Jessica Chastain considera a representação feminina nos filmes de Cannes perturbadora

Jessica Chastain fez declarações importantes durante o Festival de Cinema de Cannes. Para a atriz, a representação das mulheres no filmes do festival é perturbadora.

A atriz Jessica Chastain falou sobre a falta de representação feminina de qualidade no filmes do Festival de Cinema de Cannes, durante uma conferência de imprensa no domingo. A atriz, que foi júri no festival de cinema, disse que encontrou a representação das mulheres nos filmes que viu “bastante perturbadora” de uma forma geral. Eis a afirmação da atriz:

Esta é a primeira vez que vejo 20 filmes em 10 dias. E eu adoro filmes. E a única coisa que retirei dessa experiência foi como o mundo vê as mulheres a partir das personagens femininas que eu vi representadas. E foi bastante perturbador para mim, para ser sincera. Há algumas exceções. Mas na grande maioria, fiquei surpreendida com a representação de personagens femininas nesses filmes. Espero que quando incluirmos mais mulheres argumentistas, possamos ter mais mulheres como as que reconheço no meu dia-a-dia. Mulheres que são proativas, que têm os seus próprios trabalhos, que não reagem apenas aos homens em seu redor. Elas têm o seu próprio ponto de vista.

Não percas: 70º Festival de Cannes | ‘The Square’ e um Palmarés (Politicamente) Correto

Mas Chastain não foi a única que falou durante a conferência de imprensa. Maren Ade, realizadora de Toni Erdmann, insistiu que o júri “não deu prémios às mulheres porque são mulheres” e pediu não apenas mais realizadoras, mas também material mais adequado. Ade afirmou:

Estamos a perder imensas histórias que elas [realizadoras/argumentistas] podem contar. Não apenas sobre personagens femininas, mas da sua visão em relação aos homens.

Vê também: Primeiro trailer de Murder on the Orient Express junta elenco de luxo

Estes comentários surgiram depois do júri ter chamado Sofia Coppola para receber o prémio de Melhor Realizadora, pelo filme The Beguiled, fazendo dela a segunda mulher premiada com a honra, e a primeira desde 1961.

Jessica Chastain critica a representação feminina nos filmes de Cannes

 

Concordas com as afirmações de Jessica Chastain?

Filipa Machado

Uma fã da 7ª Arte, adora ler e passar as suas folgas a fazer maratonas de séries e não pode viver sem um pouco de anime no seu dia a dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *