Quem são os Labubu, o novo fenómeno mundial?
Muito mais do que um simples brinquedo, os Labubu transformaram-se num fenómeno mundial. Mas, afinal, o que são estes pequenos monstros?
Há brinquedos que nos marcam e se tornam verdadeiros fenómenos, fazendo com que todos queiram ter um. A Barbie, por exemplo, é uma boneca icónica que atravessa gerações. Além disso, a Mattel, empresa criadora deste brinquedo, sempre se tentou renovar e continua a lançar Barbies para todos os gostos. Assim, temos a Barbie modelo, com roupa de praia, com tom de pele mais escura, etc. Há até quem se dê ao trabalho de colecionar os vários modelos deste brinquedo. Além disso, a boneca acabou por dar origem a um filme de grande sucesso, com Margot Robbie e Ryan Gosling.
Mas, as modas vão mudando, e alguns brinquedos acabam por cair no esquecimento, dando lugar a novos fenómenos. Atualmente, o mundo inteiro parece estar a sofrer com a febre dos Labubu. Trata-se de um pequeno monstro de peluche, com pelo fofo, olhos arregalados e um sorriso assustador. Afinal, que brinquedo é este que até já conquistou várias celebridades?
Como surgiu o Labubu?
Kasing Lung é um ilustrador nascido em Hong Kong que passou a sua adolescência na Holanda, tendo mais tarde mudado para a Bélgica. Assim, influenciado pelo folclore e mitologia nórdicos, o artista desenhou o Labubu como uma personagem para uma série de livros.
Tratam-se de figuras que se assemelham a elfos, com olhos grandes, orelhas pontiagudas e dentes afiados. Além disso, são descritos como brincalhões, mas com uma aparência algo feroz.
Mais tarde, a empresa chinesa Pop Mart adquiriu os direitos de imagem dos Labubu e começou a vender pequenos peluches, que podem ser usados como porta-chaves. No entanto, grande parte do sucesso deve-se ao facto de estes brinquedos serem vendidos em ‘blind boxes’. Ou seja, o comprador apenas descobre qual a cor e estilo do Labubu após abrir a caixa.
Onde posso comprar um Labubu?
Apesar de os Labubu terem surgido em Hong Kong, a verdade é que o fenómeno já se estendeu a todo o mundo. Desde 2019 que estes brinquedos são comercializados pela Pop Mart, mas, atualmente, é impossível adquirir os bonecos através do site devido à rotura de stock.
Só ao longo de 2025, a Pop Mart já produziu mais de trezentas figuras Labubu diferentes, variando no tamanho e cores, bem como nos acessórios que acompanham os bonecos. Ainda assim, algumas lojas em Portugal já começaram a comercializar uma imitação das figuras Labubu.
Na China, por exemplo, o lançamento de novos produtos relacionados com os Labubu resultam em longas filas e as figuras esgotam em poucas horas. Além disso, a venda deste artigo levou o CEO da Pop Mart, Wang Ning, a tornar-se um milionário, entrando na lista de homens mais ricos da China.
És fã dos Labubu? Tens algum boneco da Pop Mart? Já conhecias este fenómeno?