© Pathe UK

Estes são as 5 melhores biopics musicais para veres antes de Springsteen: Deliver Me from Nowhere (23 de outubro)

Está prestes a estrear nos cinemas nacionais mais uma biografia musical “Springsteen: Deliver Me from Nowhere” (2025, Scott Cooper) onde Jeremy Allen White interpreta o famoso cantor Bruce Springsteen. Assim, relembro-te neste artigo outros 5 grandes biopics musicais que podes e deves rever antes de veres este novo filme.

Lê Também:
De No Mesmo Tom a La La Land, 10 musicais para ver antes de Partir um Dia

Johnny Cash por Joaquin Phoenix

Walk the Line
Reese Witherspoon e Joaquin Phoenix | © 20th Century Fox

A começar a minha lista de biopics musicais, está o filme vencedor do Oscar de melhor atriz para Reese Witherspoon “Walk the Line” (2005, James Mangold).

Pub

Em “Walk the Line” Joaquin Phoenix interpreta o cantor de country Johnny Cash, enquanto Reese Witherspoon interpreta a sua esposa June Carter.

O filme baseia-se em duas autobiografias do próprio Johnny Cash: “Man in Black” [Homem de Negro] e “Cash: The Autobiography” [Cash: A Autobiografia]. Acompanha a vida do cantor desde a sua infância durante a Grande Depressão até à sua vida adulta onde teve uma carreira de sucesso.

Pub

Podes ver “Walk the Line” na plataforma de streaming Disney+. A título de curiosidade, “Walk the Line” teve igualmente direito a uma versão alargada editada em Portugal apenas no formato Blu-Ray.

Elvis Presley por Austin Butler

Elvis com Austin Butler
© Warner Bros

Continuando a lista dos biopics musicais, do realizador Baz Luhrmann que nos deu também o alucinante “Moulin Rouge!” (2001), sugiro-te veres “Elvis” (2022). Trata-se, claro, de um biopic musical sobre a vida e obra de Elvis Presley.

Pub

Austin Butler conseguiu verdadeiramente captar a essência do cantor conhecido como o “Rei do Rock ‘n’ Roll” que teve uma carreira paralela a Johnny Cash, nomeadamente a passagem pela editora Sun Records.

Tal como “Walk the Line”, a narrativa deste filme acompanha a adolescência do cantor e prossegue até ao estrelato, com vários percalços pelo caminho, nomeadamente a dependência em estupefacientes.

Pub

A obra é contada pelas palavras do seu agente, o Coronel Tom Parker (Tom Hanks), com quem manteve sempre um conflito latente. Elvis foi obrigado pelo agente a participar em filmes que não queria e a fazer atuações que não queria. Tudo para que o Coronel ganhasse uma fortuna à conta de Elvis.

Esteve nomeado para 8 Oscars (incluindo melhor ator e melhor filme), mas não venceu nenhum prémio. Podes ver este marco dos biopics musicais na HBO Max e no canal Hollywood na próxima sexta-feira 24 de outubro às 21h30.

Pub
Lê Também:
Elvis sobe ao pódio das biopics musicais mais rentáveis

Uma estrela feminina em biopics musicais

BIFA 2019
© BBC Films

Agora, sugiro-te um biopic musical com uma protagonista feminina: “Judy” (2019, Rupert Goold). O filme retrata, pois, a carreira da atriz e cantora Judy Garland.

Interpretado por Renée Zellweger, num papel que lhe deu o seu primeiro Oscar de melhor atriz, depois de ganhar o Oscar de melhor atriz secundária com “Cold Mountain” (2003, Anthony Minghella), o filme foca-se num período concreto da vida de Judy Garland. Além disso, o filme contribuiu para um certo ressurgimento da atriz Renée Zellweger.

Pub

“Judy” foca-se, portanto, no ano de 1968. Trinta anos depois de ter dado vida a Dorothy em “O Feiticeiro de Oz” (1939, Victor Fleming), Judy Garland viajou neste ano até Londres para realizar uma série de cinco concertos. O filme também dá destaque à vida pessoal de Judy, nomeadamente no seu papel de mãe solteira exausta.

Podes ver este filme da minha lista de biopics musicais na FilmIn.

Pub

Um biopic musical mais clássico

Ray biopics musicais
© Universal Pictures

Continuando a lista de biopics musicais, recomendo-te agora o de uma lendária figura dos blues: Ray Charles. Em “Ray” (2004, Taylor Hackford), Jamie Foxx interpreta o músico.

Um filme um pouco mais “leve” – em comparação com os anteriores – e que aborda a vida e carreira de Ray Charles, desde a sua infância onde fica cego até à sua vida adulta durante os anos 50 / 60 do século XX quando se torna famoso.

Pub

A saber, o filme foi nomeado para 6 Oscars, mas venceu apenas 2: melhor ator e melhor mistura de som.

Infelizmente, o filme “Ray” não está disponível em nenhum catálogo do streaming no regime de subscrição. Contudo, podes ver o filme em regime de aluguer ou compra na Amazon Prime Video, Apple TV e Rakuten TV.

Lê Também:
Os 5 melhores musicais disponíveis na Netflix

Um modelo alternativo de biopics musicais

Verão biopics musicais
© Vladislav Opelyants – HYPE Film Productions

Por fim, nesta lista de biopics musicais, viajamos agora até à União Soviética para o filme “Verão” (2018, Kirill Serebrennikov). Este filme a preto e branco retrata a vida do lendário músico soviético Viktor Tsoi (Teo Yoo) e a relação que teve no início da sua carreira com o igualmente músico Mike Naumenko (Roma Zver) e a sua mulher Natalya (Irina Starshenbaum).

Ambientado num mundo em que a Guerra Fria dividia a União Soviética e os E.U.A., este filme retrata a forma como a música rock conseguiu, ainda assim, “invadir” a União Soviética.

Trata-se de um filme com bastante criatividade onde o preto e branco é ainda acompanhado de vários efeitos visuais de animação que caracterizam de forma inteligente este mundo “à parte” num país como a União Soviética.

Podes, portanto, ver o filme “Verão” em exclusivo na plataforma de streaming FilmIn.


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *