O Dia Que Abalou O Pensamento © Canal História

HISTÓRIA | Os destaques de novembro

O Canal História vai viajar até ao Antigo Egito e à China mas vai também marcar presença na História de Portugal com uma produção original e exclusiva.

Tutankhamon é a personagem histórica do mês, pelos 100 anos da descoberta da sua tumba, mas novembro será também realizado para várias novidades e viagens no Canal História. A China estará em destaque, explorando-se alguns dos seus maiores mistérios, mas a novidade que mais nos irá tocar é a do novo documentário original do canal.

O Dia Que Abalou o Pensamento” é uma produção portuguesa que relata o impacto de um dos maiores desastres naturais da história portuguesa, assinalando o aniversário do Terramoto de 1755. Fica a par de todas as novidades.

Lê Também:   Canal História apresenta O Dia Que Abalou o Pensamento

O DIA QUE ABALOU O PENSAMENTO

O Dia Que Abalou O Pensamento
Heitor Lourenço interpreta Voltaire nas reconstituições históricas © Canal História

Estreia na terça-feira, 1 de novembro, às 22h15 ; 1 episódio de duas horas

O terramoto de 1755 é um dos momentos mais marcantes da História portuguesa. A Lisboa de hoje é uma cidade profundamente marcada por este acontecimento e as suas consequências e o seu impacto ainda é sentido pelos lisboetas de formas que muitas vezes nem se apercebem. Os efeitos desse evento foram muito além das mudanças arquitectónicas a que a cidade foi submetida, e é nessas marcas menos exploradas que nos vamos concentrámos neste documentário. Vamos descobrir os aspectos menos explorados de uma tragédia que desencadeou muitas reacções diferentes e estabeleceu mudanças no comportamento social, nas relações internacionais, na comunidade intelectual, na esfera religiosa e mesmo na ciência. Para muitos, o dia 1 de Novembro de 1755 é a data em que nasceu a Sismologia, mas nesse dia, o chão de Lisboa tremeu e das cinzas de uma cidade destruída brotaram as sementes que abalar para sempre o pensamento ocidental.

MISTÉRIOS DA CHINA

Canal História
Os Mistérios da China © Canal História

Estreia na quinta-feira, 3 de novembro, às 22h15 ; 3 episódios de 60min cada

“Mistérios da China” é uma série na qual a Dra. Agnes Hsu, arqueóloga e académica, continua a sua viagem ao coração de lugares remotos e belos na China, que agora revelam segredos de uma era esquecida. Ela explora o túmulo do rei Nanyue em Guangzhou, onde foi encontrado um manto de jade, do tipo que só foi atribuído aos imperadores Hahn. Em Anyang, Henan, a descoberta de um túmulo antigo chocou o mundo arqueológico. Alguns acreditavam ser o local de descanso final de Cao Cao, uma das figuras mais controversas da era dos Três Reinos da China. O que poderia esta antiga descoberta revelar sobre uma das eras mais célebres da história chinesa?

ESPECIAL EGITO

Antigo Egito
Antigo Egito: Crónicas de um Império © Canal História

Especial começa a 9 de novembro, dividindo-se em várias emissões*

O Canal HISTÓRIA celebra o 100o aniversário da descoberta da tumba de Tutankhamon com uma programação especial que inclui a estreia de grandes produções. A série ‘Antigo Egito: Crónicas de um Império” apresenta elaboradas animações 3D, garantindo uma experiência imersiva e envolvente num dos impérios mais poderosos de todos os tempos. Numa área remota do deserto do Sara, existem pedaços de cristal que antecedem até os antigos egípcios, mas a origem deste material é um enigma que os especialistas se propuseram a resolver em “A Bola de Fogo de Tutankhamon”. Com “Os Últimos Segredos dos Hieróglifos”, os espectadores mergulham nas profundezas do Palácio dos Hieróglifos para descobrir os segredos dos sacerdotes, escribas, pintores, gravadores e construtores que criaram este monumento. Finalmente, “O Reino Perdido dos Faraós Negros” questiona a teoria de que o Egito era a única grande civilização em África.

  • ANTIGO EGITO: CRÓNICAS DE UM IMPÉRIO * todas as quartas-feiras (9, 16, 23 e 30 de novembro), às 22h15
  • A BOLA DE FOGO DE TUTANKHAMON * 10 de novembro, pelas 22h15
  • OS ÚLTIMOS SEGREDOS DOS HIERÓGLIFOS * 17 de novembro, pelas 22h15
  • O REINO PERDIDO DOS FARÓS NEGROS *24 de novembro, pelas 22h15

LOUCOS, RICOS E HISTÓRICOS

Canal História
Loucos, Ricos e Históricos © Canal História

Emissão no sábado, 19 de novembro, e sábado, 26 de novembro, às 22h15 ; 12 episódios de 30min cada

Ao longo da história, o mundo tem sido moldado pelos ricos e poderosos. Os seus nomes são reconhecidos e as suas ações são conhecidas, mas para compreender verdadeiramente os governantes, magnatas e visionários incrivelmente ricos que dominaram o passado, temos de seguir o rasto do dinheiro. Quem teve mais? Como é que o gastaram?
O Canal HISTÓRIA estreia esta série na qual cada episódio revela as histórias de figuras misteriosas de outras eras que partilhavam obsessões, desde animais em vias de extinção a festas de mil milhões de dólares a palácios de nove dígitos. Os bens mais preciosos de algumas das pessoas mais ricas e poderosas da história não foram castelos, jóias ou obras de arte. Conheça os monarcas e milionários que gastaram fortunas a colecionar animais exóticos.

Qual das novidades é que não vais mesmo perder?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *