George Lucas celebra 50.º aniversário de Star Wars com versão de restauro inédita nos cinemas
Numa altura em que todos receamos a compra da Warner Bros. por parte da Netflix, a Disney ainda nos dá alguma esperança nos filmes em sala de cinema. Assim, a Disney pensou num lançamento especialmente dedicado aos fãs de “Star Wars”.
Portanto, se nunca viste o primeiro filme lançado em 1977 – “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança” (1977, George Lucas) – vais poder vê-lo no grande ecrã! Na saga “Star Wars” assistimos à luta entre a Força e o Lado Negro em batalhas galácticas.
Qual a narrativa de Star Wars?

“Star Wars” é uma das sagas de cinema mais conhecida em todo o mundo. Teve ainda direito a séries de televisão e a toda uma panóplia de colecionáveis infinita. No entanto, se és daqueles que nunca viu nenhum filme, nomeadamente dos filmes principais denominados “A Saga Skywalker”, faço-te um breve resumo.
A saga “Star Wars” foi lançada nos cinemas pela primeira vez em 1977. Logo nessa altura o seu criador e realizador George Lucas escreveu um argumento e um historial de fundo demasiado grandes que não cabiam num único filme. Daí ter repartido a história original em três filmes e, mais tarde, lançar as prequelas, bem como, mais recentemente, as sequelas.
Na saga Skywalker assistimos à história de Anakin Skywalker, visto como a esperança dos Jedi para parar com a guerra na galáxia. Contudo, o Lado Negro da força chama-o através de Palpatine no final do terceiro filme das prequelas e ele acaba por se tornar Darth Vader. Na trilogia original, Luke Skywalker descobre que é filho de Darth Vader e, por essa razão, tem receio de se juntar ao Lado Negro. Na trilogia de sequelas, vemos que Luke se exilou porque falhou com o filho do seu amigo Han Solo que se tornou o sucessor de Darth Vader.
A narrativa do filme original
“Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança”, começa, portanto, com a história de Luke Skywalker (Mark Hamill) que une forças com Han Solo (Harrison Ford), Princesa Leia Organa (Carrie Fisher) e Ben Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness) e ainda com os androides C-3PO (Anthony Daniels) e R2-D2 (Kenny Baker), bem como o Wookiee (um alien parecido com um cão em forma humana) Chewbacca (Peter Mayhew) para salvar a galáxia da Estrela da Morte (uma estação espacial altamente destruidora) controlada por Darth Vader.
Que novo lançamento de Star Wars vai acontecer?
A Disney anunciou que em 2027 vai lançar nos cinemas a versão original do filme “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança”, algo que não acontece desde as remasterizações digitais do filme. Há muito que os fãs pretendiam ver o filme original lançado em 1977 – especialmente, quem nasceu depois dessa data – e chegou finalmente a oportunidade de o fazerem!
Para começar, logo em 1981, aconteceu uma alteração significativa no genérico onde se alterou o título do filme que até então não tinha o subtítulo de “Episódio IV – Uma Nova Esperança” e era apenas “A Guerra das Estrelas”. Além disso, em 1997, foram feitas algumas alterações de montagem, bem como acrescentados efeitos visuais, para a chamada “edição especial”.
Em junho deste ano foi exibida a versão original do filme no British Film Institute com apresentação da produtora e presidente da LucasFilm Kathleen Kennedy. Quem viu a sessão especial ficou assoberbado com a fraca qualidade técnica do filme. No entanto, a versão exibida foi literalmente a primeira cópia de todas! Agora, a Disney quer, efetivamente, mostrar a versão original de “A Guerra das Estrelas” mas… numa cópia restaurada. Ou seja, a montagem e os efeitos ‘voltam’ ao original mas com a película digitalizada para Ultra HD.
O relançamento de “A Guerra das Estrelas” está marcado para 19 de fevereiro de 2027. Ou seja, cerca de dois meses antes do filme comemorar o seu 50.º aniversário (estreou a 25 de maio de 1977). A Disney acrescentou ainda que vai comemorar o cinquentenário de “Star Wars” ao longo do ano, pelo que poderemos vir a ter outras surpresas.
O que sabemos sobre o relançamento?
Para já ainda não há mais dados sobre este relançamento a não ser que a exibição em cinemas decorrerá por tempo limitado. Não sabemos ainda se o evento será restrito aos Estados Unidos ou se acontecerá em mais países do mundo. Faremos, então, figas pelo regresso do filme original “A Guerra das Estrelas” também em Portugal.

