Bernini - O Êxtase da Forma © Festa do Cinema Italiano

A Grande Arte no Cinema no Dia Internacional dos Museus

“A Grande Arte no Cinema” está de volta às salas de cinemas portuguesas com documentários inéditos sobre Monet, Van Gogh e outros artistas.

Amanhã, dia 18 de maio celebra-se o Dia Internacional dos Museus. Para celebrar esta data tão importante a Risi Film promove o regresso às salas de cinema portuguesas do ciclo “A Grande Arte no Cinema“, assente num conjunto de documentários importantes sobre algumas dos maiores rostos das artes visuais.

Os documentários têm, por um lado, uma função didática e informativa sobre os artistas e os seus trabalhos e, por outro lado, remetem a um lado comercial e de entretenimento, que faz falta nas salas. Na verdade, são muitos os espectadores portugueses que não conhecem o talento de nomes do Renascimento ou do Impressionismo e que valem a pena desvendar. Segundo a distribuidora:

O ciclo é composto por um conjunto dos melhores documentários da “A Grande Arte no Cinema”, levando-o numa viagem multidimensional e multissensorial pela vida e obra dos maiores artistas plásticos de todos os tempos – de Bernini a Michelangelo, de Monet a Klimt passando por Tintoretto, Van Gogh, entre outros.

“A Grande Arte no Cinema” começa a 18 de Maio no Dia Internacional dos Museus, com o documentário “Van Gogh – Entre o Trigo e o Céu” e irá terminar em agosto com a exibição do filme “Monet – Magia de Luz e Água”. As sessões decorrem no Cinema UCI El Corte Inglés e é uma reafirmação da distribuidora portuguesa agora que as salas de cinema têm luz verde para funcionar de acordo com as regras de contenção da pandemia COVID-19.

Abaixo poderás conhecer o grande detalhado da “A Grande Arte no Cinema”

“Van Gogh – Entre o Trigo e o Céu”, de Giovanni Piscaglia

Um novo olhar sobre Van Gogh através do legado da maior colecionadora do artista holandês, Helene Kröller-Müller que detinha quase 300 das suas obras.

  • Em exibição a 18, 19 e 20 de Maio

“Tintoretto – Um Rebelde em Veneza”, de Giuseppe Domingo Romano

Conheça Veneza através das telas de Tintoretto, e explore a rivalidade entre os mais importantes artistas venezianos do século XVI: Tintoretto, Ticiano e Veronese.

  • Em exibição a 1, 2 e 3 de Junho

“Michelangelo – Infinito”, de Emanuele Imbucci

Michelangelo – Infinito é o primeiro filme de arte sobre o génio do Renascimento e da história da arte universal: Michelangelo Buonarroti.

  • Em exibição a 15, 16 e 17 de Junho

“Palladio – O Espetáculo da Arquitetura”, de Giacomo Gatti

As obras do revolucionário arquiteto renascentista, observadas por quem hoje as estuda, vive e preserva para as gerações futuras.

  • Em exibição a 29, 30 de Junho e 1 de Julho

“Bernini – O Êxtase da Forma”, de Francesco Invernizzi

A seleção de mais de 60 obras expostas na Villa Borghese em Roma tem sido definida por apreciadores de arte como o regresso a casa de Bernini. Cinco séculos passaram desde o nascimento dos grupos escultóricos do artista e, através de imagens exclusivas, os protagonistas desta exposição analisam detalhes destes tesouros, vindos dos mais prestigiados museus do mundo.

  • Em exibição a 13, 14 e 15 de Julho

“Klimt & Schiele. Eros e Psique”, de Michele Mally

Um momento florescente para a arte, a literatura e a música, no qual circulavam novas ideias e cujos trabalhos de Gustav Klimt e Egon Schiele ganhavam lugar no mundo.

  • Em exibição a 27, 28 e 29 de Julho

“O Museu do Prado”, de Valeria Parisi

A primeira viagem cinematográfica através das salas, histórias e emoções de um dos museus mais visitados no mundo.

  • Em exibição a 10, 11 e 12 de Agosto

“Monet – Magia de Luz e Água”, de Giovanni Troilo

Uma excursão através dos museus onde as obras-primas de Monet, génio do Impressionismo, estão expostas.

  • Em exibição a 24, 25 e 26 de Agosto

Ansiosos com o regresso em sala do ciclo “A Grande Arte no Cinema”? Para além deste conjunto de documentários a Risi Film estará responsável pela nova edição da Festa do Cinema Italiano que decorrerá no próximo outono. 

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1404 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.