicar os motivos da sua marcha, oxalá não gratuita), é possível que passem a existir vários tronos, numa irmandade de 7 (número mágico e constantemente referenciado na série) a promover a igualdade e o diálogo. Um Baratheon (Gendry), uma Stark (Sansa), uma Mormont (Lyanna) e por aí fora… Um cenário em que continue a existir o trono como o conhecemos, sem alteração de regime político, poderá ter que implicar a morte simultânea de Jon e Daenerys, herdando com legitimidade a coroa um filho nascido desta união (a esperança após um desfecho negativo), percebendo-se que ao contrário do que foi dito anteriormente na série Daenerys ainda pode engravidar.




II. A Profecia de Valonqar: Parte 1

Cersei & Jaime
Game of Thrones

Ideias-Chave: Cersei será morta pelo irmão; Jaime Lannister dará novo significado à palavra Kingslayer

A bruxa Maggie The Frog profetizou quando Cersei era pequena que esta teria 3 filhos, enquanto que o seu rei (Robert Baratheon) teria 20. Todos os seus filhos usariam uma coroa de ouro, e dourados seriam também os seus enterros, morrendo todos antes dela. Nessa mesma profecia, existe nos livros mas não na série uma parte em que a bruxa afirma ver que quando Cersei se afogasse em lágrimas, o valonqar (palavra valiriana para irmão mais novo) colocaria as mãos no seu pescoço, sufocando-a até à morte. Ora, Cersei tem dois irmãos: Tyrion, claramente mais novo, e Jaime, o seu gémeo uns segundos mais novo.

Os irmãos e amantes incestuosos Cersei e Jaime chegaram juntos ao mundo, e poderão deixá-lo igualmente juntos. No entanto, e depois de ganhar injusta má fama como homicida do Rei Louco, Aerys Targaryen, teria a sua poesia Jaime Lannister reescrever o significado de Kingslayer ao matar a cada-vez-mais Mad Queen Cersei.

A principal pista a favor desta teoria surgiu na temporada 7 num momento em que, sobre o mapa de Westeros, Cersei está posicionada sobre The Neck (O Pescoço) e Jaime junto a The Fingers (Os Dedos). Significará isto que serão os dedos da mão não-dourada de Jaime a estrangulá-la? Ou quererá isto dizer que assim como Jaime perdeu a sua mão, Cersei será decapitada?

Uma das curiosidades nesta oitava temporada será perceber se Cersei está realmente grávida. Caso esteja (opiniões dividem-se sobre o pai ser Jaime ou Euron Greyjoy), é muito improvável que chegue a dar à luz. Mas online há quem deseje que o final da personagem brilhantemente interpretada por Lena Headey seja a morte no parto, a dar à luz uma criança com nanismo. Relativamente a Jaime, a reinterpretação da palavra Kingslayer implica que seja ele a matar Cersei ou o Night King, sendo poético imaginá-lo a morrer nos braços de Brienne. Sobrevivendo, seria adequado tornar-se o Comandante da Patrulha da Noite (se não for ele, que seja Jorah Mormont).




III. A Profecia de Valonqar: Parte 2

Arya Stark
Game of Thrones

Ideia-Chave: Arya matará Cersei usando a cara de Jaime

Honestamente, por muito angustiante e frustrante que seja o ADN “Game of Thrones”, é algo difícil imaginar um cenário em que Cersei acabe a série viva. Dividir-se-ão as opiniões sobre qual de duas personagens seria a mais adequada para a matar: Arya Stark ou, como antes mencionámos, o irmão Jaime Lannister.

No entanto, há um cenário em que a série apresentaria o melhor de dois mundos. A profecia de Valonqar ganharia forma, com o irmão mais novo de Cersei a ser o seu carrasco, revelando-se momentos depois (e sendo essa a última cara que Cersei veria em vida) tratar-se de Arya Stark, a usar a cara de Jaime. Teoricamente, Jaime não tem que estar morto para que Arya “use” a sua cara, como ficou provado quando Arya chegou a ver a sua própria cara noutro corpo no templo em Braavos. Em simultâneo, cumpria-se assim a profecia de Valonqar e Arya riscava da sua lista o nome com maior peso. Da sua lista, estão ainda vivos The Mountain, The Hound, Ilyn Payne, Melisandre e Beric Dondarrion.

Falando sobre Arya, o facto de ser a personagem preferida da mulher de George R. R. Martin pode aumentar as suas hipóteses de sobreviver, mas há quem antecipe que Arya morrerá nesta temporada, embora não completamente, passando a viver como Nymeria (nos livros, a capacidade warg é não só de Bran mas também da sua irmã). De resto, além dos nomes na sua lista, Arya pode ainda matar um Stark. Adiante descobrirão quem e como.




IV. Jon ou Daenerys?

Daenerys & Jon
Game of Thrones

Ideias-Chave: Um terá que sacrificar o outro; Laços familiares podem ser mais próximos do que se pensa

Na terra dos sonhos, Jon Snow e Daenerys Targaryen acabam “Game of Thrones” sãos e salvos. Juntos governam Westeros e vivem felizes para sempre, rodeados de dragões traquinas e a trocar piadas sobre tios e sobrinhas. Só que não. Nesta fase, é preciso uma dose elevada de inocência para encarar a sobrevivência das duas principais personagens como possível, sobretudo considerando que a profecia de Azor Ahai (o Príncipe Prometido) tem como custo um sacrifício para o herói forjar a Lightbringer que derrotará a escuridão.

Em GoT a lógica poucas vezes impera, e quando julgamos ter antecipado tudo há sempre uma surpresa ao virar da esquina. Mas visto que Jon Snow já morreu uma vez, sendo ressuscitado por Melisandre, e tendo em conta o trajeto de ambos, parece mais provável ser Daenerys a mais dolorosa baixa nesta última season. Ignorando a desagradável profecia de Lordos, comentada pelos mestres junto a Sam e que antecipava que Aegon seria morto pelo Deus afogado (Euron?), o teaser desta temporada em que Jon, Arya e Sansa visitam as suas estátuas e a de Jon parece ser ele em idade avançada, pode ser uma pista que este sobrevive. Para isso também contribui a visão de Daenerys na 2ª temporada em que a sala do trono está totalmente coberta por neve (Snow), nunca chegando Daenerys a tocar no trono.

Confirmada a teoria R+L=J que faz com que Daenerys e Jon AKA Aegon Targaryen sejam tia e sobrinho, há quem conspire que os dois são ainda mais próximos graças a uma memória da infância de Daenerys. A recordação de limoeiros a crescer em Braavos, quando estes existem sim em Dorne, poderia indicar que Daenerys não era filha de Aerys mas sim daquele que até ver se acredita ser o seu irmão, Rhaegar. Se assim fosse, Jon e Daenerys teriam os dois Rhaegar como pai, e respetivamente Lyanna Stark e Elia Martell como mães, sendo meios-irmãos.




V. Tyrion, o traidor Targaryen

Tyrion Lannister
Game of Thrones

Ideias-Chave: Daenerys foi traída duas vezes e será uma terceira; Tyrion é o filho bastardo de Aerys Targaryen e Joanna Lannister

No arranque da produção, os autores de “Game of Thrones” só tinham dois nomes na cabeça a nível de casting: Sean Bean e Peter Dinklage. Desde aí, Tyrion Lannister, o homem que bebe e sabe coisas, teve o privilégio de contracenar com praticamente todas as personagens/ membros do elenco, pisando diferentes ambientes e tornando-se assim uma espécie de espectador projetado no seio da história.

O seu papel na temporada final é um mistério, mas há duas ideias que devem ser exploradas. Primeiro, é bom recordar que foi dito a Daenerys que ela seria traída por sangue (Mirri Maz Duur), por ouro (Jorah Mormont) e por amor. Pois bem, este “amor” não é expectável que seja por ela mas sim de alguém próximo a ela por outra pessoa. E os principais candidatos são assim Missandei, em algo que permitisse a Grey Worm sobreviver, e principalmente Tyrion Lannister, o braço direito da rainha que poderá viver tremendo conflito caso seja necessário defender o seu irmão Jaime Lannister. Tyrion tem ainda a vantagem de cumprir as 3 traições de uma vez ao proteger Jaime: sangue do seu sangue, um familiar que ele ama, e que tem uma mão de ouro.

Relativamente às suspeitas de que Tyrion é um Targaryen, estas adensaram-se quando visitou os dragões na 6ª temporada e foi capaz de lhes tocar. A especulação que existe mantém Joanna Lannister como sua mãe, sendo Aerys Targaryen e não Tywin o seu pai. Prestes a morrer, Tywin disse a Tyrion – You’re no son of mine. Enésimo momento de desdém ou brutal sinceridade?




VI. As 3 Cabeças do Dragão

3 Dragões
Game of Thrones

Ideia-Chave: 3 Dragões, 3 Cavaleiros (ou 2 e um deles à distância)

Os ovos Kinder de Daenerys originaram Drogon, Viserion e Rhaegal. Ao longo das várias temporadas, Daenerys só monta Drogon, porque cada cavaleiro pode escolher apenas um dragão, e cada dragão só se deixa montar por um cavaleiro até esse morrer.

Num dos melhores twists da sétima temporada, Viserion foi ressuscitado pelo Night King, cuspindo agora um espectacular fogo azul. Então e Rhaegal? O palpite menos arriscado é afirmar que Rhaegal será o dragão de Jon Snow. Outras hipóteses interessantes contemplam o cenário de Tyrion chegar a montar um dragão, caso se confirme a sua ascendência Targaryen, ou Bran Stark assumir o controlo de um dragão como warg. Nesse caso, Viserion seria o match mais interessante.

Com tanto tempo de pós-produção, as expectativas estão elevadíssimas para os efeitos VFX desta temporada. Espera-se por isso uma batalha (“A Dança dos Dragões”) nos céus, e assim como Khal Drogo matou Viserys, Drogon poderá matar Viserion. É possível que os 3 dragões morram nesta última temporada, mas também é possível que tenhamos um vislumbre de esperança (novos ovos).




VII. Sei o que fizeste no Inverno passado

Warg
Game of Thrones

Ideia-Chave: Bran Stark é Bran the Builder

A capacidade de Bran Stark como warg e a sua habilidade de viajar no tempo fazem dele um mecanismo narrativo perfeito para David Benioff e D. B. Weiss. É absolutamente garantido que Bran terá um papel crucial na oitava e última temporada, podendo inclusive proporcionar um episódio intenso alternadamente vivido por ele ao longo do passado e pelos outros no presente.

O passado está escrito, mas assim como vimos as consequências das ações de Bran em Hodor, também poderemos vê-lo a ser Bran the Builder (Bran adorava as histórias que a sua ama contava sobre ele), aquele que construiu a muralha para deter os white walkers, o primeiro Stark que criou Winterfell, e poderá ser a sua voz que tornará (melhor dizendo, tornou) Aerys Targaryen o Rei Louco, num pedido para que este queimasse os white walkers.

Também há quem acredite que Bran Stark, espécie de Deux Ex Machina de carne e osso, é o verdadeiro Senhor da Luz, que Melisandre segue devotamente. Mas a alternativa de seguida apresentada é mais interessante…




VIII. Behind Blue Eyes

Bran & Night King
Game of Thrones

Ideia-Chave: Bran Stark = Night King

No one knows what it’s like / To be the bad man / To be the sad man / Behind blue eyes

Peço desculpa, não resisti a iniciar a reflexão sobre o Night King com uns versos de Limp Bizkit. Uma das teorias preferidas dos fãs há já alguns anos é que Bran Stark é o Night King. Pois… mas acreditem, não é tão confuso como parece. Na base desta ideia está a hipótese de Bran voltar ao passado ao preciso momento em que as Crianças ou Filhos da Floresta criaram o primeiro white walker e futuro Night King, tentando evitar que isso acontecesse, mas acabando por algum motivo por usar os seus poderes de warg para assumir o controlo desse homem, ficando preso nesse corpo até ao presente.

A teoria já foi negada pelo ator que interpreta Bran, Isaac Hempstead Wright, mas a formação assumida pelos white walkers depois de destruírem a muralha, que se assemelhava ao lobo do brasão Stark, só reforçou a convicção dos seguidores desta tese. Se o Night King não for Bran, poderá ser pelo menos o mais antigo dos Starks. Quanto ao final de Bran, ou morre por interferir com o passado e graças à sua forte conexão com o Night King, ou sobrevive e cria raízes numa árvore em Winterfell.




IX. O Sacrifício de Jon Snow (Stark vs Stark)

Jon Snow
Game of Thrones

Ideias-Chave: Jon Snow poderá fazer-se Night King para controlar o exército morto; Um Stark poderá ter que matar outro

Nesta altura do campeonato, não é certo o que acontece no momento em que o Night King for morto. Hipótese A: como Beric acredita, matando o cabecilha, todos os seus soldados morrem também. Hipótese B: morre o Night King, reina o descontrolo total com mortos vivos desorganizados. Considerando a segunda hipótese, e assumindo que o Night King morrerá (perceber os seus motivos ou objetivos é central para antecipar a sua resolução na história), estaria totalmente em linha com aquilo que Jon Snow é enquanto personagem, sacrificar-se pelo bem de todos, conduzindo os undead como um rebanho novamente para longe de tudo e todos.

Juntando esta ideia com a teoria de que Bran é o Night King, caso seja Jon a matar o mais forte vilão da saga, isso poderia significar tragicamente Jon matar o irmão. Certo é que seria bem ao jeito de GRRM um Stark matar outro, e caso isso aconteça, todos os caminhos vão dar a Bran como o Stark que morre. Às mãos de Jon ou às mãos de Arya, com a adaga que Bran lhe deu na sétima temporada a desempenhar o seu papel.




X. A Redenção de Theon

Greyjoy
Game of Thrones

Ideia-Chave: Theon Greyjoy vai (finalmente) acordar para a vida

Falar de redenção em “Game of Thrones” é falar principalmente de Jaime Lannister. A personagem interpretada por Nikolaj Coster-Waldau é porventura a que apresenta na série o arco mais interessante, merecendo por certo um desfecho emocionante. Mas quando o tema é redenção, Theon Greyoy é a personagem que viu a sua mais vezes adiada.

A jornada do traumatizado Theon tem-se caracterizado, desde que virou Reek, por desilusões atrás de desilusões. Sempre que como espectadores pensámos que seria aquele o momento em que começava a recuperar o seu nome e a sua honra, levámos um murro no estômago. Pelo meio ajudou Sansa a escapar a Ramsay, mas a sua trajetória ascendente começou somente no sétimo episódio da sétima temporada, quando voltou a sorrir e conquistou a sua pequena tripulação a gritar pela irmã Yara.

Para Theon Greyjoy, deve estar reservado um pequeno papel na guerra mas que parecerá ter um peso gigante. Salvar Yara ou pôr termo ao seu sofrimento e matar Euron são os cenários mais fáceis de prever, podendo no entanto Theon estar até guardado para maiores feitos.




XI. Cleganebowl

Cleganebowl
Game of Thrones

Ideia-Chave: Os irmãos Sandor Clegane (The Hound) e Gregor Clegane (The Mountain) combatem até à morte

É um dos momentos mais aguardados pelos fãs dos livros e da série há vários anos. Toda a gente quer ver o já intitulado Cleganebowl, o embate dos irmãos Clegane. The Mountain já morreu, mas há-de morrer outra vez; e o momento deverá envolver fogo e o irmão Sandor.

Como alternativa, não se deve descurar a possibilidade de Arya ou Beric ajudarem The Hound. Claro está que, sendo “Game of Thrones” como é, algum dos reencontros mais esperados (vários envolvem Arya, com Gendry, The Hound, Melisandre e Cersei, já se sabendo que voltará a estar com Jon) poderá não acontecer, assim como alguma personagem poderá nunca chegar a saber uma importante verdade.




XII. Azor Ahai, o Príncipe Prometido

Azor Ahai
Game of Thrones

Ideia-Chave: Jon Snow ou Daenerys (ou uma agradável surpresa) derrotarão a escuridão

Em agosto de 2017 perguntámos aqui na MHD “Quem quer ser Azor Ahai?“. A profecia diz que depois de um longo verão, quando as estrelas sangrarem e a gélida escuridão cair sobre o mundo, um guerreiro renascido no meio de fumo e sal acordará os dragões de pedra e, empunhando a espada flamejante Lightbringer, derrotará a escuridão.

As interpretações da profecia, umas mais literais que outras, e a necessidade do herói sacrificar a sua amada Nissa Nissa, têm estado nas cabeças dos fãs há muitos anos. Jon Snow e Daenerys Targaryen são os principais candidatos a ser Azor Ahai, o que pode representar más notícias para o destino do outro na série, mas há argumentos em defesa de Tyrion, Jaime Lannister, The Hound, Davos ou Beric.

Como achas que vai acabar “Game of Thrones”? Qual destas teorias desejas que se concretize?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.