Os melhores e piores posters da semana (14/08-20/08)

Os reis de um império, um misterioso veículo alienígena e uma horda de enfurecidos zombies são as principais imagens na nossa seleção dos melhores posters da semana.

A utilização de séries de posters pelos estúdios está-se a tornar em algo cada vez mais comum. De um dia para o outro vemos divulgados mais de uma dezena de novos designs, normalmente variações de uma só ideia visual. Isto tem os seus benefícios e problemas. Por um lado, essa enchente de material promocional aumenta o perfil do filme e contribui com novas imagens para os fãs associarem ao projeto, começando assim a ter uma visão mais concreta do que vão ver. Por outro lado, no entanto, isto pode levar à sobre-exposição ou, ainda mais triste, a que designs geniais se percam no meio de uma montanha de outras propostas semelhantes.

 


 

OS MELHORES POSTERS DA SEMANA

Seguindo o tema das séries de cartazes, começamos a nossa seleção dos melhores posters da semana com um fragmento de uma dessas séries.

 

melhores posters arrival

Esta semana, foram divulgados, para além de um trailer completo, uma dúzia de novos cartazes para Arrival, o novo e misteriosos projeto de Denis Villeneuve. Enquanto o trailer parece revelar demasiado dos crípticos visuais do filme, estes posters contentam-se por mostrar simplesmente a estranha nave alienígena cujo design minimalista cativa tanto como desconcerta. A escala colossal do veículo é salientada por estes posters que posicionam o objeto em relação a paisagens terráqueas. Entre as várias hipóteses, escolhemos esta pois é uma das mais simples (não contém nenhuma cidade ou edifício) e porque é a proposta que melhor joga com as proporções da nave, cortando a sua parte de cima e assim sugerindo uma escala tão grande que nem cabe nos limites do cartaz.

Vê Também: Arrival | Primeiras imagens de Amy Adams e Jeremy Renner

 

Outra série de posters é esta para um dos episódios mais publicitados da nova temporada de iZombie. Aqui o uso da imagética clássica dos filmes de terror dos anos 70 e 80 é de sublime inspiração e exímia execução. Apresentamos aqui nove dos cartazes, mas gostaríamos de salientar o poster do meio, aquele com a seringa, como o mais perturbador de todos e, por consequência, o mais apropriado a esta imagética do cinema de terror – ou televisão, neste caso.

 

Empire melhores posters

Ainda no mundo da televisão, temos o novo cartaz publicitário para a terceira temporada de Empire. O que temos aqui é algo soberbo na sua simplicidade e eficácia – as duas estrelas do programa são colocadas em evidência num registo que recorda os grafismos populares no mundo musical dentro da série, assim como o jogo de imagens de realeza desenhadas com a rudeza de um grafitti urbano – o marginal e o Shakespereano unem-se sob a alçada do hip-hop e do carisma de estrela – é perfeito.

Lê Ainda: Top 2015 | Os melhores guarda-roupas da TV

 


 

OS PIORES POSTERS DA SEMANA

Temos aqui uma situação inédita desta rubrica. Na mesma semana e na mesma série de cartazes, temos um dos piores e melhores posters da semana.

 

arrival poster

Enquanto a campanha publicitária de Arrival deu origem a uma das nossas favoritas propostas da semana, também deu origem a um dos mais polémicos cartazes dos últimos tempos. Usar paisagens citadinas para um cartaz deste tipo não tem nada de mal, mas há que ter em atenção que estas cidades são locais reais e, por consequência, têm uma certa importância para uma grande quantidade de pessoas que são possíveis espetadores do filme em questão. Manipular a paisagem de Hong Kong e nela enfiar um edifício de Xangai é uma estupidez indesculpável que ainda se torna mais grave quando temos em mente os crescentes conflitos entre Hong Kong e o controlo do governo chinês.

 

bastille day

Tirando essa mostra de abjeta idiotice por parte dos designers do cartaz de Arrival, esta semana esteve desprovida de posters com mediocridade suficiente para merecerem muitas palavras. Por exemplo, para descrever este poster para Bastille Day só precisamos mesmo de uma: aborrecido.

 

space dogs

É claro que o tédio do poster com Idris Elba sempre é preferível ao horror super colorido deste cartaz de Space Dogs: Adventures to the Moon que é praticamente uma agressão violenta contra a nossa vista.

 


Será que para a semana teremos outro filme a dominar ambas as listas dos melhores e piores posters? Não percas nenhuma edição esta rubrica e logo saberás!


 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *