Já divulgada a Programação da Mostra de Cinema da América Latina 2013

 

[tab name=”APRESENTAÇÃO”]

A quarta edição da Mostra de Cinema da América Latina (MCAL) terá lugar de

12 a 15 de Dezembro

no Cinema de São Jorge, em Lisboa.

 

A 4a edição da Mostra de Cinema da América Latina (MCAL 2013) vai ter lugar no Cinema São Jorge e no Cinema City Alvalade, em Lisboa, entre os dias 12 e 15 de Dezembro.

Organizada pela Casa da América Latina em co-produção com o Cinema São Jorge e o Cinema City Alvalade, o objectivo da MCAL é apresentar um panorama actual e representativo do cinema latino-americano contemporâneo, uma indústria em ebulição e que revela as muitas realidades socioculturais daquelas sociedades. Pretende-se também promover o contacto entre profissionais do sector e estimular futuras co-produções entre Portugal e a América Latina, bem como a circulação destas obras nos circuitos de distribuição nacionais.

Os filmes seleccionados foram premiados em festivais e reconhecidos pela crítica, representando diferentes países, géneros e realizadores, consagrados e mais novos, com a forte presença de primeiras obras. O resultado da MCAL2013 é um olhar actual e multifacetado da América Latina.

eraumavezeuveronica-b

 

O realizador do filme “El Fantástico Mundo de Juan Orol”, Sebastián del Amo, vai estar presente na sessão de abertura da MCAL 2013.

O cartaz da Mostra de Cinema da América Latina e todas as novidades sobre esta iniciativa podem ser consultadas através da

página da Mostra de Cinema da América Latina no Facebook.

 

programação da mostra de cinema:Layout 1.qxd

[/tab]

[tab name=”PROGRAMA”]

12 DEZ

21H30 | CINEMA SÃO JORGE – SALA MANOEL DE OLIVEIRA
EL FANTÁSTICO MUNDO DE JUAN OROL
SEBASTIÁN DEL AMO (MÉXICO, 2011, 94’)

 

 

13 DEZ

19H30 | CINEMA SÃO JORGE – SALA 3
ERA UMA VEZ EU, VERÔNICA
MARCELO GOMES (BRASIL, 2012, 90’)

 

SINOPSE

As reflexões de Verônica, uma estudante de medicina recém-formada, a passar por um momento de incerteza. Verônica questiona não só as suas escolhas profissionais, mas também as suas relações mais íntimas e a sua capacidade para enfrentar a vida.

PRÉMIOS E DISTINÇÕES

Melhor filme e outros 6 prémios, avaliado por um júri de deficientes visuais, no 45o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Vencedor do Prémio Vagalume de Cinema para Cegos (Setembro 2012); Menção Honrosa no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián (Espanha) e no Festival de Cinema Ibero-Americano de Havana (Cuba). Participação Internacional no Festival Internacional de Cinema de Toronto (Canadá).

MARCELO GOMES

O seu contacto com o cinema começou com um cineclube que criou na sua cidade, Recife. Mais tarde, formou-se em Film Studies na Universidade de Bristol e dirigiu várias curtas, também premiadas. A sua primeira longa-metragem, Cinema, Aspirinas e Urubus, estreou na secção “Un Certain Regard” no Festival de Cannes (2005) e recebeu mais de 50 prémios em festivais em todo o mundo. Em 2009, apresentou no Festival Internacional de Cinema de Veneza Viajo porque preciso, volto porque te amo, co- dirigido com Karim Ainouz e em 2012 lança Era uma vez eu, Verônica.

SITE OFICIAL

http://eraumavezveronica.com.br

 

21H30 | CINEMA SÃO JORGE – SALA 3
RINCÓN DE DARWIN
DIEGO FERNÁNDEZ (URUGUAI/PORTUGAL, 2013, 90’)

 

SINOPSE

Gaston (33 anos) trabalha com computadores, é muito dependente da tecnologia, e continua apaixonado pela ex-namorada. Quando herda a velha casa do avô no interior, viaja até lá acompanhado por Americo (68 anos), um solicitador deprimido por estar a entrar na velhice. O motorista e proprietário da carrinha na qual viajam é Beto (48 anos) com um passado obscuro. O

local para onde se dirigem foi visitado pelo naturalista inglês Charles Darwin em 1833, onde recolheu informação fundamental para a sua teoria da evolução.
Esta viagem vai ensinar-lhes a valorizar o presente e dar um passo em frente na sua própria evolução.

PRÉMIOS E DISTINÇÕES

Melhor roteiro e direcção artística no Festival de Cinema Ibero-Americano do Ceará (Cine Ceará, Brasil, 2013)

DIEGO FERNÁNDEZ

Director e guionista de várias curtas-metragens, como Nico & Parker (2000), Mandado hacer (2002) e Fábrica de enanos (2004), com reconhecimento em vários festivais internacionais. Realizou videoclips (Buenos Muchachos, Franny Glass), trabalhou como produtor e assistente de direcção em projectos de ficção e publicidade, e como docente em realização e produção audiovisual. É desenhador e muralista. Há sete anos que é sócio e director de conteúdos da produtora Transparente Films, com projetos de longas-metragens de ficção, documentários e séries educativas.

SITE OFICIAL

http://www.rincondedarwin.com/

http://osomeafuria.com/films/3/47/

 

14 DEZ

15H00 | CINEMA CITY ALVALADE
ERA UMA VEZ EU, VERÔNICA
(VERSÃO COM AUDIODESCRIÇÃO E DEBATE FINAL) MARCELO GOMES (BRASIL, 2012, 90’)

 

17H20 | CINEMA CITY ALVALADE
LAS BUENAS HIERBAS
MARÍA NOVARO (MÉXICO, 2010, 120’)

 

 

17H30 | CINEMA SÃO JORGE – SALA 3
PESCADOR
SEBASTIÁN CORDERO (EQUADOR, 2011, 96’)

 

 

19H30 | CINEMA SÃO JORGE – SALA 3
RUTA DE LA LUNA
JUAN SEBASTIÁN JÁCOME (PANAMÁ/EQUADOR, 2012, 80’)

 

 

19H40 | CINEMA CITY ALVALADE
EL FANTÁSTICO MUNDO DE JUAN OROL
(SEGUNDA PROJEÇÃO) SEBASTIÁN DEL AMO (MÉXICO, 2011, 94’)

 

 

21H30 | CINEMA SÃO JORGE – SALA 3
7 CAJAS
JUAN CARLOS MANEGLIA E TANA SCHÉMBORI (PARAGUAI, 2012, 110’)

 

 

21H30 | CINEMA CITY ALVALADE
UNA BALA PARA EL CHE
GABRIELA GUILLERMO (URUGUAI, 2012, 75’)

 

 

15 DEZ

15H30 | CINEMA SÃO JORGE – SALA 3
COLISEO, LOS CAMPEONES
ALEJANDRO ROSSI (PERU, 2010, 92’)

 

 

17H30 | CINEMA SÃO JORGE – SALA 3
CARNE DE PERRO
FERNANDO GUZZONI (CHILE, 2012, 83’)

 

 

19H30 | CINEMA SÃO JORGE – SALA 3
LA LUCHA DE ANA
BLADIMIR ABUD (REPÚBLICA DOMINICANA, 2012, 90’)

 

 

21H30 | CINEMA SÃO JORGE – SALA 3
INFANCIA CLANDESTINA
BENJAMIN ÁVILA (ARGENTINA/ESPANHA/BRASIL, 2012, 110’)

 

 

[/tab]

[tab name=”SESSÃO DE ABERTURA”]

mcal_newsfilme_elfantasticomundodejuanorol

EL FANTÁSTICO MUNDO DE JUAN OROL

Sebastián del Amo (México, 2011, 94’)
SESSÃO DE ABERTURA | 12 DEZ | QUI | 21H30 | SALA MANOEL DE OLIVEIRA – CINEMA S. JORGE

Exibido também dia
14 DEZ | SÁB | 19H40 | SALA 4 – CINEMA CITY ALVALADE

mcal_newsfilme_elfantasticomundodejuanorol2

O realizador do filme “El Fantástico Mundo de Juan Orol”, Sebastián del Amo, vai estar presente na sessão de abertura da MCAL 2013.

Picture 9

Biografia informal de Juan Orol, um dos grandes cineastas mexicanos. Conta a história de um homem de origem galega que, após várias peripécias, chega ao México para, de forma involuntária, se tornar no criadorde vários géneros cinematográficos que lhe deram enormes êxitos de bilheteira, mas péssimas críticas.

PRÉMIOS E DISTINÇÕES
Prémio Mayahuel para Melhor Obra-Prima no 27o Festival Internacional de Cinema de Guadalajara (México, 2012); Prémios Ariel para melhor actor (Roberto Sosa) e melhor fotografia e guarda-roupa, atribuídos pela Academia Mexicana de Artes e Ciências Cinematográficas (México, 2013).

SEBASTIÁN DEL AMO
Nasceu em Paris, em 1971, e frequentou a escola no México. Estudou realização no Centro de Capacitación Cinematográfica na Cidade do México. Trabalhou como realizador, guionista e director de fotografia em várias curtas-metragens. El fantástico mundo de Juan Orol é a sua primeira longa-metragem.

SITE OFICIAL
https://www.facebook.com/ElFantasticoMundoDeJuanOrol

PostOrol90x60

[/tab]

[end_tabset]