© Google Maps / Foto de Pixabay, via Pexels

Google Maps recebe atualização que permite gravar visualmente os locais favoritos

Recentemente, o Google Maps recebeu uma novidade que era há muito pedida pelos condutores. Porém, as boas notícias não ficam por aqui!

Há já alguns anos que que o Google Maps permite criar listas de lugares que desejam visitar e marcar locais favoritos no mapa. Porém, acaba de chegar uma nova ferramenta que promete facilitar ainda mais esse processo e até torná-la divertida.

Estamos a falar da mais recente atualização que agora permite associar emojis a esses sítios, tornando a experiência muito mais visual e intuitiva do que usar os habituais alfinetes no mapa.

Esta funcionalidade é especialmente útil se tiveres várias listas personalizadas na app. Se és um amante café, podes criar uma lista chamada “Cafés Favoritos” e associar o emoji da chávena de café. Assim, sempre que estiveres perto de um desses lugares, o emoji vai surgir no mapa, facilitando a tua escolha.




COMO ADICIONAR EMOJIS AO GOOGLE MAPS?

Google Maps
© Google Maps, via MHD

Os emojis disponíveis para uso são os mesmos que usas para enviar mensagens. Isso significa que terás uma ampla variedade de opções para personalizar cada local no Google Maps, tornando-o num aliado dos exploradores e um salvador para os perdidos.

  1. Abre o Google Maps e vai até ao separador “Guardado” na parte inferior do ecrã;
  2. Clica em “+ Nova Lista”;
  3. Cria uma nova lista de lugares ou edita um existente (por exemplo “ginásio” ou “supermercado”);
  4. Escolhe um emoji para a lista e adiciona uma breve descrição.




QUAIS AS VANTAGENS?

Google Maps
© Google Maps / Foto de Aksonsat Uanthoeng, via Pexels

A partir desse momento, todos os lugares marcados nessa mesma categoria serão visíveis no mapa com o emoji escolhido. É importante salientar que necessitas de criar ou editar uma lista personalizada. Isto porque este recurso não funciona com listas padrão do Google Maps, como “Favoritos”, “Planos de Viagem”, “Quero Visitar”, “Etiquetados”, entre outros.

Depois, sempre que estiver perto de um desses lugares, o nome do local aparecerá no mapa com o emoji escolhido ao lado. Se te afastares o zoom do mapa, apenas vais ver o emoji.

E porquê que emojis? A decisão não é apenas estética ou de moda. É que, ao contrário de um simples alfinete, um emoji pode transmitir muito mais informações ao utilizador. Por exemplo, ao ver um emoji de bola de futebol, vais imediatamente associar a um campo ou estádio, sem teres necessidade de clicar no local para ter mais informações.

O que achas desta novidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *