© SP Televisão / RTP

Maria João Bastos e Ivo Canelas lideram elenco de nova série da RTP1

Se gostas de séries portuguesas então já sabes que a RTP1 é o melhor local para veres a ficção nacional. Assim, está prestes a chegar ao canal público uma nova série protagonizada por Maria João Bastos e Ivo Canelas: “Refúgio do Medo” (2025, Arnór Pálmi Arnarsson e Tiago Alvarez Marques).

Trata-se de um thriller psicológico e é mais uma coprodução internacional da RTP. Desta feita, trata-se da primeira co-produção entre Portugal e a Islândia, através da SPi e Glassriver. Na Islândia, a série já estreou a 20 de novembro de 2025, através da plataforma de streaming da operadora Síminn e chegou mesmo a ser a série mais vista da plataforma. O melhor do policial nórdico chega, assim, também a Portugal.

Pub
Lê Também:
Nova série de Leonardo DiCaprio estreia em breve na televisão

Qual a narrativa de Refúgio do Medo?

© SP Televisão / RTP

Vai estrear dentro de dias na RTP1 a nova série “Refúgio do Medo”. Esta nova coprodução entre Portugal e a Islândia, traz-nos uma fusão entre o famoso ‘nordic noir’ e as influências do sul da Europa.

Maria (interpretada por Maria João Bastos) emigra para a pequena ilha de Vestmannaeyjar, na Islândia, com o objetivo de encontrar uma vida melhor para si para a sua filha adolescente Bela (Catarina Rebelo). Embora pareça que o seu principal objetivo é ter um emprego melhor, o que ela realmente procura é a liberdade de um novo começo. Isto porque tem um passado marcado pela violência doméstica e com muitos segredos. Contudo, toda a sua esperança termina quando Maria é morta violentamente. Se Vestmannaeyjar era uma ilha pacífica, agora, vai deixar de o ser…

Pub Ad Banner

Vestmannaeyjar tinha ainda uma atividade que mantinha as suas raízes com Portugal: a pesca do bacalhau.

Em “Refúgio do Medo”, a morte de Maria dá-se seis meses após a sua chegada. Ela aparece num sítio inusitado: no meio da neve. Com a tranquilidade da ilha abalada, a investigação vai ficar a cargo de Soffía (Kristín Þóra Haraldsdóttir), uma detetive islandesa de Reikjavik, mas natural da ilha. Enquanto a investigação avança, também Soffía vai ter de confrontar fantasmas do seu passado…

Pub

Na investigação, Soffía vai descobrir segredos do passado de Maria: um relacionamento abusivo com o seu marido Alex (Ivo Canelas), de quem teve de fugir, e pistas que apontam para Hákon (Viktor Benóný Benediktsson), o filho da investigadora e namorado de Bela. Soffía vai questionar, assim, a sua imparcialidade na investigação. Surgem ainda novos detalhes que sugerem um negócio de tráfico de droga entre Portugal e a Islândia…

“Refúgio do Medo” é um thriller psicológico com muito suspense, introspeção e dilemas morais.

Pub
Lê Também:
RTP2 estreia novo thriller com Jenna Coleman (Rainha Vitória)

Quando estreia a série na RTP1?

A nova série da RTP1 com Maria João Bastos “Refúgio do Medo” estreia na quinta-feira 29 de janeiro às 22h30 e será exibida semanalmente neste horário. Além disso, para quem quiser fazer ‘binge’, “Refúgio do Medo” vai ficar disponível na íntegra na RTP Play a partir das 12h do mesmo dia. A série conta com 8 episódios de cerca de 45 minutos cada.

No elenco, além de Maria João Bastos, Catarina Rebelo, Ivo Canelas, Kristín Þóra Haraldsdóttir e Viktor Benóný Benediktsson encontramos vários outros nomes portugueses e internacionais. A saber: Anna Svava Knútsdóttir (como Mattý Hansdóttir), Cleia Almeida (Glória), Örn Gauti Jóhannsson (Andrés), Sveinn Ólafur Gunnarsson (Daníel), Mauro Hermínio (Tomas Muhongo), João Villas-Boas (Pedro) ou Rui Morisson (Artur), entre outros.

Pub

About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *