“Madagáscar 3” com tecnologia HP

A tecnologia HP foi utilizada para ajudar os animadores da DreamWorks a resolver os desafios artísticos da nova sequela do Madagáscar e trazer para o grande ecrã a terceira parte deste sucesso de bilheteira. É a primeira vez que o público verá um filme da série “Madagáscar” em 3D. O filme original foi lançado em 2005 e, juntamente com sua sequela de 2008, arrecadou US$ 1,1 bilhão em bilheteiras de todo o mundo.

A DreamWorks utilizou a tecnologia HP, que incluiu a HP Converged Infrastructure, as HP Workstations da série Z, servidores HP e soluções de rede para o processamento digital de forma a possibilitar criar um novo nível de perfeição num filme de animação.

“O nosso objetivo com cada filme é puxar a nossa criatividade até aos limites, para criar a história”, afirma Ed Leonard, Diretor de Tecnologia da DreamWorks Animation. “A tecnologia HP permite que os nossos artistas possam ultrapassar os limites anteriores, e concentrarem-se na criação da experiência mais poderosa de animação em 3D.”

A DreamWorks Animation utiliza a tecnologia HP em todo o ciclo de produção, nos mais infímos pormenores, desde as tarefas diárias até ao desenvolvimento das cenas de animação mais detalhadas e ao processamento de enormes quantidades de dados de renderização. Ao longo dos anos, a tecnologia HP tem desempenhado um papel fundamental na criação de filmes de animação da DreamWorks, tão inovadores como o “Shrek”, ”Como treinares o teu Dragão ”Kung Fu Panda,”Kung Fu Panda 2” e “O Gato das Botas.”

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Curiosidades do “Madagascar 3”

  • Foram utilizadas mais de 120,000 frames individuais, geradas por computador, para criar o filme.
  • A majestosa sequência ‘Circus Act’ apresenta a maior e mais detalhada multidão produzida na história da DreamWorks – mais de 5.000 personagens individuais. A cena inclui vários efeitos especiais, incluindo neblina, faíscas, brilho, fogo e chuva, e exigiu 1,6 milhões de horas de renderização para ser produzida.
  • A sequência Flashback incorpora efeitos de fogo maciço e planos altamente detalhados da multidão, imagens que exigiram 2,8 milhões de horas de renderização.
  • Na sequência da corrida para o comboio, cerca de 1.200 Euros são atirados ao ar.
  • O horizonte de Manhattan originalmente não tem o novo World Trade Center- um colaborador da DreamWorks de Nova York, que tinha visitado a zona, ficou impressionado com o edifício parcialmente concluído e pediu que fosse inserido no filme, para mostrar a sua arquitetura surpreendente.
  • Os Cílios de Gia têm 96 faixas que podem ser animadas.
  • Alex tem mais de 2.000 controlos individuais, para permitir que os animadores possam posicioná-lo em qualquer pose concebível.
  • Cada pessoa, nas cenas de multidão, tinha três corpos possíveis, seis cabeças possíveis e diversas possibilidades de itens de guarda-roupa, o que dá um total de mais de 19 milhões de combinações para uma única pessoa. Como comparação, a área metropolitana da cidade de Nova York apenas atingiu este ano uma população de 19 milhões.
  • Havia 2,393 edifícios no conjunto do Mónaco, compreendendo 42 modelos diferentes, a maioria dos quais tinha três variações. Muitos dos edifícios tinham outros modelos espalhados em cima.7352290342_e2d7956c97_b

Madagascar 3″ utiliza várias tecnologias da HP, incluindo:

  • Os artistas utilizaram mais de 200 Workstations HP Z800 de alto desempenho, para ajudar a criar uma grande variedade de ambientes orgânicos extremamente complexos, que existem em parte devido ao extraordinário poder das Workstations da HP com processadores multicore. Os artistas utilizaram estas workstations para ajudar a projetar tudo no filme – desde a personagem Zooster até aos efeitos digitais, incluindo um incêndio complexo e planos altamente detalhados da multidão.
  • A tecnologia HP DreamColor foi utilizada no processo de produção do filme para garantir cores precisas e consistentes na impressão, no monitor e no grande ecrã.
  • A tecnologia HP ProLiant BL460c blade, dispersa geograficamente em quatro server farms de renderização nos Estados Unidos e na Índia, proporcionaram um pico de potência de computação nas fases cruciais de produção. Os servidores blade suportaram uns incríveis 200 terabytes de dados e mais de 65 milhões de horas de renderização.
  • Os serviços HP Enterprise  Flexible Hosted Rendering Services disponibilizou à DreamWorks poder de computação de alto desempenho, para obter capacidade dinâmica na exigente computação gráfica (CG) do filme. Ao longo do ciclo de produção, 12 por cento do “Madagascar 3” foi realizada na nuvem.
  • A DreamWorks Animation utilizou também os serviços de impressão – HP Managed Print Services (MPS) – para facilitar a complexidade da gestão de impressão e aumentar a produtividade durante a produção do “Madagascar 3”. Com as soluções de MPS da HP, a DreamWorks Animation transformou os fluxos de trabalho com base em papel, para reduzir os custos de resíduos, cortar custos e aumentar a produtividade dos funcionários.

“As Workstations Z da HP influenciam o gênio criativo da DreamWorks e ajudam a trazer a ‘next big thing’ em animação, para o público de todo o mundo”, afirma Jeff Wood, vice-presidente de Marketing Mundial, Unidade de Negócio Comercial Solutions, HP. “A HP está comprometida com os profissionais de media e entretenimento, e vai continuar a trabalhar com líderes como a DreamWorks para perceber as necessidades da indústria e desenvolver a próxima geração em tecnologia.”