Noer R via Shutterstock.com, ID 2130336278

Bob Dylan: Herói secreto de George Harrison?

No primeiro álbum que George Harrison lançou, All Things Must Pass, estava um cover de uma das músicas de Bob Dylan. 

Sumário

  • Depois dos Beatles acabarem George Harrison lançou um álbum a solo;
  • É sabido que o guitarrista dos Beatles teve alguma dificuldade, enquanto esteve na banda, a conseguir que as suas composições fossem gravadas pelo conjunto;
  • Assim, é curioso que, aquando do lançamento do seu primeiro disco a solo, tenha escolhido meter, lá no meio, um cover da música “If Not For You”, de Bob Dylan.
Lê Também:   Sabrina Carpenter e Chapplle Roan no Primavera Sound, entre outras boas notícias

Os Beatles tinham como principais compositores John Lennon e Paul McCartney. Até porque, quando a banda começou, eram estes os dois, em conjunto, que compunham as músicas do grupo. O génio musical de ambos ficou conhecido como a “dupla Lennon-McCartney”.

Acontece que, à medida que o conjunto foi crescendo e as influências que a inspiravam variando, George Harrison foi-se tornando cada vez mais confiante por trás do processo de composição. Só que o brilhantismo de Lennon e McCartney, em conjunto e individualmente, já estava muito sedimentado, e George teve alguma dificuldade em conseguir “brilhar” nos álbuns que os Beatles iam lançando.

Apesar de ter conseguido algumas faixas que vieram, mais tarde, a ser consideradas muito boas pelos fãs da banda, tais como “While My Guitar Gently Weeps” e “Something”, as suas músicas eram rapidamente descartadas por John e Paul, que davam bastante mais valor às coisas que eles próprios compunham.

Bob Dylan em All Things Must Pass

Assim sendo, é de certa maneira surpreendente perceber que, no primeiro disco a solo de George Harrison, o músico escolheu deixar um cover de uma das músicas de Bob Dylan, “If Not For You”.

Parece que não faz muito sentido, uma vez que era a oportunidade de George “brilhar”, coisa que não tinha conseguido fazer nos Beatles, apesar da beleza das suas composições.

Lê Também:   Paul Mescal revela a forma surpreendente como conseguiu papel em Gladiador 2

No entanto, quando olhamos para a história de Dylan com os Beatles ao longo dos anos 60 e a quantidade de vezes que os membros dos Beatles revelaram à imprensa a admiração que nutriam pelo cantor de folk norte americano, não surpreende assim tanto que George tenha querido prestar a sua pessoal homenagem num álbum que seria o primeiro de uma excelente carreira a solo.

Aliás, o cover não foi o único sinal de admiração dado por George no disco, uma vez que a faixa que abre o álbum, “I’d Have You Anytime”, é da autoria de George e Dylan, que compuseram a música juntos.

“If Not For You” | George Harrison

Até na forma como George cantou a faixa há qualquer coisa de Dylan, se repararmos bem. É um verdadeiro tributo. 

 



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *