Jennifer Lawrence em "Golpada Americana" (2013) |©Columbia Pictures/ NOS Audiovisuais

Jennifer Lawrence ganhou cachet inferior ao dos homens em Golpada Americana

 

Os hackers da Sony Pictures continuam a fazer revelações constrangedoras. A mais recente está relacionada com o facto de Jennifer Lawrence ter auferido um cachet inferior ao dos seus colegas de elenco do sexo masculino pelo trabalho no filme “Golpada Americana” (“American Hustle”).

Vencedora de um Oscar da Academia, atriz de elite e uma das mais rentáveis do mundo. Nada disto foi suficiente para que Jennifer Lawrence – e também Amy Adams – beneficiasse de paridade salarial entre o elenco de “Golpada Americana”.

Na escala de pontos percentuais sobre os valores de bilheteira que a Sony utiliza para pagar às suas estrelas, a atriz recebeu 7 pontos, ou seja, 7% dos lucros, em oposição aos 9% dos seus colegas do sexo masculino e do realizador David O. Russell.

O grupo de hackers revelou um e-mail de 5 de dezembro de 2013 no qual Amy Pascal, vice-presidente da Sony Pictures Entertainment, comenta que recebeu um telefonema de indignação dos representantes legais de Lawrence pelo fato da atriz ter um salário menor que o dos homens. O executivo não fez qualquer alteração no pagamento de Lawrence e inclusivamente mencionou que já tinha subido anteriormente os pontos percentuais da atriz de 5% para 7%.

Os hackers já haviam posto a descoberto a vasta disparidade salarial de géneros dentro da Sony Pictures. Dos 17 funcionários da empresa que ganham mais que 1 milhão de dólares/ano, apenas um é uma mulher. Michael de Luca, co-presidente da Columbia Pictures, ganha quase um milhão a mais que a sua colega Hannah Minghella.

A título de curiosidade, tanto Amy Adams como Jennifer Lawrence foram nomeadas pela Academia nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Atriz Secundária, pelo seu desempenho no filme.

 

Catarina Porfírio

Licenciada em Ciências da Comunicação | Apaixonada por séries, devoradora de livros e de grande parte de cultura pop. Tem a escrita como terapia e um ódiozinho de estimação a quem dá calinadas no Português. De vez em quando pode ser encontrada no Twitter @Cuquinha89

Catarina Porfírio has 808 posts and counting. See all posts by Catarina Porfírio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.