Assalto ao Poder | Os melhores Presidentes fictícios
[tps_header]
Em “Assalto ao Poder” podemos voltar a ver Morgan Freeman a interpretar um Presidente dos EUA fictício. Ele é certamente um dos melhores Líderes do Mundo Livre que o cinema já viu.
Atualmente, o Presidente dos EUA não é uma figura que inspire grande confiança, tanto a nível nacional como internacional. De facto, em tempos, Donald Trump teria sido até considerado uma péssima escolha para dar vida a um presidente fictício. Afinal, há poucas personalidades públicas que transmitam uma imagem menos presidencial que o magnata nova-iorquino.
Em tempos como estes, o melhor é mesmo olhar para o cinema e para a televisão, essas fantasias escapistas, em busca de uma realidade mais tolerável do que a que vivemos. Ou, pelo menos, em busca de uma realidade mais divertida, cujo entretenimento não venha às custas de vidas e do sofrimento de tantos milhões.
O que nos faz pensar neste assunto é a estreia de “Assalto ao Poder”, que estreia já no dia 22 deste mês. Nesse filme, Morgan Freeman volta a interpretar Allan Trumbull, mas, desta vez, ele já foi eleito Presidente dos EUA. Ao longo da história, o Presidente Trumbull vê-se sob risco de assassinato e o suspeito principal é Mike Banning, o homem que tudo arriscou nos filmes anteriores do franchise, “Assalto à Casa Branca” e “Assalto a Londres”, para proteger o então Presidente, interpretado por Aaron Eckhart. É claro que nem tudo é que parece.
Recomendamos “Assalto ao Poder” vivamente, mas, ainda a pensar em presidentes fictícios, decidimos averiguar quais são as melhores e mais memoráveis figuras presidenciais que o pequeno e grande ecrã já viram. Afinal, quais são os melhores atores para dar vida a Presidentes nas fantasias de Hollywood? É óbvio que, já tendo participado em dois filmes como presidente, Morgan Freeman tem lugar na nossa lista, mas quais serão os outros? Vem descobrir!
Podes usar as setas para passares de slide para slide, sendo que cada página está identificada com o nome do ator que deu vida ao Presidente dos EUA fictício. Esperamos que gostes destes líderes do Mundo Livre.
[/tps_header]
PETER SELLERS
- Filme: Doutor Estranhoamor
- Ano: 1964
- Papel: Presidente Merkin Muffley
- Por que é que está nesta lista: Apesar de não ser um líder particularmente competente, Merkin Muffley é um dos presidentes mais memoráveis do grande ecrã. Interpretado com gloriosa loucura por Peter Sellers, esta personagem é tão memorável quanto hilariante. Algumas das suas falas são icónicas e o seu nome é talvez a melhor piada de todas. Num registo mais cómico e satírico, não há melhor que esta caricatura de Peter Sellers.
MICHAEL DOUGLAS
- Filme: Uma Noite Com o Presidente
- Ano: 1995
- Papel: Andrew Shepherd
- Por que é que está nesta lista: Michael Douglas é absolutamente irresistível neste papel, um poço de carisma e charme que é perfeito para o tipo de fusão entre sátira política e comédia romântica que Aaron Sorkin concebeu para este filme. A sua química com Annette Bening é igualmente notável. Só o modo como o ator é capaz de dar vida aos diálogos mais complicados do guião e “vender” o idealismo pragmático da personagem é digno de aplausos.
BILL PULLMAN
- Filme: Dia da Independência
- Ano: 1996
- Papel: Presidente Thomas J. Whitmore
- Por que é que está nesta lista: Normalmente, em filmes de ação com presidentes à mistura, o papel do líder mais importante do mundo é o de ser salvo ou salvar a sua própria pele. Em “Dia da Independência”, a história é meio diferente e o presidente acaba mesmo por ser um dos fatores essenciais na luta contra os invasores alienígenas. Este é o papel mais famoso de Bill Pullman e é fácil entender as razões disso. Com uns toques de Bill Clinton e boas doses de carisma de estrela de ação, Pullman é um dos grandes presidentes fictícios que Hollywood já nos mostrou.
JACK NICHOLSON
- Filme: Marte Ataca!
- Ano: 1996
- Papel: Presidente James Dale
- Por que é que está nesta lista: Nicholson traz a sua intensidade do costume a esta paródia marciana de Tim Burton e os resultados são absolutamente hilariantes. Considerando que o ator começou a carreira no tipo de produção de série B que o realizador está aqui a homenagear, isso não surpreende, mas também não deixa de ser um espetacular deleite. Só é pena o fim da personagem, mas, pelo menos, tudo acaba com Natalie Portman como a primeira presidente miúda dos EUA, pelo que não nos podemos queixar muito.
HARRISON FORD
- Filme: Força Aérea 1
- Ano: 1997
- Papel: Presidente James Marshall
- Por que é que está nesta lista: Desde o advento do épico espacial de George Lucas que Harrison Ford é uma das maiores estrelas de ação que Hollywood já produziu. Nos anos 90, o ator levou esse estatuto a novos patamares e a sua performance como um presidente americano apanhado num sequestro dentro do seu avião oficial é merecedora de particular destaque. Ele é inspirador e intenso, absolutamente perfeito e o presidente ideal para todo o filme de ação imaginável.
JEFF BRIDGES
- Filme: O Jogo do Poder
- Ano: 2000
- Papel: Presidente Jackson Evans
- Por que é que está nesta lista: Jeff Bridges é, até hoje, o único ator nomeado para um Óscar por interpretar um Presidente fictício dos EUA. Quer dizer, Peter Sellers também o conseguiu, mas, em “Doutor Estranhoamor” ele dá vida a três figuras diferentes, incluindo a figura titular e seus trejeitos maníacos. Por isso mesmo, Bridges é o único a ser nomeado somente pelo seu trabalho enquanto um presidente fictício e é fácil entender a decisão da Academia. Neste drama político cheio de dúvidas e intriga, Bridges é uma presença constante e confortável, um símbolo de poder e estabilidade. Além do mais, o seu monólogo no final do filme é um espetáculo que merece ser visto.
MARTIN SHEEN
- Série: Os Homens do Presidente
- Anos: 1999-2006
- Papel: Presidente Josiah ‘Jed’ Bartlet
- Por que é que está nesta lista: É preciso explicar? “Os Homens do Presidente” é o drama político mais famoso de sempre, a sua influência é incalculável e grande parte do sucesso do projeto centra-se na figura presidencial a que Martin Sheen deu vida durante sete gloriosos anos. Quer seja em reuniões portentosas ou emocionais monólogos numa igreja, este presidente é um ícone do pequeno ecrã que jamais será superado ou ofuscado por outros presidentes fictícios. Uma salva de palmas para Sheen e para Aaron Sorkin, que escreveu a personagem.
HARRY SHEARER
- Filme: Os Simpsons: O Filme
- Ano: 2007
- Papel: Presidente Arnold Schwarzenegger
- Por que é que está nesta lista: O ator vocal que já deu vida a tantas das personagens mais amadas de “Os Simpsons”, brilhou ainda mais quando deu vida a um dos presidentes americanos mais hilariantes do cinema aquando da aventura cinematográfica da família amarela mais famosa do mundo. Parodiando Arnold Schwarzenegger com gosto e precisão cómica, Shearer é estupendo. A animação também ajuda, assim como o guião que faz do antigo Exterminador Implacável e Governador da Califórnia uma figura presidencial espetacularmente incompetente.
ROBIN WRIGHT
- Série: House of Cards
- Anos: 2013-2018
- Papel: Claire Underwood
- Por que é que está nesta lista: Apesar da série ter começado como a odisseia maquiavélica de Frank Underwood rumo à presidência, a figura mais fascinante da trama sempre foi a rainha do gelo que era a esposa de Frank. A performance de Robin Wright muito ajudou a essa noção e foi ela que salvou o programa depois dos escândalos sobre Kevin Spacey rebentarem e envenenarem a produção. Ver Claire no poder foi o melhor de “House of Cards”.
MORGAN FREEMAN
- Filmes: Impacto Profundo & Assalto ao Poder
- Anos: 1997 & 2019
- Papéis: Presidente Tom Beck & Allan Trumbull
- Por que é que estão nesta lista: Quer seja a tentar manter a ordem durante um possível apocalipse por meteoros ou a lutar pela vida no meio de uma conspiração sanguinária, Morgan Freeman é sempre a escolha perfeita para interpretar o Presidente dos EUA. A sua presença irradia respeitabilidade e dignidade, ele é alguém que parece um líder inato, que tanto comanda como inspira e reconforta. Em suma, “Assalto ao Poder” não podia ter uma melhor figura presidencial que Morgan Freeman. Afinal quem não quereria salvar esta venerável estrela de cinema?
[tps_footer]
Não percas “Assalto ao Poder”, que chega aos cinemas portugueses no dia 22 deste mês! Assim poderás ver o Presidente Morgan Freeman no grande ecrã.
[/tps_footer]