Hayao Miyazaki tem curso universitário dedicado à sua obra

 

 

És fã de animação japonesa? E do cineasta Hayao Miyazaki? Então este é o curso universitário para ti!

Imagina que tinhas a possibilidade de frequentar um curso universitário sobre o teu cineasta favorito. Seria como um sonho tornado realidade certo? Agora esse sonho é possível de concretizar para aqueles que são grandes fãs e admiradores da obra do cineasta japonês Hayao Miyazaki.

Recentemente a comunidade da animação, cada vez mais estabelecida e emergente, tem feito homenagens atrás de homenagens ao realizador japonês mostrando as lições que retiraram da sua obra e referindo os personagens únicos, criados por Miyazaki, que tanto adoraram. O que resultou deste fenómeno? Um curso universitário inteiramente dedicado ao estudo do trabalho do cineasta Hayao Miyazaki, na Universidade da Califórnia, em Berkeley.

Lê também: Prepara-te para uma viagem emotiva neste tributo a Hayao Miyazaki

 

Hayao Miyazaki

 

O curso é atualmente ensinado por dois estudantes aparentemente improváveis, ambos com 20 anos de idade: Evan Ho, especialista em biologia molecular ambiental e o seu companheiro de quarto, Miguel Morales, especialista em matemática aplicada. O curso abrange toda a obra cinematográfica de Miyazaki, desde O Castelo Andante até ao seu filme mais recente, As Asas do Vento, aborda os temas e as técnicas de animação dos filmes, mas também oferece uma contextualização dos mesmos ao nível da cultura japonesa. Para além das aulas, Ho e Morales incentivam os seus alunos a ter discussões que irão aprofundar os seus conhecimentos sobre a matéria, algo que por vezes não é totalmente conseguido com palestras.

Lê ainda: Hayao Miyazaki vai construir santuário natural para as crianças

 

Hayao Miyazaki

 

Evan Ho relembra um momento onde um estudante salientou como a temática feminista, a diversidade cultural, a natureza e a sua relação com a humanidade estão presentes na obra de Miyazaki e poderá ter sido este o motivo que levou a Ho a fazer parte deste curso. O jovem confessa:

I wanted to pick a subject that was filled with content and would be interesting for students, and obviously Miyazaki’s films came to mind.

Lê mais: 12 locais que inspiraram obras do Studio Ghibli (parte 1)

Ho explica ainda que o fascínio pela obra de Miyazaki deve-se ao facto de ser única em vários sentidos. Eis a sua explicação:

They don’t tell a typical Disney-like story in which a man saves a princess and they have a happily-ever-after ending. Rather, many of his films tell us that women have power, nature is to be protected and cherished, age should not limit us from adventure, and more. Any audience should be able to watch a Miyazaki film and find a character to relate to. His films take us out of our comfort zone, which is oftentimes the best place to learn more about the world, and ourselves.

 Já tens tudo pronto para a inscrição no curso?

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *