MB Way acaba de disponibilizar funcionalidade há muito pedida
O MB Way acaba de anunciar mais uma excelente (e há muito pedida) medida para todos aqueles que viajam (regularmente) nos autocarros da Carris.
Sumário:
- O MB Way continua a inovar e acaba de disponibilizar uma ferramenta há muito pedida por aqueles que andam de autocarro;
- Assim, numa parceria com a Carris, vai ser possível pagar o bilhete apenas com recurso ao QR Code;
- Além disso, o bilhete é digital o que é outra boa notícia, neste caso para o ambiente.
O MB Way é indispensável na vida de muitos portugueses. A aplicação de pagamentos móveis desenvolvida pela SIBS mudou por completo a forma como muitos de nós pagam as contas, transferem (e levantam) dinheiro… tudo isto sem a necessidade de ter os cartões na mala ou no bolso! São muitas as funcionalidades que fazem desta app uma das mais utilizadas em Portugal. Nas últimas semanas, foram anunciadas mais algumas novidades!
Assim, no decorrer das próximas semanas, vai ser possível adicionar contas bancárias ao MB Way e não apenas cartões. Significa isto que vais poder movimentar quantias superiores àquelas que atualmente é permitido pela aplicação: 750 euros por operação e 2.500 euros por mês. É uma mudança bastante importante e que já era pedida há bastante tempo pelos utilizadores. Era talvez a principal limitação do MB Way.
Carris e MB Way aliam-se
Mas não é tudo! Muitos desconhecem o MB Way Challenge (agora MB Way UP), mas a verdade é que podes ganhar dinheiro cada vez que usas o MB Way numa compra. Além disso, o UP acaba de disponibilizar uma nova ferramenta que te vai permitir andar com muitos menos cartões nos bolsos! Tudo o que tens de fazer é, com recurso à câmara do teu telemóvel, adicionar os cartões de fidelização que tens em formato físico – supermercados, lojas, postos de combustível – à aplicação.
Desta feita, há grandes novidades que já estão disponíveis! Isto porque desde quinta-feira, 13 de junho, os passageiros da Carris, serviço de autocarros de Lisboa, podem comprar bilhete (digital) sem ter de recorrer a moedas ou notas. Tudo o que é preciso é apontar o QR Code diretamente nos validadores. Tal como eu, provavelmente também já te viste na situação de estares sem moedas e teres de ir levantar 10 ou 20 euros para comprar um bilhete de 1.50 euros. Agora, esse problema chegou finalmente ao fim!
O que achas desta novidade?
Amigos, penso que esta empresa poderia adicionar mais bancos a sua lista de atendimento, exemplo os novos bancos digitais, que normalmente não são vinculado ao sistema mbway.
Sinceramente parece-me que é apenas um paliativo e nada de muito inovador. Vai aliás, deixar de fora a grande fatia das pessoas que compram bilhetes avulso: os turistas (não têm mbway, é claro).
Interessante sim é o sistema de Londres, por exemplo. Podes pagar via Apple Pay ou Google Pay, apenas encostando o telemóvel ao sensor que existe em todos os meios de transporte (metro, autocarros, barcos, comboios, etc.).
Nem precisas de ter rede nem sequer de ter bateria no telemóvel.
Mais, o sistema está totalmente integrado com os tarifários inteligentes. Existe um tarifário em que por um valor, podes andar o dia todo. Se andares várias vezes no dia, assim que chegares a esse valor, nada mais é cobrado nesse dia.
Esses tarifários inteligentes, estão integrados entre os vários meios de transporte.
Isto do mbway é uma pequenina gota de água. Não existem tarifários inteligentes. Inclusive, tanto neste caso como no caso do metro com cartão multibanco (cá está cada um faz a sua coisa, tudo desintegrado), o preço que se paga nem sequer é o mais barato. Pagas mais do que se fores à máquina e carregares o cartão Lisboa viva com viagens. Nada a ver com o que se pode usufruir por essa Europa fora.
Esse sistema devia ser extensivo aos outros transportes públicos, como o metro e comboio!