Morreu o ator Gene Wilder

O ator tinha 83 anos de idade e era mundialmente conhecido pelo seu papel célebre no filme A Fábrica de Chocolate.

Nascia a 11 de Junho, um dos nomes que mais ia marcar a década de 70 e 80 nos EUA e globalmente. Jerome Silverman, seu nome verdadeiro, começou a sua carreira no mundo artístico, nos palcos da Broadway, sendo que numa dessas peças contracenou com a atriz Anna Bancroft, que na altura namorava com o realizador que o trouxe à fama, Mel Brooks. Foi um aspeto crucial que permitiu a Wilder ter o grande empurrão para o mundo do cinema.

A sua grande estreia no cinema surgiu em 1967, com o filme Bonnie e Clyde, como personagem secundária, e no filme Os Produtores, onde iniciou a sua colaboração com o então realizador Mel Brooks, garantindo-lhe a sua primeira nomeação à cerimónia dos Óscares, na categoria de melhor Ator Secundário.

Quatro anos mais tarde, em 1971, protagonizou o filme Mel Stuart. Este filme trouxe-lhe o papel do excêntrico Willy Wonka, na primeira adaptação cinematográfica do conto de Road Dahl e que lhe deu o reconhecimento geral em todo o mundo.

Após esse grande papel, Wilder trabalhou com o realizador Woody Allen no filme O ABC do Amor, um ano depois, e numa adaptação de um livro infanto-juvenil, O Principezinho, em 1974.

Para além destas colaborações, o ator dedicou-se durante a década de 70 e 80 a filmes de comédia, em dupla com o também ator Richard Pryor. Em 1984 enveredou numa nova área, o mundo da realização, ao produzir o filme A Mulher de Vermelho.

Aos 80 anos, segundo o seu sobrinho, Jordan Walker-Pearlman, Gene Wilder foi diagnosticado com a doença Alzheimer, à qual sucumbiu três anos depois, devido a complicações na doença.


 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *