Mavka: A Alma da Floresta © Cinemundo

Mavka: A Alma da Floresta conquista público português

Um filme de animação ucraniano, “Mavka: A Alma da Floresta” estreou no início de maio e já deixa a sua marca nos cinemas portugueses no ano de 2023.

Depois de ter conquistado a crítica internacional por festivais em vários cantos do mundo, e com uma banda sonora magnífica, “Mavka: A Alma da Floresta” também já marca presença em território nacional. O filme de animação, original da Ucrânia, estreou nos cinemas portugueses no passado dia 4 de maio e já conquistou o nosso país.

No primeiro fim-de-semana de estreia levou mais de 12.500 pessoas às salas de cinema portuguesas e já é, oficialmente, a maior estreia de animação independente do ano em Portugal. Com bonitas cores, e uma história mágica, está presente nos cinemas numa versão dobrada em português mas também na sua língua original, ucraniano.

Lê Também:   Cartaz Kids: o que ver e fazer em maio

Com origem em contos tradicionais ucranianos, “Mavka: A Alma da Floresta” é uma história emocionante sobre uma Guardiã da Floresta, o coração sagrado, e uma história de amor.

Mavka é a Alma da Floresta e foi recentemente escolhida para ser a sua Guardiã. A sua principal missão é proteger a Floresta e o seu coração sagrado – a Fonte da Vida – contra qualquer agressão ou intruso, incluindo os seres humanos.

Lucas é um rapaz simples da aldeia, que tem um grande amor pela música, um grande talento para tocar a sua flauta de madeira e sonha em dedicar a sua vida a esta paixão. E foi essa paixão pela música que levou a algo verdadeiramente maravilhoso: Mavka e Lucas encontram-se e apaixonam-se.

Desde o início, a sua união enfrenta grandes obstáculos, mas o maior de todos é quando a avarenta Kylina aparece afirmando ser herdeira de uma velha serração nos limites da Floresta aliciando os aldeões com todas as riquezas do progresso industrial que ela trouxe do estrangeiro. Mas isto é apenas um meio para atingir o seu verdadeiro propósito: conseguir o Coração da Floresta (com o propósito egoísta de permanecer jovem e bela para sempre) – cuja chave é a própria Mavka, que já se tornou vulnerável pelos seus sentimentos por Lucas. Para chegar a Mavka, Kylina usa Lucas como sua arma, e lança raiva e medo nos corações dos aldeões.

O filme é realizado por Oleh Malamuzh e Oleksandra Ruban. A sua mensagem prende-se com a natureza, o amor, a justiça e a luta pela vida e pelo futuro, e foi concluído numa altura particularmente difícil, com o confronto da Ucrânia ainda a decorrer. É considerado um dos mais importantes símbolos culturais da Ucrânia na atualidade e pretende passar também como testemunho da resiliência cultural do seu povo.

VÍDEO | MAVKA É UM FILME UCRANIANO

Aí por casa já foram ver “Mavka: A Alma da Floresta”?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *