Imagem original de Lukas por Pixabay

Por que razão o Li-Fi é 100 vezes mais rápido do que o Wi-Fi?

É mais um marco histórico na tecnologia! O Li-Fi utiliza apenas luz e atinge velocidades alucinantes. 

Na passada quarta-feira, 12 de julho, o IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), uma associação internacional responsável pela regulamentação do Wi-Fi, anunciou a standardização do Li-Fi (Light Fidelity).

Esta tecnologia de comunicação de dados utiliza a luz – nomeadamente LED‘s – para transmitir comunicações em alta velocidade e promete ser até cem vezes mais rápida que o Wi-Fi.

Também conhecida como “802.11bb”, substitui as frequências de rádio por luz infravermelha em redes sem fio, resultando em velocidades de transferência de dados significativamente mais altas.

Embora ofereça velocidades verdadeiramente impressionantes de até 224 GB por segundo – o Wi-Fi mais poderoso do mercado “só” atinge os 7 GB – tem algumas limitações.




Destaca-se o facto de a luz não atravessar objetos opacos, como paredes, o que limita o alcance. Assim, é seguro dizer que, pelo menos por agora, o Wi-Fi não tem os dias contados!

No entanto, se for visto de outro prisma, esta limitação pode ser na verdade uma vantagem. Por exemplo, os dados transmitidos num ambiente doméstico ficam mais seguros e protegidos contra possíveis interferências de sinal.

A verdade é que podemos estar perante uma nova era de computadores (portáteis e fixos) e smartphones compatíveis com Li-Fi, especialmente para uso corporativo.

VÍDEO | CONHECE MELHOR O LI-FI

Já tinhas ouvido falar?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *