London Film Festival | Edição marcada por igualdade de género e por protestos

Numa edição marcada pela defesa da igualdade de género na indústria cinematográfica, o London Film Festival terminou no domingo com a estreia do biopic “Jobs”, de Danny Boyle. Contudo, foi o primeiro dia do festival que gerou mais atenção. A estreia de “Suffragette” ficou marcada por uma manifestação feminista. 

A organização do London Film Festival afirmou que esta edição seria “o ano dos papéis femininos” como forma de combater o desequilíbrio de género na indústria cinematográfica. No entanto, dos 238 filmes apresentados apenas 45 foram realizados por mulheres.

Lê também: Antevisão dos Óscares 2016 | O ano dos papéis femininos?

Suffragette” é um dos filmes com fortes valores feministas. A produção tem como objetivo mostrar papel da mulher na sociedade. Numa altura, em que a igualdade de género é cada vez mais colocada em causa – não só na indústria cinematográfica -, a estreia do filme foi palco de um protesto.

Lê Também:   Anne Hathaway faz revelações surpreendentes acerca dos testes Screen Chemistry nas audições

Mais de uma centena de ativistas feministas interromperam a estreia de “Suffragette” de forma a chamar a atenção para os cortes dos serviços de violência doméstica. Dezenas de protestantes ultrapassaram as barreiras e deitaram-se na passadeira vermelha.

Consulta ainda: Suffragette | Carey Mulligan luta pela igualdade de voto no trailer

As protagonistas da produção estavam contentes com a manifestação. “Estou feliz que o filme tenha gerado algo. É a resposta perfeita”, disse Helena Bonham Carter. Carey Mulligan acrescentou: “Nós somos uma sociedade desequilibrada e filmes como este inspiram debates sobre como nós poderemos resolver este desequilíbrio”.

Segundo uma das ativistas, a manifestação foi realizada num momento oportuno porque “Suffragette” fala sobre a liberdade feminina num sentido muito comemorativo e “estamos numa era pós-feminista em que as nossas mensagens precisam mais do que nunca serem ouvidas”. As protestantes criticaram ainda a falta de atores de cor no elenco.

Lê Também:   Anne Hathaway faz revelações surpreendentes acerca dos testes Screen Chemistry nas audições

Vê também: Óscares 2016 | A corrida já começou. Quem se destaca na frente? (Parte I)

Consulta ainda: Calendário | Festivais de Cinema 2015

Numa edição em que as atenções do festival estavam nas mulheres, três dos quatro prémios que compreendem as secções de competição do London Film Festival foram vencidas por produções realizadas por mulheres, enquanto a oscarizada Cate Blanchett foi homenageada com o BFI Fellowship. “Chevalier”, da cineasta Athina Rachel Tsangari; “The Witch”, de Robert Eggers; o documentário “Sherpa”, de Jennifer Peedom; e a curta-metragem “An Old Dog’s Diary”, de Shai Heredia e Shumona, foram os grandes vencedores deste ano do Film London Festival.

A 59º edição do London Film Festival decorreu entre 7 e 18 de outubro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *