James Cameron achou desnecessário o 3D em Homem de Aço e Homem de Ferro 3

 

James Cameron foi o impulsionador do 3D no cinema atual. Com “Avatar” revolucionou os padrões desta tecnologia fazendo com que qualquer filme em 3D pós-Avatar tivesse de ser comparado a… Avatar.

Desde então, e já lá vão quase 4 anos, parece-nos que todos os blockbusters têm obrigatoriamente de ser exibidos em 3D. Mas será que se justifica? Na opinião de James Cameron, “Hollywood não está a usar o 3D corretamente. A razão de eu dizer que Hollywood não o está a fazer bem é porque é automático. Por exemplo, Homem de Aço, Homem de Ferro e outros tantos filmes não deviam ser necessariamente em 3D. Se se gasta 150 milhões em efeitos visuais, o filme já vai ser espetacular, perfeito.”

E aqui surge a verdadeira distinção entre o 3D verdadeiro e o 3D falso, também chamado de 3D concebido em pós-produção. “Uma coisa é filmar em 3D e outra para converter para 3D. Após Avatar mudou tudo, bons e maus filmes, tudo tem que ser em 3D desde Avatar. O problema que eu vejo agora é que ao invés de ser uma questão do realizador é um aproveitamento dos estúdios para ganhar dinheiro e estão a empurrar 3D a realizadores que não estão confortáveis ​​com a tecnologia ou não gostem de 3D “.

O site LaVerdad (via The Film Stage) trouxe-nos um video com James Cameron e Alfonso Cuarón (que está a trabalhar em “Gravidade”, em 3D, e que estreia em Veneza) à conversa onde o 3D foi tema-destaque no meio de muitos outros temas:



2 thoughts on “James Cameron achou desnecessário o 3D em Homem de Aço e Homem de Ferro 3

  • Até agora só mesmo os filmes totalmente planeados para serem vistos em 3D, de resto torna-se um bocado desnecessário pois a experiência é quase a mesma mas com mais dores de cabeça.
    No entanto creio que seja a melhor opção do cinema explorar 3D e 4D e mais coisas inovativas que deiam ao cinema ainda maior vantagem sobre a visualização de filmes piratas.

  • Sou apreciador de novidades, mas acho que o 3D (verdadeiro) ficam bem em apenas alguns tipos de filmes, nem tudo precisa ser neste formato, assim como filmes dublados.
    Uma boa produção, som multicanal ja é suficiente pra mim. 3D só pra alguns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *