Jackie Chan galardoado com um Óscar da Academia

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas reconheceu o pioneirismo da carreira do ator chinês Jackie Chan.

Foi no passado sábado dia 12 de novembro que o rei das artes marciais Jackie Chan foi galardoado pela Academia de Hollywood com a tão desejada estatueta dourada. O ator chinês de 62 anos, foi aplaudido na cerimónia anual do Governors Awards, que serve de contagem decrescente para os Óscares 2017.

Jackie Chan revelou-se surpreendido por ganhar um Óscar, muito embora já tenha participado em mais de 200 filmes, durante os seus 56 anos de carreira e depois de tantos ossos partidos. O prémio foi apresentado pelo comediante Chris Tucker, o seu colega de A Hora de Ponta, pela atriz Michelle Yeoh e por Tom Hanks, sendo igualmente ovacionado por Sylvester Stallone, o amigo que foi nomeado em fevereiro ao Óscar de Melhor Ator Secundário por Creed: O Legado de Rocky.

Jackie Chan é reconhecido mundialmente por aliar o seu estilo cómico às artes marciais, sendo que a sua estreia no cinema aconteceu quando tinha apenas 8 anos no filme Da xiao Huang Tian Ba. O sucesso em Hollywood aconteceria apenas em 1995 com o filme Jackie Chan nas Ruas de Nova York, a que se seguiram A Hora de Ponta (1998), Shanghai Noon (2000), Vestido a Rigor (2002), O Medalhão (2003) e A Volta ao Mundo em 80 Dias em 2004, ao lado de Steve Coogan e Celine De France. Mais recentemente, Jackie Chan participou no remake de Karate Kid e nos três filmes de animação de O Panda do Kung Fu, no qual dá voz à personagem Macaco na versão original.

Lê Também:   Este drama com Sandra Bullock ganhou um Óscar e abandona a Netflix já nos próximos dias
Jackie Chan
Jackie Chan ao lado de Frederick Wiseman, Lynn Stalmaster e Anne V. Coates vencedores do Óscar Honorário deste ano.

O documentarista Frederick Wiseman (de 86 anos), a editora de cinema Anne V. Coates (de 90 anos) e o diretor de elenco Lynn Stalmaster (de 89 anos) também foram homenageados pelas suas carreiras e por terem inspirado várias gerações, como referiu a presidente da Academia, Cheryl Boone Isaacs.

Os Governors Awards já existem como evento separado da cerimónia dos Óscares desde 2009, com o objectivo de dar mais atenção aos premiados. Outras figuras reconhecidas do público como Lauren Bacall, Francis Ford Coppola, Oprah Winfrey, Angelina Jolie e Spike Lee também já foram galardoados com o Óscar Honorário.

Lê ainda: Depois de Leonardo DiCaprio, é hora de uma previsão aos Óscares 2017

DISCURSO DE JACKIE CHAN

A 89ª edição dos Óscares da Academia acontece a 26 de fevereiro de 2017. 

Consulta também: Guia das Estreias de Cinema | Novembro 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *