Gladiador 2: Primeiras impressões ao novo épico de Ridley Scott
Não estás entusiasmado para a estreia de Gladiador 2 no próximo mês? Pois bem, mas devias. Quase todos os que já assistiram à sequela têm recorrido às redes sociais para enaltecer a tão esperada obra de Ridley Scott.
Sumário:
- Gladiador 2 foi exibido nos Paramount Studios e recebeu elogios dos críticos, destacando as atuações de Denzel Washington e Paul Mescal, além da realização de Ridley Scott;
- Embora alguns considerem o filme inferior ao original, muitos elogiam o estilo “cinematográfico e maquiavélico” e prevêem indicações aos Óscares;
- Apesar da receção positiva, o consenso é que o original permanece superior, especialmente pela interpretação de Russell Crowe como Maximus.
“Gladiador” de Ridley Scott estreou em Portugal a 19 de maio de 2000 e moveu multidões às salas de cinema para conhecer a história de Maximus: um general romano, transformado em gladiador, que procura vingar-se do Imperador Commodus (Joaquin Phoenix), o responsável pela morte da sua família.
Com uma pontuação de 80% no Rotten Tomatoes, tornou-se um dos blockbusters que, vinte e quatro anos depois, todos reconhecem. Se o quiseres rever ou se ainda não o tiveres visto, está disponível na Prime Video.
“Gladiador 2”, também realizado por Scott, retoma o enredo original, mas desta vez conta a história de Lucius Verus II (Paul Mescal), sobrinho do imperador Commodus do primeiro filme. Lucius regressa a Roma depois de ser forçado à escravatura para lutar como gladiador. Em busca de vingança e poder, procura devolver a glória de Roma ao seu povo.
A tão esperada sequela do vencedor do Óscar de Melhor Filme, “Gladiador” (2000), está a criar expectativas sobre a presença de Ridley Scott nas nomeações para os prémios deste ano. Além de Scott, também os atores Paul Mescal e Denzel Washington se apresentam como fortes candidatos nas suas respetivas categorias.
Gladiador 2 e os elogios digladiados
“Gladiador 2” foi exibido nos Paramount Studios, em Los Angeles, onde jornalistas e críticos de cinema tiveram a oportunidade de ver, pela primeira vez, o filme protagonizado por Denzel Washington, Paul Mescal e Pedro Pascal.
Erik Anderson, da Awards Watch, escreve: “GLADIADOR II é um verdadeiro épico e o melhor de Ridley Scott dos últimos anos. Paul Mescal é uma grande estrela de ação sem sacrificar o seu cunho indie, um digno herdeiro do trono. Denzel Washington come todas as falas e fantasias sem nunca exagerar.”
Já o produtor, realizador e jornalista Simon Thompson disse: “#GladiatorII serve o banquete mais rico em cenários de ação épica e traição deliciosamente obscena”. Griffin Schiller acrescenta, numa publicação no X “Ridley Scott regressa ao Coliseu para provar ao mundo que ‘HE. STILL. GOT. IT”.
Embora a maior parte das reações iniciais elogie o filme, com descrições como “deliciosamente cinematográfico e maquiavélico”, um dos espectadores destacou que a sequela é “bastante irregular e não possui o mesmo impacto emocional do filme original”, fazendo menção a Russell Crowe como Maximus.
“Gladiador 2” chega aos cinemas a 15 de novembro. Existem altas expectativas para o novo filme de Ridley Scott, especialmente depois de “Napoleão” , o seu filme mais recente que desiludiu a audiência.
Estás entusiasmado por uma das sequelas mais aguardadas da história do cinema?