Filmes de Jacques Tati com cartazes criados por ilustradores portugueses

 

A distribuidora Leopardo propôs a alguns dos mais conceituados ilustradores portugueses a criação de cartazes originais e exclusivos para os filmes do realizador francês.

Catarina Sobral, André Letria, João Fazenda, Sara-a-Dias, Marta Monteiro e Madalena Matoso são os ilustradores que aceitaram o desafio de ilustrar e criar um cartaz para cada uma das longas-metragens de Jacques Tati. No total, foram criados seis posters para os títulos: “As férias do Sr. Hulot”, (1953), “Há festa na aldeia” (1949), “O meu tio” (1958), “Playtime – Vida moderna” (1967),  “Parade“ (1974) e “Sim, Sr. Hulot” (1971).

Esta proposta acontece em paralelo com a exibição da obra completa do realizador francês pela primeira vez em Portugal em versões digitais restauradas.

LÊ TAMBÉM: Festa de Verão com Jacques Tati | Programa completo

A partir do dia 20 de Agosto, os cartazes irão estar em exposição no Espaço Nimas, numa iniciativa da Leopardo Filmes e da Medeia Filmes. No Porto, os cartazes poderão ser vistos no Teatro Municipal Campo Alegre a partir do dia 1 de Setembro, tal como os filmes de Jacques Tati.

Esta iniciativa serve para evidenciar a transversalidade artística do universo de realizador e a relação estreita com a ilustração que a sua obra contém desde cedo, a qual se estende até aos dias de hoje. O trabalho do cineasta francês tem inspirado continuamente ilustradores e pintores e são vários os artistas que têm usado o imaginário da sua obra de como inspiração, fazendo também as suas próprias criações a partir das personagens e cenários do mestre da comédia.

 

Os cartazes estão em exposição em Lisboa e no Porto, a partir de 20 de agosto e 1 de setembro, respetivamente. 

 

Catarina Fernandes

Mestre em Ciências da Comunicação e fotógrafa amadora. Seriófila compulsiva e apaixonada por literatura, assim como pelo cinema e pela sua história. (Extremamente) Viciada em música e concertos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *