Crédito editorial: Ar_TH / Shutterstock.com (ID: 2368458953)

Operadora de telemóveis com oferta inovadora já tem data de lançamento

A Starlink Direct to Cell está cada vez mais perto de ser finalmente lançada! Fica a conhecer melhor este serviço de telemóvel por satélite.

Sumário:

  • Desconhecida de muitos, a Starlink Direct to Cell é um serviço de telemóvel por satélite que promete acabar com as zonas sem rede;
  • Será lançada inicialmente nos Estados Unidos no outono deste ano e a perspectiva é que, em pouco tempo, chegue à Europa;
  • Mensagens, chamadas e videochamadas: tudo isto será possível em zonas remotas com este inovador serviço de telemóveis!
Lê Também:   Esta muito aguardada funcionalidade chegou ao MB Way e vai facilitar a vida dos utilizadores

A SpaceX, de Elon Musk, está a preparar o lançamento do novo e revolucionário serviço Starlink Direct to Cell. Estamos perante um serviço de telemóvel por satélite que oferece a possibilidade de comunicação mesmo em áreas extremamente remotas, com pouca ou nenhuma rede. Nesse sentido, quando chegar a Portugal, o aviso “sem rede” deixará de ser uma preocupação para aqueles que optarem por este serviço.

Inicialmente, irá disponibilizar ferramentas mais básicas como mensagens de texto, chamadas de voz e navegação na Internet. Para mais tarde, está planeada a introdução de funcionalidades orientadas para a Internet das Coisas (IoT). Assim, num pedido feito à Federal Communications Comission, é possível constatar que o lançamento está previsto para o outono deste ano, confirmando assim os rumores iniciais que apontavam que o serviço estaria em funcionamento ainda em 2024.

Lê Também:   iPhone disponibiliza finalmente funcionalidade de Inteligência Artificial muito desejada

Contudo, a empresa sublinha que o intuito da Starlink Direct to Cell não é substituir as redes terrestres existentes mas sim servir de complemento, sobretudo nas tais áreas mais remotas em que a rede é (quase) inexistente. Em causa está ainda a possibilidade de milhões de pessoas terem acesso a comunicações básicas. Além disso, certamente vai abrir caminho para serviços móveis mais sofisticados.


Da história ao preço

operadora internet telecomunicações starlink
Crédito editorial: moo photograph / Shutterastock.com /ID: 2321188287

No início do ano, fez-se história com o envio da primeira mensagem via satélite. As últimas semanas foram também palco de um momento único! Isto porque, de acordo com o CNET, no X (antigo Twitter), a empresa de Elon Musk partilhou um vídeo no qual é visível um funcionário da SpaceX em plena videochamada com outro funcionário com recurso ao Starlink Direct to Cell. O mais notável é que foi utilizado um telemóvel dito ‘normal’, que nos parece ser um Google Pixel, sem qualquer alteração.

Lê Também:   Google Maps perde uma das melhores funcionalidades já nos próximos dias

O serviço será lançado inicialmente nos Estados Unidos, fruto da parceria com a T-Mobile. Ainda assim, na Europa já existem alguns países que celebraram acordos com a Starlink Direct to Cell, como a Suíça. Porém, Portugal não é um desses casos. No entanto, deverá ser uma questão de tempo até porque – embora muitos desconheçam – a Starlink já oferece um serviço de Internet ilimitada, sem fidelização, via satélite por 40 euros por mês no nosso país. A antena custa de 225 euros.

O que achas deste serviço?

2 thoughts on “Operadora de telemóveis com oferta inovadora já tem data de lançamento

  • Há 2 anos que leio que a Digi está a chegar, mas nada acontece. Que país estranho é Portugal

  • Olá Manel,

    Infelizmente há sempre muita burocracia associada e têm surgido alguns ‘entraves’.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *