Livros a nao perder em abril

Livros a não perder | Seleção de abril 2018 by MHD

[tps_header]

Seja romance, policial, histórico, biográfico, de mistério ou de ficção-científica, a Magazine.HD apresenta-te os livros a não perder em abril.

[/tps_header]

 

livros a não perder em abril

“MACBETH”, de Jo Nesbø (Bertrand Editora)

Passado nos anos 70, numa cidade industrial cinzenta e chuvosa, a força policial da zona está concentrada em acabar com um persistente problema de drogas. Duncan, chefe da polícia, é um idealista e visionário, um sonho para a população e um pesadelo para os criminosos. O comércio das drogas é liderado por dois homens, um dos quais, mestre da manipulação chamado Hécate, tem ligações aos poderes mais elevados. E pretende usá-las para conseguir escapar ileso.

O seu plano consiste em manipular, de forma consistente e persistente, o inspetor Macbeth, um homem já de si suscetível a tendências paranoides e violentas. O que se segue é uma história irresistível de amor e culpa, de ambição política e inveja, que explora os recantos mais negros da natureza humana, assim como as aspirações da mente criminosa.



livros a não perder em abril

“A ÚLTIMA TRAVESSIA”, de Lone Theils (Suma de Letras)

Duas jovens dinamarquesas desaparecem, sem deixar rasto, a bordo de um barco com destino a Inglaterra, em 1985. Vários anos depois, a jornalista Nora Sand, que trabalha em Londres para a revista dinamarquesa Globalt, compra uma mala velha numa loja de antiguidades, numa cidade do litoral. Quando a jornalista abre a mala, encontra uma série de fotografias, e uma delas, onde aparecem duas jovens a bordo de um barco, chama-lhe a atenção. Nora lembra-se imediatamente do famoso caso das duas raparigas desaparecidas em 1985, que nunca fora encerrado.

Nora Sand não pode deixar de pensar no caso e viaja até à Dinamarca para descobrir o que aconteceu às duas jovens. Rapidamente depara com a história de um assassino em série que está a cumprir pena de prisão perpétua e que parece ter a chave do caso. Mas, para Nora, qual será o preço a pagar?



livros a não perder em abril

“AREIAS MOVEDIÇAS”, de Malin Persson Giolito (Bertrand Editora)

Maja, de 18 anos, é acusada do homicídio do seu namorado, do seu melhor amigo e de vários colegas e um professor. A protagonista vem de um meio privilegiado e movimenta-se num círculo de amigos aparentemente perfeito, mas cujos segredos e origens distintas estala rapidamente sob pressão.

Maja e Sebastian entraram na escola que frequentavam munidos de armas semiautomáticas e explosivos e mataram diversos amigos, após o que Maja dispara contra o namorado. Através dos interrogatórios médicos e da polícia, das suas memórias e confissões, vamos conhecendo a história.

A história alterna entre as cenas de tribunal e as memórias ricamente detalhadas de Maja, uma jovem de 18 anos que está a ser julgada por um massacre que perpetrou no liceu onde estuda num dos bairros mais ricos de Estocolmo.

Malin Persson Giolito, que foi advogada antes de se dedicar à literatura, escreve com uma habilidade sobre os adolescentes abastados de Estocolmo e quais são os efeitos corrosivos dessa riqueza. Foi o livro mais vendido do ano de 2017 na Suécia e venceu diversos prémios nacionais.



livros a não perder em abril

“SEM SAÍDA”, de Taylor Adams (Topseller)

Uma forte tempestade de neve.

Darby Thorne é uma estudante universitária que se encontra a viajar de carro no meio das Montanhas Rochosas, desesperada para ir ter com a mãe ao hospital. Quando é atingida por um forte nevão, Darby é obrigada a permanecer numa área de repouso junto à estrada.

Quatro estranhos e uma criança raptada.

Darby percebe que terá de pernoitar ali, juntamente com quatro estranhos. Até que descobre uma menina numa jaula dentro de um dos carros estacionados em frente à área de repouso. Quem é aquela criança? Porque se encontra presa? E qual dos quatro estranhos será o raptor?

Sem saber em quem confiar, o que fazer? Não há rede de telemóvel, as linhas telefónicas não funcionam e não há por onde fugir, pois as estradas encontram-se cortadas devido à tempestade de neve. Em quem poderá Darby confiar e como irá ela salvar a criança?

Os direitos de “Sem Saída” para a adaptação ao cinema foram já adquiridos pela 20th Century Fox. Taylor Adams tem um passado profissional na indústria cinematográfica.



livros a não perder em abril

“ESTE FOI UM HOMEM”, de Jeffrey Archer (Bertrand Editora)

“Este Foi Um Homem” é o sétimo e último volume da saga dos Cliffon, cujo primeiro livro foi publicado em 2011. A série acompanha a vida de Harry Clifton desde o seu nascimento. Todos os livros são marcados pela intriga política e grandes negócios empresariais, aliada, ainda, a uma carga dramática familiar repleta de segredos e traições.

Este é o livro que une todas as pontas soltas dos livros anteriores. O que esconde Karin, a mulher de Giles Barrington? Como vai escapar Lady Virginia à sua ruína financeira? Quais são as consequências no casamento de Harry e Emma Clifton quando esta aceita um cargo ministerial por parte de Margaret Thatcher?

Em Whitehall, o secretário do Gabinete dá a conhecer a Giles Barrington a verdade sobre a sua esposa Karin. Será uma espia ou um peão de um jogo maior? Entretanto, Harry Clifton propõe-se escrever o seu magnum opus, enquanto Emma, que completa dez anos como presidente do Royal Infirmary de Bristol, recebe uma chamada inesperada de Margaret Thatcher a convidá-la para um cargo ministerial. Sebastian Clifton torna-se presidente do banco Farthings Kaufman, mas apenas depois de Hakim Bishara se demitir por motivos pessoais. Jessica, a talentosa filha de Sebastian e Samantha, é expulsa da Escola de Belas Artes, mas a tia Grace vem em seu auxílio.

Lady Virginia está prestes a fugir do país para evitar os credores quando a duquesa de Hertford morre e surge uma nova oportunidade para ultrapassar os seus problemas.



livros a não perder em abril

“UM AMANTE NO PORTO”, de Rita Ferro (D. Quixote)

Uma história vibrante, escrita à desfilada, que segue a vida de Álvaro, um rapazinho do Porto, nascido de uma família burguesa da classe média, desde a escola primária até ao ensino universitário, passando pelas festas, o encontro com os «meninos da Foz», o hóquei em patins e as bandas musicais do seu tempo, a paixão pelos cavalos e pelas mulheres, os grupos de estudantes e a Mocidade Portuguesa, até ao dia em que, já divorciado, encontra Zara, uma lisboeta livre, impetuosa e indiscreta, vinte anos mais nova, que pressente nele, por trás da aparente candura da sua história, uma verdade obscura que dificilmente aceitará.

Uma relação dura, sobressaltada e passional, feita de incerteza, de traição e de devassa, em que o amor se degrada com a desconfiança e onde quem esconde pode não encobrir tanto como quem indaga.



livros a não perder em abril

“AS CRÓNICAS DA FAMÍLIA CAZALET – LIVRO 2: TEMPO SUSPENSO”, de Elizabeth Jane Howard (Edições ASA)

Em 1939, na casa de campo dos Cazalet, em Sussex, as janelas estão tapadas e os alimentos são racionados. Sobre a mansão outrora repleta de sol e de risos paira a negra sombra da guerra. As crianças despreocupadas da família deram lugar a adolescentes apreensivos, cada um com os seus desejos e temores. Louise, agora com 16 anos, acalenta o sonho de se tornar atriz. Clary dedica-se à escrita, e acredita fervorosamente que ainda voltará a ver o pai, desaparecido em combate; e Polly, de 14 anos, carrega um fardo que precisa de partilhar. Três jovens entre a infância e a idade adulta, desesperadas por dar um sentido às suas vidas, mas dolorosamente conscientes dos perigos que se avizinham.

No segundo volume da saga Cazalet, Elizabeth Jane Howard volta a pintar o retrato de uma época através dos olhos de uma família. Com uma autenticidade conseguida apenas por quem viveu nesses tempos, a autora mostra-nos a realidade de uma sociedade em profunda mutação.



livros a não perder em abril

“ENQUANTO O TEMPO PASSA”, de Mary Higgins Clark (Bertrand Editora)

Delaney Wright está no melhor momento da sua carreira: o julgamento mais sensacional do momento vale a esta jovem jornalista a promoção para o noticiário da noite. O caso de Betsy Grant, acusada de matar o marido, um médico rico, fascina o público. Especialmente a multiplicidade de pistas acusando a viúva, embora ela esteja disposta a fazer qualquer coisa que possa provar a sua inocência. Qualquer coisa inclui recusar a negociação de uma sentença.

Delaney, convencida de que Betsy não é culpada, quer ajudá-la a qualquer custo. Mas, à medida que o julgamento avança, os amigos Alvirah e Willy Meehan revelam-lhe um segredo perturbante: a identidade da sua mãe biológica, que até então desconhecia…



livros a não perder em abril

“SUBMERSOS”, de J. M. Ledgard (Editorial Presença)

Confinado a um quarto sem janelas, algures na costa oriental africana, James More é mantido em cativeiro por guerrilheiros jihadistas. Capturado enquanto espiava as operações da al-Qaeda na região, enfrenta agora privações extremas, tortura e marchas forçadas pelas terras áridas da Somália.

A milhares de quilómetros de distância, no mar da Gronelândia, Danielle Flinders, biomatemática, prepara-se para mergulhar nas águas profundas do oceano a bordo de um submarino. Apesar da distância que separa James e Danielle, as memórias de ambos fazem-nos regressar ao Natal do ano anterior, passado num hotel na costa atlântica francesa, num encontro do qual resultou um intenso romance entre os dois. E é sempre de um para o outro e para o oceano que as suas mentes os conduzem num magnetismo poderoso, ao mesmo tempo ameaçador.

Submersos é uma história de amor, uma meditação sobre a mortalidade e um retrato vívido do lugar do Homem na Terra. J. M. Ledgard revela-se um escritor de largos horizontes e uma vasta ambição literária. O livro foi adaptado ao cinema por Wim Wenders, num filme protagonizado por Alicia Vikander e James McAvoy, com estreia em Portugal a 24 de maio.



livros a não perder em abril

“POR TRÁS DOS SEUS OLHOS”, de Sarah Pinborough (Editorial Presença)

Louise é mãe solteira e fez do filho o seu mundo. Trabalha em part-time. Segue um quotidiano discreto e preso à rotina. Mas tudo muda quando numa rara saída à noite, conhece David num bar, não sabendo que se trata do seu novo chefe. Ambos sentem de imediato uma atração mútua.

David é um jovem bem-sucedido, encantador e dedicado à sua mulher. Louise nem consegue acreditar que um homem como David se sinta atraído por ela. E tudo se complica quando Louise conhece Adele, a mulher de David.
Adele é bela, elegante e delicada. Um dia, conhece Louise, de quem se torna desde logo amiga.

Fascinada por Adele e David – o casal ideal, aparentemente irrepreensível –, Louise acaba por se ir envolvendo na intrincada teia que é aquele casamento. E, a pouco e pouco, à medida que penetra cada vez mais nas suas vidas, começa a descobrir que há falhas entre eles. Será David realmente o homem que ela pensava conhecer bem? Será Adele tão frágil quanto aparenta? Que segredos inquietantes e perigosos escondem eles? E até onde serão capazes de chegar para os esconder?



livros a não perder em abril

“A MULHER À JANELA”, de A. J. Finn (Editorial Presença)

Anna Fox não sai à rua há dez meses, um longo período em que ela vagueou pelos quartos da sua velha casa em Nova Iorque como se fosse um fantasma, perdida nas suas memórias e aterrorizada só de pensar em sair à rua. A ligação de Anna ao mundo real é uma janela, junto à qual passa os dias a observar os vizinhos.

Quando os Russells se mudam para a casa em frente, Anna sente-se desde logo atraída por eles – uma família perfeita de três pessoas que a fazem recordar-se da vida que já teve. Mas um dia, um grito quebra o silêncio e Anna, da sua janela, testemunha algo que ninguém deveria ter visto e terá de fazer tudo para encobrir o que presenciou. Mas mesmo que decida falar, irá alguém acreditar nela? E poderá Anna acreditar em si própria?

“A Mulher à Janela” é um thriller eletrizante onde nada nem ninguém é o que parece. A adaptação ao cinema está a ser produzida pela FOX.



livros a não perder em abril

“TESTEMUNHO”, de Scott Turow (Bertrand Editora)

Bill Boom virou as costas a tudo o que era importante para si: a carreira, a mulher, até o seu país. Mesmo assim, quando lhe pedem que examine o desaparecimento de um campo inteiro de refugiados do Kosovo, um caso por resolver há dez anos, sente-se arrastado para o caso mais difícil da sua carreira.

Para descobrir o que aconteceu durante o caos apocalíptico que se seguiu à guerra da Bósnia, Boom investiga uma panóplia de suspeitos, que vai dos paramilitares sérvios a redes de crime organizado e ao governo norte-americano, enquanto se movimenta também por entre as coloridas personagens desta história, com as suas alianças e traições: Layton Merriwell, general norte-americano caído em desgraça; Ferko Rincic, o único sobrevivente do massacre, e Esma Czarni, uma sedutora advogada.



livros a não perder em abril

“BEREN & LÚTHIEN”, de J. R. R. Tokien (Planeta Editora)

O destino de dois amantes Beren e Lúthien, um homem mortal e uma elfo imortal que, juntos, tentam roubar uma Silmarilao mais poderoso de todos os representantes do mal: Melkor.

A história de Beren e Lúthien foi ou tornou-se um elemento fundamental na evolução de O “Silmarillion”, conjunto de mitos e lendas da Primeira Era do Mundo concebidos por J.R.R. Tolkien. Tendo regressado de França, onde combateu na Batalha do Somme, no fim de 1916, Tolkien escreveria este conto no ano seguinte.

Essencial na história, e nunca modificado, é o destino que ensombra o amor de Beren e Lúthien: porque Beren é um homem mortal, mas Lúthien uma donzela élfica imortal. O pai dela, um grande senhor dos Elfos, em franca oposição a Beren, impõe-lhe uma missão impossível, que terá de concretizar antes de poder casar-se com a sua filha. É este o cerne da lenda; e conduzirá à tentativa heroica de Beren e Lúthien de roubarem uma Silmaril ao mais poderoso de todos os representantes do mal: Melkor.



livros a não perder em abril

“O FALCÃO DA NOITE”, de Clive Cussler & Graham Brown (Saída de Emergência)

Do grande mestre do thriller de ação, chega-nos uma aventura inesquecível em que a NUMA terá de travar uma catástrofe de proporções inimagináveis.

Quando a aeronave mais tecnologicamente avançada de sempre desaparece no Pacífico Sul, os líderes da equipa NUMA, Kurt Austin e Joe Zavala, são envolvidos numa corrida frenética contra o tempo para localizar a tecnologia desaparecida. A Rússia e a China ambicionam pôr-lhe as mãos, mas os Estados Unidos têm um problema mais grave para resolver.

Só eles sabem que a aeronave transporta um segredo perigoso, uma carga de matéria exótica, extraída das camadas superiores da atmosfera e armazenada a uma temperatura próxima do zero absoluto. Enquanto permanecer a uma temperatura gelada, a carga mantém-se inerte, mas caso derreta, irá libertar uma catástrofe de dimensões avassaladoras. Das ilhas Galápagos às selvas da América do Sul, a equipa NUMA terá de fazer o impossível para evitar o desastre… mas tudo pode acabar numa corrida mortal sem vencedores.



livros a não perder em abril

“O ÚLTIMO FÔLEGO”, de Robert Bryndza (Alma dos Livros)

Quando o corpo torturado de uma mulher, jovem e bonita, é encontrado num contentor do lixo, com os olhos inchados e as roupas ensopadas em sangue, a inspetora-chefe Erika Foster é dos primeiros detetives a chegar ao cenário do crime. O problema é que, desta vez, o caso não lhe pertence. Enquanto luta para integrar a equipa de investigação, Erika envolve-se no processo e rapidamente encontra semelhanças com o assassínio não resolvido de outra mulher, quatro meses antes. Largadas ambas num contentor do lixo em parques de estacionamento diferentes, têm ferimentos idênticos – uma incisão fatal na artéria femoral da coxa esquerda… E, entretanto, é localizada uma terceira vítima em circunstâncias idênticas.

Perseguindo as vítimas online, apresentando-se com identidades falsas, o assassino ataca mulheres jovens e bonitas de cabelo castanho comprido e desaparece misteriosamente, sem deixar qualquer pista. Como irá Erika apanhar um assassino que parece não existir?

Enquanto decorre a investigação, outra rapariga é raptada quando esperava por um encontro. Erika e a sua equipa têm de a localizar, para não depararem com mais uma vítima mortal, e enfrentar um indivíduo terrivelmente sádico e perigoso.



livros a não perder em abril

“A CARRUAGEM DOS ÓRFÃOS”, de Pam Jenoff (Editorial Presença)

Duas mulheres extraordinárias e as suas histórias angustiantes, de sacrifício e sobrevivência.

Noa, de 16 anos, fica grávida de um soldado do exército nazi e é forçada a desistir do seu bebé recém-nascido. Vive no piso superior de uma pequena estação ferroviária, a troco de limpezas… Quando descobre dezenas de crianças judias amontoadas num vagão cujo destino é um campo de concentração, ela não consegue deixar de pensar no filho que lhe foi retirado. E, num momento que mudará a sua vida para sempre, agarra numa das crianças e foge com ela pela noite fora sob um forte nevão. Acaba por encontrar refúgio num circo alemão, mas vai ter de aprender números de trapézio para poder passar despercebida, não obstante o azedume de Astrid, a trapezista principal.

A princípio rivais, Noa e Astrid em breve criam poderosos laços de afeto entre si. Mas como a fachada que as protege se torna cada vez mais ténue, elas têm de decidir se a amizade entre ambas é suficiente para se salvarem uma à outra – ou se os segredos que guardam deitarão tudo por terra.



livros a não perder em abril

“A MULHER INOCENTE”, de Amy Lloyd (Planeta Editora)

Há vinte anos Dennis Danson foi preso pelo brutal assassínio de uma jovem na Florida, no condado de Red River. Na actualidade é o assunto de um documentário resultante de um frenesi online para descobrir a verdade e libertar o homem que foi injustamente acusado.

A muitos quilómetros, em Inglaterra, Samantha é obcecada pelo caso de Dennis e começa a corresponder-se com ele. Sam depressa cai enfeitiçada pelo charme e bondade que ele tem para com ela. Decide rumar a Red River, para trabalhar na sua libertação e casar com ele.

Mas quando a campanha é bem-sucedida e Dennis é libertado, Sam começa a descobrir pormenores que sugerem que afinal ele pode não ser assim tão inocente. Mas como confrontar o marido quando não se quer descobrir a verdade?



livros a não perder em abril

“PEQUENOS SEGREDOS”, de Anna Snoekstra (Topseller)

Uma cidade a recuperar de uma tragédia. Um pirómano anda à solta em Colmstock, na Austrália. Incendiou o tribunal da cidade, e um rapaz que ficara encurralado no interior do edifício morreu.

Uma jovem aspirante a jornalista à procura de um furo.

Rose Blakey sempre sonhou em ser jornalista, mas todas as candidaturas que envia para os meios de comunicação social são rejeitadas. Tudo o que precisa é de uma história que a faça dar o grande passo da sua vida, e essa história finalmente aparece.

Pequenas bonecas de porcelana cheias de segredos.

Algumas semanas após o incêndio no tribunal, começam a aparecer à porta de certas casas bonecas com rostos idênticos aos das crianças que aí vivem. A população fica aterrorizada, pois suspeita-se de que um pedófilo possa estar envolvido, e a polícia desvia a sua atenção do incendiário para este caso. Rose começa a escrever artigos sobre o tema, que são publicados num jornal, ganhando uma dimensão cada vez maior à medida que vão sendo divulgadas mensagens do pedófilo. Mas numa cidade em que toda a gente guarda pequenos segredos, a verdade torna-se difícil de encontrar.



livros a não perder em abril

“OS HUMANOS”, de Matt Haig (Topseller)

E se a terra fosse o planeta mais absurdo do universo?

O professor Andrew Martin, génio matemático, acaba de descobrir a chave para os maiores mistérios do Universo. Ninguém sabe do salto que isto representará para a Humanidade… exceto seres evoluídos de outro planeta.

Determinados a impedir que esta revelação caia nas mãos de uma espécie tão primitiva quanto os humanos, estes seres enviam um emissário para destruir as provas. E é assim que um alien intruso, completamente alheio aos costumes, chega à Terra. Rapidamente, ele descobre que os humanos são horrendos e têm hábitos ridículos — comida dentro de embalagens, corpos dentro de roupas e indiferença por trás de sorrisos… Esta espécie não faz sentido!

Durante a sua missão, sob a pele e identidade de Andrew Martin, este alien sente-se perdido e odeia todos os terráqueos. Exceto, talvez, Newton, um cão. Contudo, quanto mais se envolve com os que o rodeiam mais fica a perceber de amor, perda, família; e de repente está contagiado: será que afinal há qualquer coisa de extraordinário na imperfeição humana?



livros a não perder em abril

“TUDO O QUE QUERES QUE SEJA”, de Mindy Mejia (Bertrand Editora)

Hattie Hoffman passou toda a vida desempenhando diversos papéis: boa aluna, boa filha, boa namorada. Mas Hattie quer mais, algo maior, enfim, algo que se revela extremamente perigoso. Quando é encontrada brutalmente apunhalada até a morte, a tragédia desfaz a comunidade da pequena cidade. Em breve, vem à tona que Hattie estava envolvida num relacionamento secreto, altamente comprometedor e potencialmente explosivo. A questão é: alguém sabia? Até onde poderiam ter ido para lhe pôr fim? O namorado de Hattie parece ter ficado perturbado com a sua morte, mas terá ele ficado tão apaixonado que ela se tornou uma obsessão? Ou a natureza impulsiva e temerária de Hattie simplesmente a pôs no lugar errado à hora errada, levando-a a uma morte violenta às mãos de um estranho?

Cheio de reviravoltas, seguimos a reconstrução de um ano na vida de uma jovem perigosamente cativante, no decurso do qual os segredos mais sombrios de uma pequena cidade vêm ao de cima… e ela fica cada vez mais perto da morte.

 

Concordas com as nossas sugestões?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *