Jaws faz 50 anos e estes são os meus filmes favoritos de Steven Spielberg no Streaming
“Jaws” celebra 50 anos em 2025 e para celebrar elegi os melhores filmes de Steven Spielberg disponíveis no Streaming.
Dizer que Steven Spielberg é um dos maiores realizadores de todos os tempos é uma afirmação incontornável. Para quem já leu ou viu documentários sobre o realizador (recomendo o documentário “Spielberg”, disponível na Max) é notória a capacidade inata que tem para contar histórias visualmente.
Além disso, em muito contribuiu para a história e evolução do cinema. “Jaws” é um exemplo disso. Em 1975, quando estreou, conseguiu mais de quatrocentos mil dólares em bilheterias, sendo considerado o primeiro Blockbuster moderno.
Para quem não está familiarizado com o termo, no seu sentido geral, significa um filme de grande orçamento, lançado com uma grande campanha de marketing, feito para atrair um público vasto e gerar grandes receitas de bilheteira.
Ninguém esquece a música de “Jaws”, e mesmo quem não tenha visto o filme, imita um tubarão ao som dessa música. É o quão intrincado este filme e o seu realizador estão na sociedade.
Assim, “Jaws” faz 50 anos em 2025 e continua a ser um filme incrivelmente atual e que inspirou muitos dos filmes que se seguiram. Assim, para celebrar, recomendo os meus filmes favoritos de Steven Spielberg, que estão atualmente no Streaming.
Catch me if you can
Como não adorar este filme quando tem como protagonistas dois dos meus atores favoritos (e de muita gente, acredito) Tom Hanks e Leonardo DiCaprio. Tem inspiração numa história verídica acompanhando, então, Frank Abagnale, um jovem que usa a sua inteligência para falsificações e mentiras.
Assim, mesmo antes dos 21 anos, já conseguiu assumir identidades falsas como piloto de aviões, médico ou advogado. Contudo, começa a ser perseguido por Carl Hanratty, um agente do FBI. Neste jogo do gato e do rato, os dois criam uma relação peculiar.
O filme recebeu duas nomeações para os Óscares, nas categorias de Melhor Ator Secundário e Melhor Banda Sonora Original e está disponível, tanto na Prime Video, como na SkyShowtime.
The Terminal
Tom Hanks será um tema comum nesta lista de sugestões, pois Steven Spielberg gosta tanto do ator como eu. Mais uma história verídica, algo em que o realizador é um pro. Neste caso, tomou a liberdade de fazer várias mudanças, no nome da personagem e na sua nacionalidade também.
Assim, acompanhamos Viktor Navorski, um cidadão do fictício país da Europa de Leste, Krakozhia, que aterra no aeroporto JFK, em Nova Iorque. No entanto, descobre que o seu país sofreu um golpe de estado enquanto estava no voo e o seu passaporte fica suspenso.
Nesse sentido, não pode entrar oficialmente nos Estados Unidos, nem regressar a casa. Por isso, fica preso no terminal do aeroporto e nós acompanhamos todas as suas aventuras. “The Terminal” está disponível na Prime Video.
Saving Private Ryan
A presença de Tom Hanks na lista de recomendações acaba neste filme. “Saving Private Ryan” ficou marcado pelo seu realismo no retrato da Segunda Guerra Mundial. Assim, acompanhamos o capitão John Miller, que recebe a missão de liderar um grupo de soldados, pelo meio das linhas inimigas, para encontrar e trazer de volta o soldado James Ryan.
Além de Tom Hanks, Matt Damon, Vin Diesel, Nathan Fillion, Bryan Cranston, Ted Danson e Paul Giamatti fazem parte do elenco. O filme de Steven Spielberg recebeu cinco Óscares, incluindo Melhor Realizador. “Saving Private Ryan” está disponível na Prime Video e SkyShowtime.
E.T.
Do realismo, passo para a ficção científica com “E.T”. Neste amoroso filme de Steven Spielberg, seguimos um alien que é acidentalmente deixado para trás pelo seu grupo, durante uma missão na Terra.
O pequeno alien acaba por se cruzar com Elliott, um rapaz solitário que o salva e o leva para viver com ele, a sua mãe e os dois irmãos, tentando mantê-lo em segredo e ajudá-lo a regressar a casa.
“E.T.” tornou-se um ícone da fantasia e ficção científica, recebendo nove nomeações aos Óscares, dos quais venceu quatro. O filme encontra-se na Prime Video.
The Fabelmans
Por fim, decidi acabar esta lista com uma recomendação que, não só é mais recente, como é autobiográfica. Em “Fabelmans”, Steven Spielberg ficcionou a sua própria infância, mostrando os primeiros passos na sua vida como realizador.
Assim, conta a história de Sammy Fabelman, um rapaz judeu-americano que cresce nos anos 50 e se apaixona pela arte de fazer filmes. Partilha, também, a sua vida com a mãe, criativa e sonhadora, e o pai, prático e racional, retratando o seu casamento conturbado.
O filme mais pessoal de Steven Spielberg recebeu sete nomeações para os Óscares e venceu o Golden Globe de Melhor Filme e Melhor Realizador.
E para ti, qual destes é o melhor filme de Steven Spielberg?