© Terje Sollie / Pexels & © MB Way

Nova funcionalidade do MB Way está a deixar os utilizadores preocupados

Uma das mais recentes novidades do MB Way pode, na realidade, trazer mais desvantagens do que propriamente benefícios aos utilizadores. A Deco está em cima da situação.

Usado por cinco milhões de portugueses todos os dias, o MB Way – aplicação móvel gerida pela SIBS que permite realizar inúmeras operações financeiras – anunciou recentemente mudanças importantes nas transferências. Estas passarão a realizar-se entre contas e não entre cartões. Aparentemente uma excelente medida, a verdade é que pode causar alguns dissabores!

Deco deixa alerta sobre MB Way

Isto porque, conforme alerta a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco), existe a possibilidade de as comissões por transferência subirem… de forma exponencial! “A associação do MB Way a contas irá significar que as transferências entre utilizadores serão consideradas transferências imediatas”. Assim sendo, “poderão estar sujeitas ao preçário aplicável a essas transferências e não sujeitas aos limites aplicáveis a transferências entre cartões, como acontece presentemente, e em caso de ultrapassar as transações gratuitas, de 0,2% em caso de cartão de débito e 0,3% em caso de cartão de crédito”, lê-se em comunicado.

Governo já se pronunciou

A título de exemplo, podemos estar a falar de um aumento de 10 para 80 cêntimos em transferências de 40 euros. Uma subida que a DECO não tem dúvidas em catalogar como “excessivo e desproporcional”. Perante a situação, o assunto foi alvo de comunicação via carta aos Ministérios da Economia e das Finanças com caráter de urgência. O governo já se pronunciou e, de acordo com a RTP, está a “acompanhar atentamente” a situação.

Tens MB Way? Usas (frequentemente)?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *