Crédito editorial: Denis Makarenko / Shutterstock.com (ID: 44488693)

George Lucas acusado de copiar esta obra prima da literatura para criar Star Wars

É um facto geral que “Star Wars” é um marco da ficção científica. No entanto Geroge Lucas é acusado de copiar “Dune” pelo autor da mesma.

Sumário:

  • Geroge Lucas lançou o primeiro da acarinhada saga “Star Wars” em 1977, um filme que marcou a cultura popular;
  • No mesmo ano houve um conhecido autor que viu demasiadas semelhanças com a sua própria obra;
  • Frank Herbert considera que houve demasiadas semelhanças com “Dune” mas nunca acusou formalmente o realizador.
Lê Também:   Dune: Afinal quantos livros existem sobre a saga de Frank Herbert?

Em 1977 o lançamento de “Star Wars” abalou a cultura popular, o cinema e milhões de espectadores por todo o mundo. Um dos melhores filmes de ficção científica com um impacto geracional que ainda hoje dura. Já com nove filmes na história principal, entre outros tantos spin-offs e séries, a saga de “Star Wars” é um feito impressionante.

George Lucas “estabeleceu” os principies do género de ficção científica no cinema com uma saga que é exemplo para muitas outras. No entanto há outro importante autor de ficção científica que viu em “Star Wars” parte da sua obra prima, “Dune“.


Não havia Tatooine sem as areias de Arrakis

Dune
© HBO Max

Para Frank Herbert, não há inequívoco: há diversas semelhanças entre a obra cinematográfica e o seu universo de “Dune” (1965). Durante uma entrevista à Associated Press no ano de estreia do primeiro filme da saga “Star Wars”, Frank Herbert comentou que ficara “surpreendido” ao ouvir sobre uma princesa chamada Leia (nome semelhante à sua Princesa Alia), uma criatura gigante morta no deserto (remetendo aos vermes da areia) e o foco em planetas desérticos como Tatooine, que ecoavam as paisagens áridas de Arrakis.

Mais tarde, em 1985, durante uma palestra na Universidade da Califórnia, o autor de “Dune” apresentou um raciocínio mais detalhado, apontou que havia pelo menos 16 pontos de semelhança entre “Dune” e “Star Wars” e argumentou que as probabilidades de ser pura coincidência eram “astronomicamente baixas”. Embora tenha reforçado que nunca acusaria diretamente George Lucas de plágio, Frank Herbert brincou que teria gostado de ser convidado para jantar,.

Por outro lado, George Lucas sempre evitou abordar diretamente o tema. Admitiu que se inspirou em múltiplas fontes, incluindo Akira Kurosawa e narrativas clássicas, mas nunca mencionou “Dune”.

Já viste as duas obras? Vês as semelhanças?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *