História assinala 70º Aniversário do desembarque na Normandia – Horário dos Especiais

 

HISTÓRIA estreia ESPECIAL DIA D

O HISTÓRIA comemora o 70 º aniversário do desembarque na Normandia, conhecido como DIA D, um dia que iria mudar o rumo da IIª GM.

00_01_18mbcopy
US Infantry soldiers under fire on Omaha beach

 

OS ÚLTIMOS HERÓIS DO DIA D (Estreia Exclusiva)

Poucos foram os dias que alteraram o rumo da História, mas poucos houve como o de 6 de junho de 1944 – o Dia D. Em jogo estava nada mais, nada menos do que a liberdade do mundo ocidental. Numa grande série em duas partes, Dan Snow conta-nos como dois anos de meticuloso planeamento, espionagem e análise de milhões de fotografias tridimensionais de reconhecimento aéreo culminaram nesse dia. O Dia D é também uma poderosa e arrebatadora história de heroísmo, sacrifício e determinação, e esta será talvez a derradeira oportunidade de ouvir, na primeira pessoa, testemunhos extraordinários daqueles que arriscaram a vida para salvar o mundo da tirania nazi. Com acesso inédito a milhares de fotografias tridimensionais ultrassecretas, relatos envolventes, gráficos modernos e reconstituição dramática, “Os Últimos Heróis do Dia D” realça a importância de um dia de junho para as novas gerações.

Sexta-feira 6, 22h | Repetição: Sábado 7, 00:25h/ 13:50h/ 17:05h.

 

IIGM, OS ARQUIVOS PERDIDOS: PREPARANDO O DIA D

Nos princípios de 1944, os aliados preparam febrilmente a invasão de França. Bert Stiles, um piloto sonhador, une-se à dizimada 8ª Força Aérea enquanto tenta limpar os céus da Normandia. No Pacífico, um Jack Werner sedento de luta sente-se frustrado durante as tentativas por parte dos Estados Unidos de tomar os valiosos aeródromos de Kwajalein nas Ilhas Marshall. Charles Scheffel está na Inglaterra a preparar-se para a invasão do Dia D, que finalmente chega.

Sexta-feira 6, 19h |Repetição: Sábado 7, 04:25h/ 10:50h.

 

Picture Shows: US Infantry running towards camera on Omaha beach with rifle.
US Infantry running towards camera on Omaha beach with rifle

 

IIGM, OS ARQUIVOS PERDIDOS: DIA D

Os Estados Unidos estão na ofensiva, mas as esperanças de uma vitória rápida são muito prematuras. O tenente Charles Scheffel é ferido no caminho para as praias da Normandia e deve convalescer num hospital inglês. No Pacífico, o repórter Robert Sherrod acompanha a gigantesca força invasora da fortemente defendida ilha de Saipan, onde os civis japoneses se convertem em parte da trágica equação da guerra. Jack Yusen, um novo recruta da marinha, sobrevive a uma primeira e bastante não usual acção no Atlântico, antes de ser destinado ao mais sinistro cenário do Pacífico. Por último, quando o tenente Charles Scheffel reúne finalmente a sua unidade em França, todos ficam atolados nas sebes de Normandia.

Sexta-feira 6, 19:45h | Repetição: Sábado 7, 05:10h/ 11:35h.

 

DIA D: A HISTÓRIA DOS SOLDADOS (Estreia Exclusiva)

Nos primeiros dias de junho de 1944, 1,5 milhões de soldados aliados estavam a postos no sul de Inglaterra para embarcar no maior assalto anfíbio da História militar: Operação “Overlord”.

Para dezenas de milhares de jovens soldados norte-americanos, esta guerra contra os Nazis parecia quase uma aventura. Muito poucos, para não dizer nenhum, tinham experiência de guerra. O sexto dia de junho de 1944 é o famoso “Dia D”, o “Dia da Decisão”. As tropas americanas desembarcaram na costa da Normandia para derrotar o Terceiro Reich. Pelotões e pelotões desembarcam sem qualquer proteção. Só então é que o massacre que os espera começa a vislumbrar-se. Do alto das dunas e sob a proteção de bunkers e trincheiras, os Alemães abrem fogo contra as tropas aliadas. Têm ordens para manter as posições a qualquer custo. A sangrenta carnificina prolonga-se até à tarde. Dois ou três mil soldados americanos morrem ou ficam feridos só no desembarque em Omaha Beach.

Mas o desembarque bem-sucedido na Normandia acelera a queda do Terceiro Reich. Onze meses depois, os Alemães são derrotados. O realizador Michael Kloft da Spiegel TV filma meticulosamente a sequência dos acontecimentos através de imagens originais, fotos e documentos. Kloft visitou os locais originais na Normandia e entrevistou as últimas testemunhas sobreviventes. Numa entrevista, o historiador militar Antony Beevor, autor de “Dia D – A Batalha da Normandia” reconstitui o “dia mais longo” da guerra.

EPISODIOS 1 e 2: Sábado 7, 18:45h/ 22h | Repetição: Domingo 8, 13:50h/ 17:05h.

EPISODIOS 3 e 4: Domingo 8, 18:45h/ 22h |Repetição: Segunda-feira 9, 10:15h/ 14:15h.


Também do teu Interesse:


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *