Jacques Tati e Alain Bécourt em "O Meu Tio" (1958) © Specta Films

Jacques Tati com ciclo especial em setembro na Filmin Portugal

Jacques Tati (1907-1982) é um cineasta e ator em destaque em setembro na plataforma de streaming Filmin Portugal. 

Na próxima sexta-feira, dia 4 de Setembro, e em parceria com Leopardo Filmes, a Filmin Portugal tem a honra de dar início ao Ciclo dedicado a um dos mais acarinhados mestres do cinema: o realizador e ator Jacques Tati (1907-1982).

Jacques Tati
Imagem promocional do ciclo dedicado a Tati na Filmin Portugal © Filmin

A plataforma de streaming com um ar mais independente irá disponibilizar seis longas-metragens em cópias restauradas do cineasta francês. São elas: “Dia de Festa” (1949), a aclamada obra que apresentou Jacques Tati ao mundo, no qual o próprio é protagonista; “As Férias do Sr. Hulot” (1953), que deu a conhecer ao público uma personagem singular, pela qual o autor será sempre relembrado; “O Meu Tio” (1958), vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro; o galáctico “Playtime” (1967), obra-prima que demorou 6 anos a realizar; “Trafic – Sim, Sr. Hulot” (1971), derradeira aventura da personagem titular e por fim, “Parade” (1974), a última obra do realizador, que nos leva até ao circo onde o mesmo faz de mestre de cerimónias, regressando às suas origens de ator e artista performático.

Na semana seguinte, juntam-se ao Ciclo Tati da Filmin Portugal 7 curtas inéditas do grande génio da comédia francesa. A Filmin Portugal acolhe, deste modo, a obra integral de Tati – crítica, absurda, hilariante e indubitavelmente atual.

Enquanto esperas pelo lançamento do Ciclo Tati na Filmin, recomendamos-te a assistires ao ensaio proposto pela The Royal Ocean Film Society sobre a comédia do cineasta francês intitulado “Jacques Tati – Where to Find Comedy”.

Para assistires aos filmes de Jacques Tati na Filmin Portugal acede à plataforma a partir da próxima sexta-feira, dia 4 de setembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *