Giro d’Italia | Os destaques até ao primeiro dia de descanso

 

Chegou o primeiro dia de descanso do Giro d’Italia e nós fazemos um balanço dos pontos mais importantes e escaldantes destas 9 etapas. Não faltaram surpresas, suspense e drama pelo caminho nesta jornada que nos levou de San Lorenzo al Mare a San Giorgio Del Sannio. A prova é transmitida pelo Eurosport no seu glorioso HD.

Começo sem grandes surpresas. Orica GreenEdge vence etapa inicial, um contra-relógio coletivo, levando a que Simon Gerrans assumisse a liderança da prova. Uma recompensa para um ciclista que até ao momento tem tido uma temporada atribulada mas que aqui consegue ter a sua oportunidade de respirar de alívio. Mas esta equipa não ficou por aqui. Pelo meio tivemos a vitória de etapa de Michael Matthews que juntamente com Simon Clark envergaram a maglia rosa. É caso para dizer que nas primeiras 4 etapas só deu Orica GreenEdge e Austrália. Mas os destaques não ficaram por aqui.

giro-stage-1

LEIA TAMBÉM: GIRO D’ITALIA | O GUIA

Nestas 9 etapas fizeram-se várias estreias no que diz respeito a vitórias em etapas no Giro d’Italia com Elia Viviani, David Formolo, Jan Polanc. Algumas recordações da edição anterior com Michael Matthews a voltar a envergar a Maglia Rosa e ainda a vitória em etapa de Diego Ulissi. A Austrália esteve em destaque com a Orica Green-Edge e ainda Simon Gerrans, Michael Matthews, Simon Clark que estiveram na liderança da prova. A Itália já conta com 4 vitórias de etapa. Tivemos ainda a queda de Alberto Contador que originou uma lesão no ombro.

De drama se fez a passagem de Domenico Pozzovivo pelo Giro d’Italia quando perdeu tempo na 2ª etapa mas foi uma queda na 3ª etapa, onde por momentos chegou a estar inanimado, que o levou a se retirar da prova. Carlos Betancur passou a assumir outro tipo de papel dentro da equipa da AG2R. Estando longe na classificação geral viram-se várias movimentações deste ciclista colombiano na tentativa de vencer uma etapa.

Continuando na Colômbia, Rigoberto Uran não entra bem nestas 9 etapas. Já acumula várias perdas de tempo sucessivas, distribuídas por várias etapas, deixando no ar algumas dúvidas sobre a sua capacidade para lutar pelos lugares cimeiros da classificação geral.

A luta pela geral tem proporcionado alguns dos momentos mais altos da prova. Alberto Contador e Fabio Aru são os ciclistas que mais têm agitados as águas com Richie Porte provando estar na discussão da prova. Mikel Landa, companheiro de equipa de Fabio Aru, uma das surpresas deste Giro d’Italia, tem acompanhado os constantes ataques deste trio revelando-se de grande utilidade na luta de Fabio Aru pela classificação geral.

A Astana tem mostrado a sua força coletiva que se tem revelado numa vantagem substancial e númerica nas montanhas. Mas foi a etapa 5, com chegada em alto, que nos mostrou onde está o equilíbrio de forças deste Giro d’Italia. E aqui foi Alberto Contador quem abriu as hostilidades. Esforço recompensado, visto ter chegado à maglia rosa, mas não o suficiente para abrir vantagem para Fabio Aru e Richie Porte que têm revelado o seu bom momento de forma.

ETAPA 5

De grandes emoções e ritmo alucinante e com um pouco de estratégia pelo caminho se fez a etapa 4. Talvez das tiradas mais bem conseguidas desta edição. Várias equipas lançaram figuras de destaque na frente da corrida. Roman Kreuziger, que já finalizou dentro do Top 10 na geral das grandes voltas, fica na frente da corrida, juntamente com um grupo enorme que inclui Darwin Atapuma, Dario Cataldo, Sylvester Szmyd, entre outros. Um autêntico jogo de xadrez, com implicações que poderiam ter sido de grande magnitude na classificação geral, a que se juntou um autêntico espetáculo com vários focos de interesse, que nos mantiveram colados ao ecrã, espalhados ao longo desta etapa. Este tipo de movimentações levou a que equipas como Astana, Tinkoff, Sky, que possuem Fabio Aru, Alberto Contador, Richie Porte, respetivamente começassem a encurtar a grande vantagem, a determinada altura da etapa chegou a estar perto dos 10 minutos, na busca pela frente da corrida. No final do dia este ataque teve poucas implicações na geral.

ETAPA 4

Este dia de descanso prova o equilíbrio de forças entre Alberto Contador, que enverga a maglia rosa, Fabio Aru, que tem lançado constantes ataques, e Richie Porte, o mais comedido deste trio. Mikel Landa acaba por se intrometer no meio destes ciclistas confirmado não só o seu bom momento de forma podendo ser uma boa cartada a jogar nos próximos dias de Giro d’Italia. A luta pela classificação dos pontos está interessante com Elia Viviani e André Greipel a proporcionarem um autêntico equilíbrio de forças.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1 Alberto Contador (Spa) Tinkoff-Saxo 38:31:35
2 Fabio Aru (Ita) Astana Pro Team 0:00:03
3 Richie Porte (Aus) Team Sky 0:00:22
4 Mikel Landa Meana (Spa) Astana Pro Team 0:00:46
5 Dario Cataldo (Ita) Astana Pro Team 0:01:16
6 Roman Kreuziger (Cze) Tinkoff-Saxo 0:01:46
7 Giovanni Visconti (Ita) Movistar Team 0:02:02
8 Rigoberto Uran (Col) Etixx – Quick-Step 0:02:10
9 Damiano Caruso (Ita) BMC Racing Team 0:02:20
10 Andrey Amador (CRc) Movistar Team 0:02:24

CLASSIFICAÇÃO DOS PONTOS

1 Elia Viviani (Ita) Team Sky 78 pts
2 André Greipel (Ger) Lotto Soudal 75
3 Marco Bandiera (Ita) Androni Giocattoli 60
4 Diego Ulissi (Ita) Lampre-Merida 50
5 Giacomo Nizzolo (Ita) TrekRacing 47
6 Marco Frapporti (Ita) Androni Giocattoli 40
7 Moreno Hofland (Ned) Team LottoNL-Jumbo 40
8 Paolo Tiralongo (Ita) Astana Pro Team 37
9 Juan Jose Lobato (Spa) Movistar Team 37
10 Manuel Belletti (Ita) Southeast Pro Cycling 36

CLASSIFICAÇÃO DA MONTANHA

1 Simon Geschke (Ger) Team Giant-Alpecin 50 pts
2 Benat Intxausti (Spa) Movistar Team 39
3 Steven Kruijswijk (Ned) Team LottoNL-Jumbo 37
4 Carlos Betancur (Col) AG2R La Mondiale 33
5 Paolo Tiralongo (Ita) Astana Pro Team 23
6 Mikel Landa Meana (Spa) Astana Pro Team 19
7 Jan Polanc (Slo) Lampre-Merida 15
8 Pavel Kochetkov (Rus) Team Katusha 15
9 Tom Jelte Slagter (Ned) Cannondale-Garmin Pro Cycling Team 15
10 Fabio Aru (Ita) Astana Pro Team 15

CLASSIFICAÇÃO DA JUVENTUDE

1 Fabio Aru (Ita) Astana Pro Team 38:31:38
2 Davide Formolo (Ita) Cannondale-Garmin Pro Cycling Team 0:02:58
3 Jan Polanc (Slo) Lampre-Merida 0:20:12
4 Esteban Chaves (Col) Orica GreenEdge 0:21:19
5 Francesco Bongiorno (Ita) Bardiani CSF 0:22:44
6 Kenny Elissonde (Fra) FDJ.fr 0:30:54
7 Fabio Felline (Ita) TrekRacing 0:39:58
8 Jesus Herrada (Spa) Movistar Team 0:41:10
9 Sebastian Henao (Col) Team Sky 0:47:37
10 Silvan Dillier (Swi) BMC Racing Team 0:48:42

CLASSIFICAÇÃO COLECTIVA

1 Astana Pro Team 114:55:59
2 TEAM SKY 0:05:58
3 BMC Racing Team 0:06:12
4 Movistar Team 0:07:11
5 Cannondale-Garmin 0:23:42
6 Tinkoff-Saxo 0:24:52
7 Lotto Soudal 0:41:00
8 Team Katusha 0:53:49
9 Lampre-Merida 0:56:35
10 FDJ.fr 0:56:49

 

 

Créditos: TDWSport

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *