Mad Catz C.T.R.L. | Análise

 

Precisam de um comando para o vosso smartphone? Então talvez encontrem aqui o que precisam.

Com a grande tendência para se jogar nos nossos smartphones, também temos assistido ao aparecimento de controladores para os nossos dispositivos iOS ou Android, pois os gamers assim o exigiram para colocarem em prática as suas habilidades, quer em casa, quer na rua. Claro que andar com o controlador connosco pode não parecer muito prático fora de casa, mas em casa torna-se algo bastante óbvio, pois muitos dos nossos jogos favoritos estão apenas nos nossos telemóveis, fazendo todo o sentido termos um comando para melhor aproveitar a jogabilidade do jogo.

Mad Catz foi o último controlador testado por nós aqui na Magazine HD, sendo que testámos duas versões: a versão C.T.R.L.i para iOS e ainda o C.T.R.L.r para PC, MAC e Android. Visto que a inovação está focada na forma como os controladores se adaptam aos dispositivos mobile, iremos focar a nossa análise nesse aspeto.

madcatz

Mad Catz C.T.R.L.i – versão iOS

O controlador de jogo Mad Catz C.T.R.L.i fornece os controlos tradicionais de jogo para vários tipos de dispositivos. O controlador do tipo consola inclui sticks analógicos, D-Pad sensível ao toque, botões de acção e botões superiores (L/R). Este controlador com ligação Bluetooth tem 2 versões com compatibilidades diferentes, em 2 tamanhos.

Lê Também:
Vampire: The Masquerade | Novo gameplay de Bloodlines 2

O que salta de imediato à vista é a sua forma, extremamente parecida ao comando da Xbox 360, quer no design, quer no tamanho. Sendo o comando da Xbox 360 um dos melhores alguma vez feitos, o Mad Catz tem tudo para agradar aos jogadores em termos de jogabilidade e conforto. Os botões são suaves, estão nas distância corretas e o peso não é exagerado mesmo com as pilhas no seu interior. Todavia, o destaque vai para o suporte que podemos colocar no topo do comando para segurar o nosso telemóvel, tornando tudo muito mais fácil e prático sem grande esforço da nossa parte.

 

mad catz

 

Mad Catz C.T.R.L.r – versão PC/MAC/Android

Com os seus botões no topo do comando, poderemos controlar software de media no nosso PC, sendo bastante prático para filmes ou músicas. No entanto, este Mad Catz não se fica por aqui, e também podemos usá-lo como rato num qualquer computador ou tablet.

Qualquer uma das versões está entre o melhor do que já testámos e devemos salientar o indicador de bateria que nos irá avisar com antecedência que devemos mudar as pilhas para não ficarmos sem bateria durante um jogo. Nos nossos testes, apenas tivemos de trocar de pilhas ao fim de 45 horas de jogo.

Lê Também:
Sega promete novo jogo AAA na Gamescom

Um dos seus grandes trunfos está no software Mad CAtz que nos permite personalizar as funcionalidades dos botões consoante o jogo que estamos a jogar, tornando a nossa vida muito mais fácil. Por outro lado, este é um controlador por Bluetooth, por isso se não tiverem um PC com esta funcionalidade, terão de a arranjar para conseguirem usar o Mad Catz. O Mad Catz tem ainda uma entrada micro-USB para se atualizar o controlador.

No global, este é um dos melhores controladores que já usámos. Tem alguns aspetos negativos, mas todos eles são compreensíveis. Por exemplo, percebe-se que o suporte para os telemóveis tenha um tamanho limite que não permite ser usado para Tablets. Nos aspetos positivos o controlador Mad Catz destaca-se da concorrência pelas suas funcionalidades para lá de controlador e por se poder usar em tantos dispositivos distintos. Se procuram um controlar de grande qualidade, esta é a escolha.

 

Positivo:

  • Pode ser usado em qualquer plataforma
  • Capacidade de ser usado como comando media ou rato
  • Boa duração de pilhas
  • Confortável

Negativo:

  • Nada de relevante a assinalar

 

LP

 

 

Luis Pinto

Software developer - Autor do canal Tek Test - Apaixonado por jogos desde o tempo do Spectrum!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *