Melhores estreias da semana nos cinemas nacionais (07/08)
Lindsay Lohan e Jamie Lee Curtis regressam para uma esperada sequela. Adicionalmente, temos Isabelle Huppert e um aguardado filme de terror esta semana nos cinemas.
Desde o suspense arrepiante ao drama contemplativo, passando pela comédia familiar com um toque de nostalgia, há opções para todos os gostos esta semana. Exploramos aqui em detalhe três títulos que têm gerado particular expectativa: “Weapons”, uma obra de terror e mistério do aclamado realizador de “Barbarian“; “As Aventuras de uma Viajante na Coreia do Sul”, a mais recente criação do prolífico mestre sul-coreano Hong Sang-soo; e a muito aguardada sequela “Freakier Friday”.
Freakier Friday
“Freakier Friday” é a muito aguardada sequela do popular filme da Disney de 2003, “Freaky Friday”. O filme original, com Jamie Lee Curtis e Lindsay Lohan, explorava de forma espirituosa e empática as incompreensões geracionais através de uma troca de corpos entre mãe e filha.
Nesta nova aventura, Tess (Jamie Lee Curtis) é agora avó, terapeuta e podcaster, enquanto Anna (Lindsay Lohan) é uma produtora musical e mãe solteira de uma adolescente rebelde, Harper (Julia Butters). As coisas complicam-se então quando Anna se apaixona pelo pai da colega de laboratório da sua filha, Lily (Sophia Hammons), levando a uma nova troca de corpos, desta vez envolvendo quatro mulheres.
Weapons
Este filme de terror de Zach Cregger tem uma premissa arrepiante: dezassete crianças da mesma turma desaparecem misteriosamente das suas casas no meio da noite, sem deixar rasto, com a exceção de uma. A comunidade é deixada a questionar o que ou quem está por trás deste enigma. É uma narrativa que promete assim prender o espetador ao longo dos seus 128 minutos.
Zach Cregger é conhecido pelo sucesso crítico e financeiro de “Barbarian”. Este assume em “Weapons” a realização e o argumento, gerando grande expectativa para a sua nova incursão no género. O elenco principal é encabeçado por nomes sonantes como Josh Brolin, Julia Garner, Alden Ehrenreich, Austin Abrams e Benedict Wong.
As Aventuras de uma Viajante na Coreia do Sul
Com o título original “A Traveler’s Needs” (Yeohaengjaui pilyo), este drama sul-coreano, escrito e realizado por Hong Sang-soo, apresenta assim a grande Isabelle Huppert como Iris. Ela é uma mulher francesa enigmática que se encontra em Seoul sem meios de subsistência que decide então dar aulas de francês, mas com um método muito peculiar. Fá-lo sem livros, pedindo aos alunos que descrevam sentimentos e sensações para os traduzir.
A sua paixão por makgeolli (vinho de arroz coreano) e o seu comportamento pouco convencional, como tocar flauta para crianças ou deitar-se em rochas, tornam-na uma figura de curiosidade e, por vezes, de desconforto para aqueles que a rodeiam.
O coreano Hong Sang-soo é um dos nomes mais singulares do cinema contemporâneo. É conhecido pelos seus filmes aparentemente simples, mas muito densos em significados, focados em diálogos extensos, dilemas quotidianos e rituais de bebida de soju.
Vão ver algum destes filmes esta semana?