Desliguei o chat do Marvel Rivals e a experiência em Ranked é muito melhor
Quando “Marvel Rivals” foi anunciado, não havia muitas certezas de que fosse algo mais do que um novo jogo destinado a morrer apenas semanas após o seu lançamento. Contudo, quem duvidou, errou. Desenvolvido pela chinesa NetEase Games, o projeto chegou ao PC e às consolas a 6 de dezembro do ano passado e ainda é um dos shooters mais populares.
Por exemplo, na Steam o “Marvel Rivals” anda por volta dos 140.000 jogadores simultâneos, bem acima de títulos como “OverWatch 2”. Apesar do número de heróis ter diminuído nos últimos meses – fenómeno normal, quando o hype desaparece e os jogadores retornam aos seus all-time favourites -, o projeto continua bem vivo e com atualizações planeadas para o resto do ano.
Eu comecei a jogar “Marvel Rivals” na semana de lançamento. Um vício para substituir o vício nocivo do “Dead by Daylight“, um jogo que perdeu completamente o seu charme. E não me arrependi. Cinco meses depois, continuo a manter pelo menos a minha breve sessão diária – maioritariamente como Strategist (Heal).
No “Marvel Rivals” a experiência com VC é intragável
Sendo “Marvel Rivals” um jogo multiplayer que requer trabalho em equipa, é natural começar por manter todos os meios de comunicação abertos. Além dos “pings” que permitem partilhar a localização de inimigos, pedir heal ou alertar a equipa para o estado do ultimate, o título inclui Voice Chat e Text Chat.
O Voice Chat pode ser divertido, mas raramente o é. Em 90% dos jogos, o VC está repleto de russos a falar entre eles, crianças aos gritos, não tão crianças aos gritos, insultos quando estamos a ter um bom jogo, espernear quando não recebem heal (apesar de estarem dentro de um edifício do outro lado do mapa), ou a reclamar de ninguém os proteger quando estão no centro da batalha parados (ou God Forbid no meio de um quadrado de fogo do Human Torch…. sai daí, filho….). Desligado. Silêncio. Perfeito.
Dito isto, salvam-se os bons serões em que consegues uma equipa boa e divertida. Alguns jogadores acabam por convidar o grupo para uma premade e aí sim, permito o VC no “Marvel Rivals”!
O Text Chat tem dias mas chegou a hora de lhe dizer adeus
É sabido que o Ranked Mode Solo do “Marvel Rivals” é um desastre. Já consegui alcançar o nível Grandmaster III mas foi uma experiência mais dolorosa do que divertida. O jogo está infestado de jogadores que desistem a meio, fazem rage quit ou se recusam a espalhar pelas três classes. Muitos e muitos jogos perdidos porque era a única healer. Muitos e muitos ranks perdidos porque a equipa simplesmente não quer jogar.
Rapidamente o próprio Text Chat perdeu a sua relevância. Pedir às pessoas que vão de heal, não funciona. Pedir que esperem por todos e não vão um a um, não funciona. O jogo corre ligeiramente mal? Chuva de insultos. Diversos jogos em que a equipa ficou AFK no segundo round por causa de algo que uma pessoa disse no chat durante o primeiro. Havia um lado positivo, claro. Em 1 a cada 10 jogos.
O meu receio era que sem comunicação, os jogos no “Marvel Rivals” fossem piores. As perdas fossem maiores e subir de rank quase impossível. Mas nada estava mais longe da verdade.
Sem VC, Sem Chat, Mais Vitórias
Qual a minha surpresa quando reparei neste fator. Sem jogadores aos gritos ou spam constante, os jogos correm muito melhor. “Marvel Rivals” tornou-se num jogo de facto divertido e que dá gosto jogar. Mais tranquilidade, maior foco no que está a acontecer.
Contudo, é preciso saberes adaptar-te bem às escolhas da tua equipa. Jogar com o Loki era bom mas temos 2 flyers e um Adam. Se calhar é melhor mudar para a Dagger. Este tipo de escolhas e mudanças são fundamentais – mas resulta.
É preciso estar mais atenta à localização da minha equipa, perceber por onde vão invadir o ponto. Há um Dr. Strange a criar o portal? Vamos pela esquerda? Estamos a dividir o grupo em duas frentes?
Os meus resultados também melhoraram. O win rate está acima das partidas perdidas e subir no rank é igualmente rápido em comparação. No final, o silêncio permitiu-me jogar melhor.
Se gostas do “Marvel Rivals” como uma fonte de descontração após um dia cansativo, ou como fonte de uma tarde bem divertida a Solo, então experimenta desligar o VC e o Chat normal. E antes que te perguntes, sim continuo a falar de Ranked. O problema do Quick Play é ter jogadores novos, que não sabem jogar de todo, ou pessoas que estão a experimentar personagens. A maioria dos jogos é aborrecido e sem desafio.