©Bambu Producciones

Fariña | Do livro para a série no AMC

Vais poder ver a adaptação de “Fariña” no canal de televisão AMC, com estreia a 3 de março pelas 22h10. Está na altura de (re)descobrires a controversa obra que deu origem à série.

Envolvido em polémica, desde o seu lançamento em 2018, o livro “Fariña” tem por base um trabalho jornalístico minucioso de Nacho Carretero que revela a história do contrabando e do narcotráfico na região espanhola da Galiza. O irónico título deriva do designado “ouro branco”, a cocaína, que facilmente se confundia com a inofensiva farinha.

Através de testemunhos diretos dos intervenientes, inclui ainda uma análise dos clãs que prosperaram devido à impunidade policial e cumplicidade política. A sua atividade teve como resultado que 80% da cocaína que chegava à Europa na década de 90 desembarcava nas costas galegas.

Lê Também:   AMC em Fevereiro | O que recomendamos

Vários fatores se conjugaram para esse facto: a posição geográfica privilegiada da Galiza, o atraso económico de toda a região, uma centenária tradição de contrabando e um clima de admiração e tolerância em relação a uma cultura criminosa herdada da época dos chefes do tabaco.

“Fariña” deu origem à mini-série homónima de 10 episódios, que ganhou os títulos de Melhor Série Dramática, Melhor Ator TV (Javier Rey) e Melhor Ator Secundário TV (Antonio Durán “Morris”) nos Prémios Feroz 2019, considerados os Globos de Ouro espanhóis.

livros a não perder em junho
Farinha | © Edições Desassossego

O livro chegou a ser retirado das livrarias entre fevereiro e junho de 2018, no seguimento do processo instaurado ao autor por um dos narcotraficantes referidos na obra. Em Portugal o título foi traduzido para “Farinha” e é distribuído pelas Edições Desassossego.

TRAILER | DESCOBRE A SÉRIE QUE VAIS VER NO AMC

Achas que o livro é um bom complemento da série? Ou será a série que completa o livro?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *