Hayao Miyazaki regressa para novo projecto

O lendário realizador japonês, Hayao Miyazaki, adia assim mais uma vez o seu retiro da indústria da animação para nos supreender com uma nova produção.

Onde muitos animadores simplificam de forma sistemática os elementos visuais dos seus filmes, Miyazaki foi sempre adepto dos processos mais morosos e difíceis. O famoso realizador de A Viagem de Chihiro, Princesa Mononoke e O meu vizinho Totoro, sempre se mostrou relutanto com o uso de computadores, preferindo desenhar manualmente cada frame dos seus filmes.

Por esse mesmo motivo, os filmes do lendário realizador japonês possuem uma enorme riqueza de detalhe e de cor.

Em 2013, Miyazaki anunciou que se iria reformar, e que o seu último filme seria o drama de guerra Vidas ao Vento (The Wind Rises). O anúncio da sua reforma durou pouco tempo, e pouco depois o cineasta manifestou o desejo de fazer outro filme.

Hayao Miyazaki, Studio Ghibli, Estúdio Ghibli

Lê Também:
Os Estúdios de Anime | Um olhar sobre a indústria de animação japonesa

Foi eventualmente confirmado que Hayao Miyazaki estaria a trabalhar secretamente num projecto intitulado Boro The Caterpillar, que originalmente seria uma curta-metragem, mas que o mestre revelou que o deixou insatisfeito. No último outono, o realizador fez então uma proposta para uma longa-metragem, e terá começado a trabalhar no projecto, com o objectivo traçado para 2019, antes das Olímpiadas de Tóquio 2020.

Está então oficialmente confirmada a reabertura dos Estúdios Ghibli, e sabemos agora que Miyazaki se encontra a trabalhar em mais um projecto, que em breve teremos a oportunidade de descobrir. Até lá, é tempo de rever os êxitos com que Miyazaki nos tem vindo a brindar ao longo dos anos para matar saudades e celebrar o regresso de um gigante.

Lê Também:
Estes são os 30 anime mais traumatizantes para os japoneses

 

Alexandra Brito

Estudante de Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Seriéfila compulsiva nos tempos livres, com predilecção por tudo o que envolva fantasia e/ou o sobrenatural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *