Os melhores figurinos de Giorgio Armani no cinema
Giorgio Armani foi um ícone da moda mundial, com uma carreira de cinquenta anos, que marcou gerações e continuará a marcar. O seu legado perdurará no tempo, por diversas razões.
Primeiramente, Giorgio Armani redefiniu a moda, apostou numa sofisticação minimalista, que influenciou e atravessou gerações. Além de que a sua popularidade tornou o “made in Italy” num selo de prestígio mundial.
Além de todas as coleções que apresentou, o seu nome e os seus designs estão gravados para sempre, devido aos figurinos que criou para icónicos filmes de Hollywood, tendo créditos em cerca de duzentos filmes.
Giorgio Armani vestiu estrelas dentro e fora do ecrã e transformou a moda em narrativa, uma forma de comunicação de uma personagem ou personalidade. Assim, estes são 6 figurinos icónicos, criados pelo designer, que vale a pena recordar.
American Gigolo
O figurino de “American Gigolo” é, talvez, o mais importante para Giorgio Armani, uma vez que foi o primeiro protagonista que vestiu e apenas cinco anos após começar a sua marca.
Assim, este filme popularizou o designer e também o seu estilo, com as camisas fluidas e as gabardinas que influenciaram a moda dos anos 80. O filme tem Richard Gere como protagonista e segue um acompanhante que é incriminado pelo homicídio da sua ex-cliente por não ter um álibi nem ninguém que testemunhe a seu favor.
The Untouchables
Em “The Untouchables”, Giorgio Armani aceitou o desafio de vestir personagens dos anos 30, representando a época da Lei Seca na América. O filme conta com Kevin Costner, Sean Connery, Andy Garcia e Robert De Niro e um dos fatos mais marcantes deste filme é o que a personagem de Kevin Costner usa durante o confronto final do filme. O filme acompanha, então, o agente federal Eliot Ness, que é destacado para expor os negócios ilícitos de bebidas alcoólicas de Al Capone durante a Lei Seca.
Goodfellas
Na sua primeira colaboração com Martin Scorsese, Giorgio Armani desenhou fatos que espelhavam a filosofia gangster e underground da Nova Iorque dos anos 90. “Goodfellas” é inspirado numa história real e acompanha a ascensão de Henry Hill na máfia nova-iorquina. Esta não foi a última vez que o designer e o realizador trabalharam juntos e Martin Scorsese chegou, até, a realizar um documentário sobre Giorgio Armani.
The Dark Knight
É verdade, Giorgio Armani também vestiu super heróis, neste caso Bruce Wayne em “The Dark Knight” de Christopher Nolan. Para esta personagem o designer escolheu fatos mais sofisticados, com ombros marcados e cortes retos e precisos, reforçando a dupla personalidade do super herói.
Inglorious Basterds
Depois desta lista já dá para perceber que o designer trabalhou com todos os grandes realizadores da sua geração. Em “Inglorious Basterds” colaborou com Quentin Tarantino e escolheu, principalmente para a personagem de Brad Pitt, um look mais irreverente, com um icónico fato branco.
Este filme conta a história de um grupo de soldados judeus-americanos e de uma sobrevivente do Holocausto que planeiam vingança contra os nazis na França ocupada.
The Wolf of Wall Street
Por fim, destacamos ainda o figurino de “The Wolf of Wall Street”. Esta é mais uma colaboração de Martin Scorsese com o designer italiano. Para este filme utilizaram fatos do arquivo Armani para vestir a personagem de Leonardo DiCaprio. Isto resultou num visual mais clássico, símbolo de poder e ambição. O filme acompanha, então, a história verídica da ascensão e queda do corretor da bolsa Jordan Belfort.