Afinal Gladiador 2, de Ridley Scott, não foi filmado em Roma
Afinal, “Gladiador 2” não foi filmado em Roma. Estas são todas as localizações das gravações do épico de Ridley Scott.
Sumário:
- “Gladiador 2” está disponível nos cinemas desde 14 de novembro e já bateu recordes, com oitenta e sete milhões de dólares em box office no fim-de-semana de estreia;
- Apesar desta sequela ser, maioritariamente, passada em Roma, nenhuma das filmagens passou pela capital italiana;
- Malta e Marrocos foram as principais localizações utilizadas durante as gravações de “Gladiador 2”.
“Gladiador 2” estreou nos cinemas a 14 de novembro. Até então, as opiniões dividem-se, uns adoram outros detestam. No entanto, as bilheteiras não mentem, “Gladiador 2” teve o melhor fim-de-semana de estreia internacional na carreira de Ridley Scott, arrecadando oitenta e sete milhões de dólares em box office. Isto ainda sem contar com os EUA, onde o filme só estreou no dia 22 de novembro.
Na sequela de “Gladiador”, acompanhamos Lucius (Paul Mescal), filho de Lucila (Connie Nielsen) e Maximus (Russell Crowe), na sua jornada de vingança aos que lhe fizeram mal, a si e à sua família. Grande parte do filme é passado em Roma, mais especificamente, no Coliseu. No entanto, as gravações de “Gladiador 2” nunca foram em Roma.
Uma batalha em Marrocos
As cenas de Numidia, que ocupam a primeira parte do filme, foram filmadas em Marrocos, em Ouarzazate. O Designer de Produção Arthur Max, que venceu um Óscar pelo seu trabalho no segundo filme, continuou com Ridley Scott para a sequela e contou à CN Traveller que transformaram o set do filme “Kingdom of Heaven”, para a batalha do início de “Gladiador 2”.
“Ampliámos as paredes, colocámos telhados nas torres, motivos geométricos em todas as portas e acrescentámos telhas em cerâmica com características da Numídia. E depois explodimos com tudo”, relatou Arthur Max.
Assim sendo, a batalha no mar acabou mesmo por ser gravada num deserto.
o supervisor de efeitos visuais recomendou que seria mais fácil colocar água com cenários construídos do que colocar os cenários [na água com] a multidão e os duplos. O designer de produção justificou: “o supervisor de efeitos visuais achou que seria mais fácil colocar água em cenários construídos do que colocar os cenários na água, com a multidão e os duplos”. Os navios estavam em carrinhos hidráulicos de dezasseis rodas, que podiam inclinar-se e rolar como um navio verdadeiro e eram controlados remotamente.
O Coliseu de Roma, afinal, é em Malta
Para o Coliseu de Roma gravaram em Malta, no Fort Ricasoli, onde já tinham gravado o primeiro filme. “Este local apresenta algumas vantagens pelo facto de possuir muros de pedra calcária que circundam e encerram todo o forte”, justificou Arthur Max. Devido à batalha naval dentro do Coliseu, tiveram de alargar a escala do que tinham feito originalmente, o que demorou seis semanas a construir.
Dentro deste coliseu estavam tanques com água e os barcos sobre rodas que enviaram das gravações em Marrocos. Ainda assim, as cenas em que os navios colidiam e o caos se instalava foram gravadas no Malta Film Studios, onde era possível gravar a cena com uma multidão ao vivo.
Arthur Max informou que várias localizações em Malta foram utilizadas em “Gladiador 2”. Em Fort Delimara foram filmados os túneis do Coliseu e em Fort Manoel foi onde foram gravados os treinos dos Gladiadores.
Quando viajas também procuras localizações de filmes para visitares? Tens aqui algumas ideias para uma próxima viagem a Marrocos ou Malta.