Google Maps

Google Maps introduz nova actualização

A Google introduziu uma nova actualização ao Google Maps, que trouxe uma grande alteração no design do mapa.

Com a nova actualização do Google, a partir de agora, quando o utilizador faz zoom out suficiente, a Terra já não será plana: aparecerá como um globo. Assim sendo, o Google Maps passou a apresentar de forma mais correcta a Terra.

A empresa americana destacou a importância desta alteração, dizendo que com o novo modo 3D para o Modo Globo, “a projecção da Gronelândia já não é do tamanho de África.” De facto, esta alteração permitiu ao Google apresentar à escala toda a superfície do planeta. Esta alteração, por agora, só está disponível na versão para PC.

Projecção Mercator

Até agora, o Google Maps vinha a usar a projecção Mercator, que projecta o plano numa superfície plana. Apesar deste estilo facilitar a impressão de mapas e de se ter tornar “standard”, a verdade é que apresenta uma visão distorcida da superfície do planeta.

Neste tipo de projecção, objectos à volta do equador são apresentados à escala relativos uns aos outros, enquanto que objectos mais próximos dos pólos aparecem maiores do que realmente são. Um bom exemplo desta discrepância são os tamanhos relativos de África e da Gronelândia. Num mapa Mercator, a Gronelândia parece maior que África. Mas, na realidade, África é 14 vezes maior que a Gronelândia.

Lê Também:
Empresa da Google vai construir cidade inteligente

A Google vinha a sofrer alguma críticas devido ao seu mapa

A Google tem vindo a ser alvo de algumas críticas por manter este mapa, existindo tecnologia para uma apresentação 3D. Em 2009, um funcionário da Google referiu que as projecções Mercator ajudam a “preservar os ângulos das estradas”. Porém, é perfeitamente possível conciliar a precisão do Google Maps como o conhecemos com um globo 3D à escala, e esta nova actualização veio provar isso mesmo.

Neste momento esta alteração apenas pode ser acedida no computador. Não existe data de lançamento para os dispositivos móveis.

Cátia Santos

Observadora, comunicadora, crítica, muito curiosa, apaixonada pela escrita criativa e informativa. Devoradora de livros e de música, com um especial gosto por tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *