"Assalto ao Poder" | © NOS Audiovisuais

Gerard Butler | 30 curiosidades sobre o ator de Assalto ao Poder

[tps_header]

Gerard Butler, que volta esta semana aos cinemas portugueses com “Assalto ao Poder”, é um dos maiores atores de filmes de ação do cinema moderno.

Gerard Butler volta a dar vida ao agente secreto Mike Banning. Depois de “Assalto à Casa Branca” e “Assalto a Londres”, agora é “Assalto ao Poder” e, desta vez, Banning tem de fugir das autoridades estando sob suspeita de ter tentado assassinar o Presidente dos EUA. O herói terá de fugir aos seus colegas do FBI, enquanto tenta desvendar a conspiração que o incriminou e está a pôr em risco a vida do Líder do Mundo Livre.

Este é mais um filme de ação no repertório de um ator que se tem vindo a tornar numa espécie de rei do cinema deste género, cheio de explosões, perseguições e muita pancadaria. Afinal, o nome de Butler é praticamente sinónimo da carnificina de “300” e das emoções fortes de “Assalto à Casa Branca”. É curioso, portanto, pensar que toda esta carreira começou de forma humilde nos palcos londrinos com encenações de clássicos Shakespereanos e no grande ecrã com dramas históricos independentes. Não sabes de que estamos a falar? Então talvez seja altura de descobrires mais sobre este ator escocês.

Aqui pela MHD, andámos a explorar e esmiuçar muitas entrevistas e artigos sobre o ator, em busca de vários factos e curiosidades que nos dizem muito sobre quem Gerard Butler é, como pessoa, como ator, como estrela e também como celebridade. Se és fã dele ou dos seus filmes, como a trilogia de “Assalto ao Poder”, não podes deixar de explorar esta lista. Para o fazeres, basta seguires as setas e passares de slide em slide. Cada um tem uma curiosidade e estão vagamente ordenados consoante o ponto da vida do ator em que os eventos e histórias decorreram.

Sem mais demoras ou alarido, aqui ficam 30 curiosidades que, possivelmente, não conhecias sobre o ator que dá vida a Mike Banning e tantos outros heróis de ação do cinema moderno.

Lê Também:   O trailer honesto de 300

[/tps_header]

#1

assalto ao poder
“Assalto ao Poder” | © NOS Audiovisuais

O seu nome completo é Gerard James Butler e nasceu no dia 13 de novembro de 1969 na cidade de Paisley, condado de Renfrewshire, na Escócia.




#2

gerard butler assalto a londres
“Assalto a Londres” | © Millennium Films

Além de ter sangue escocês, Gerard Butler também tem antepassados irlandeses.




#3

assalto ao poder
“Assalto ao Poder” | © NOS Audiovisuais

Gerard Butler é o irmão mais novo num grupo de quatro.




#4

“Querido Frankie” | © Miramax

Quando tinha seis meses, ele e a sua família mudaram-se para o Québec, mas, passados 10 meses, os seus pais separaram-se e a mãe voltou com os filhos para a Escócia.




#5

assalto ao poder
“Assalto ao Poder” | © NOS Audiovisuais

Ainda na infância, Gerard Butler teve vários problemas relacionados com os ouvidos. As suas orelhas eram muito “descoladas” e, depois de ele desenvolver tinido no ouvido direito, foi-lhe recomendado que fizesse uma otoplastia. A cirurgia deixou-o com uma orelha meio deformada. Segundo o ator, a cirurgia também é a culpada do seu sorriso torto, sendo que, depois da operação, os movimentos da sua cara se alteraram e ele parecia que tinha tido um AVC. Além disso, ainda hoje ele sofre de problemas auditivos.




#6

gerard butler tomb raider
“Lara Croft: Tomb Raider – O Berço da Vida” | © Paramount Pictures

Só quando teve de rapar a cabeça para participar na sequela de “Tomb Raider” é que Gerard Butler se apercebeu da discrepância visual das suas orelhas.




#7

gerard butler assalto a londres
“Assalto a Londres” | © Millennium Films

Na adolescência, Butler participou no programa do Scottish Youth Theatre.




#8

gerard butler fintar por amor
“Fintar por Amor” | © Millennium Films

Desde miúdo que ele é um adepto dos Celtic F.C de Glasgow. Em 2011, ele participou num jogo para a caridade organizado pelo clube e, em 2012, interpretou um antigo jogador de futebol no filme “Fintar por Amor”.




#9

gerard butler surf
“Realizar o Impossível” | © Fox 2000 Pictures

Além do futebol, os outros hobbies do ator incluem esqui aquático, esqui de montanha e montar a cavalo.




#10

gerard butler glasgow
“Querido Frankie” | © Miramax

Depois de ter boas notas na escola secundária, Butler foi estudar Direito para a Universidade de Glasgow.




#11

o fantasma da opera gerard butler
“O Fantasma da Ópera” | © Warner Bros.

Quando era jovem, fez parte de uma banda de rock chamada Speed.




#12

gerard butler frankie
“Querido Frankie” | © Miramax

Depois da separação dos pais, Gerard Butler só voltou a estar com o pai quando tinha 16 anos. Segundo o ator, os dois forjaram uma relação próxima, mas o pai viria a morrer quando Butler tinha 22 anos e estava na faculdade, devido a complicações causadas por um cancro.




#13

gerard butler abc da seducao
“ABC da Sedução” | © Columbia Pictures

Antes do seu último ano no curso de Direito, Gerard Butler foi passar um ano na Califórnia. Aí, ele viveu em Venice Beach e, segundo as palavras do próprio ator, passou os seus meses na América a viver descontroladamente, com muito álcool e drogas. De facto, Butler foi abordado pelas autoridades várias vezes devido a lutas em bares.




#14

gerard butler
“Um Cidadão Exemplar” | © Warp Films

Depois da sua aventura americana, Gerard Butler voltou a Glasgow, acabou o curso e foi despedido de um estágio numa firma de advogados depois de aparecer ressacado no emprego. Como ainda não tinha feito o equivalente ao exame da Ordem, Butler diz que é o único caso na História do sistema legal escocês em que um advogado foi despedido antes de ser tecnicamente um advogado.




#15

gerard butler ps i love you
“P.S., I Love You” | © Warner Bros.

Hoje em dia, o ator diz que já não bebe álcool.




#16

coriolano gerard butler
“Coriolano” | © BBC Films

Depois de ser despedido, ele decidiu mudar-se para Londres onde tentou arranjar emprego. Foi aí que, com 25 anos, ele foi contratado para o seu primeiro trabalho como ator, quando o encenador Steven Berkoff o escolheu para entrar numa versão do “Coriolano” de William Shakespeare. Durante os ensaios da peça, ele feriu o olho com uma estaca de madeira. Muitos anos mais tarde, o ator viria a revisitar essa peça, quando entrou na adaptação cinematográfica realizada por Ralph Fiennes.




#17

trainspotting gerard butler
“Trainspotting” | © Channel Four Films

Segundo o ator, ver Ewan McGregor em “Trainspotting” foi o que o inspirou a querer seguir uma carreira profissional enquanto ator após ter experimentado vários trabalhos. Gerard Butler interpretou esse mesmo papel numa adaptação teatral do filme.




#18

mrs brown gerard butler
“Sua Majestade, Mrs. Brown” | © BBC Scotland

Apesar de ser conhecido pelos seus filmes de ação, o primeiro filme em que Gerard Butler entrou foi um prestigiado drama histórico, num pequeno `papel secundário. O projeto foi “Sua Majestade, Mrs. Brown”, uma cinebiografia da Rainha Victória que valeu a Judi Dench a sua primeira de muitas nomeações para o Óscar. A rodagem do filme foi uma aventura atribulada para Gerard Butler. Quando estavam no rio Tay, o ator salvou um menino de se afogar, um feito pelo qual recebeu um certificado da Royal Humane Society. Por outro lado, numa cena em que ele e Billy Connolly aparecem a mergulhar nus em águas geladas, Butler ficou de tal modo afetado pela temperatura que ficou hipotérmico.




#19

gerard bitler dracula 2000
“Drácula 2001” | © Miramax

O ano de 2000 foi muito importante para a carreira de Gerard Butler, representando o ano em que ele realmente chegou a Hollywood. O filme de terror “Drácula 2001”, estreado nesse ano, acabou por ser a razão pela qual Andrew Lloyd Webber se lembrou de Butler para o papel titular em “O Fantasma da Ópera”.




#20

assalto a casa branca gerard butler
“Assalto à Casa Branca” | © Millennium Films

Para garantir uma carreira de sucesso em Hollywood, Butler tem tentado esconder o seu sotaque escocês. Para não cometer erros, o ator começou mesmo a falar com sotaque americano na sua vida privada. Ele diz que não se orgulha deste facto.




#21

o fantasma da opera gerard butler
“O Fantasma da Ópera” | © Warner Bros.

Sem contar com a sua banda amadora, Gerard Butler nunca tinha tido qualquer experiência enquanto cantor antes de “O Fantasma da Ópera”, muito menos como um cantor de musicais. Para se preparar para o papel, ele teve de ter várias lições de canto e treino vocal, tanto durante a rodagem do filme como durante a pré-produção, incluindo o processo de audições. Infelizmente, como se pode ver na obra final, os treinos de canto não foram suficientes.




#22

gerard butler o fantasma da opera
“O Fantasma da Ópera” | © Warner Bros.

Muitos críticos reagiram negativamente à caracterização muito pouco grotesca de Gerard Butler em “O Fantasma da Ópera”. A personagem é suposta estar tão desfigurado que a sua cara nem parece uma cara humana, mas, na versão final do filme, ele parece ter somente uma condição de pele vagamente grave. Apesar disso, a maquilhagem demorava três a quatro horas a ser aplicada, um processo que o ator teve de passar durante toda a rodagem e que, segundo as suas palavras, ele odiou.




#23

daniel craig 007
“007: Casino Royale” | © Columbia Pictures

Depois de Pierce Brosnan abandonar o papel de James Bond, Gerard Butler foi um dos atores mais falados para dar vida ao espião mais famoso do Império Britânico. Daniel Craig acabou por ser o novo 007, mas, vendo o trabalho de Butler na trilogia de “Assalto ao Poder”, é fácil imaginá-lo a triunfar como Bond.




#24

gerard butler 300 sexy
“300” | © Warner Bros.

Em 2005, Gerard Butler foi eleito como o homem mais atraente do mundo pela Hello! Magazine.




#25

gerard butler lolita
“Lolita” | © MGM

Em 2006, o ator adotou uma cadela pug a quem chamou Lolita.




#26

gerard butler christian bale reino de fogo
“Reino de Fogo” | © Touchstone Pictures

Já disse, em entrevistas, que o seu ator preferido é Christian Bale, com quem já contracenou em “Reino de Fogo”.




#27

gerard butler rebelde salvador
“O Rebelde Salvador” | © Relativity Media

Desde 2010 que o ator apoia a caridade Mary’s Meals que tem como objetivo fornecer uma refeição diária a crianças em situação de fome.




#28

rocknrolla gerard butler
“RocknRolla: A Quadrilha” | © Warner Bros.

Ao longo da sua carreira, Gerard Butler tem ganho fama como um dos atores mais simpáticos de Hollywood. Ele é célebre por ser sempre respeitoso e amigável para com as equipas dos filmes em que entra, mesmo para as pessoas com trabalhos mais técnicos, e mostra o mesmo tipo de atitude quando lida com os fãs. O mesmo não se pode dizer da sua atitude com paparazzi, sendo que o ator agrediu um fotógrafo que o estava a perseguir em 2008.




#29

como treinares o teu dragaon gerard butler
“Como Treinares o Teu Dragão” | © DreamWorks Animation

No Rotten Tomatoes, o filme de Gerard Butler com melhor cotação é o primeiro “Como Treinares o Teu Dragão”. Essa aventura animada tem uns estrondosos 99% de aprovação crítica. Em contrapartida, o filme do ator com menor cotação é “Fintar por Amor”, com uns horríveis 4%.




#30

assalto ao poder
“Assalto ao Poder” | © NOS Audiovisuais

Apesar de entrar em muitos filmes de ação, Gerard Butler raramente aparece em franchises ou representa o mesmo papel duas vezes. Houve rumores que a Marvel ia dar a Butler a oportunidade de interpretar o Captain Britain, mas isso nunca se materializou. De facto, só há dois papéis a que o ator escocês deu a vida em três filmes distintos. Eles são Estoico nos filmes “Como Treinares o Teu Dragão” e Mike Banning na trilogia que termina(?), este ano, com “Assalto ao Poder”.

[tps_footer]

Lê Também:   Assalto ao Poder | Estreia dia 22 de agosto (Trailer)

“Assalto ao Poder” estreia já dia 22 nos cinemas portugueses. Não percas esta oportunidade de ver Gerard Butler no grande ecrã.

[/tps_footer]



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *