Photo by Domenico Loia on Unsplash

Os melhores programas de conversão e digitalização de documentos em PDF de 2022

Mesmo com mais de 25 anos, os PDF ‘s ainda são um dos principais tipos de documentos na internet. Sua utilização varia muito, como converter um documento digitalizado para PDF no Windows, um contrato ou um e-book, por exemplo. Mas para visualizar estes documentos importantes, você precisa de descarregar um leitor de PDF no seu computador. Existem centenas de leitores de PDF e alguns podem custar quase centenas por ano, então vasculhamos a internet para encontrar os 15 principais softwares de OCR de 2022 (ferramentas gratuitas e pagas)

O software OCR converte imagens de texto em documentos on-line digitalizáveis e legíveis. Usado historicamente para transferir documentos em papel como passaportes, cartões de visita, extratos bancários etc. são o método mais comum de digitalização de texto para que possa ser editado num computador. O melhor software de OCR permite digitalizar e arquivar qualquer documento baseado em imagem num PDF editável. Alguns exemplos como o PDFelement, Adobe, serão citados aqui abaixo com seus pontos fortes e fracos.

Hoje, inclusive, essas ferramentas podem ser combinadas com softwares de tradução para tornar o gerenciamento de documentos e o armazenamento em nuvem rápido e fácil para pessoas e empresas. Manter o controlo de recibos, cheques bancários, contas, formulários e outros documentos essenciais pode ser um aborrecimento. No entanto, com o advento do software de scanner de PDF, fica muito mais fácil transformar os seus documentos em papel em arquivos digitais que podem ser facilmente acedidos através ​​de qualquer dispositivo. O formato digital também é o melhor em termos de apresentação e proteção de seus documentos. Além disso, salvar documentos como arquivos PDF ocupa menos espaço e facilita a busca de informações específicas. Se você pesquisar na Internet por software de scanner de documentos PDF, provavelmente encontrará muitos para escolher, pagos e gratuitos. Mas encontrar o melhor entre todos é difícil. Aqui neste artigo, vamos orientá-lo pelos 5 principais programas (gratuitos e pagos) de scanner de PDF.

1° PDFelement 

Este foi considerado o melhor programa de scanner de PDF. Com a mais avançada tecnologia e um design intuitivo, ele garantirá que você obtenha os melhores resultados. Este scanner também oferece a função OCR de scanner de PDF. Este software de download gratuito de scanner de PDF é fácil de usar com várias configurações e recursos intuitivos para ajudá-lo a produzir arquivos PDF de qualidade em poucos minutos. Para criar um PDF do seu scanner, basta só clicar em “Criar PDF” e clicar na opção “Do Scanner”.

PDFelement PDF

Após isso, basta selecionar o seu scanner, digitalizar o documento e pronto, ele estará em PDF. O programa já reconhecerá que é um documento digitalizado e irá oferecer para converter para OCR. 

PDF

Os únicos contras encontrados nessa versão é que ainda não é possível incorporar vídeos parar criar os PDF’s. 

2º Adobe Acrobat Pro DC

Este é um software OCR que ajuda a extrair texto e converter documentos digitalizados em arquivos PDF editáveis. Ele fornece uma solução PDF completa para qualquer dispositivo. Isto significa que você pode criar e editar PDF inteligentes e converter arquivos para formatos do Microsoft Office e JPG. Você também pode partilhar, assinar e imprimir ou compactar diretamente no Pro DC. Além disso, a ferramenta OCR oferece vários recursos de edição, incluindo reconhecimento de texto, adição de comentários, reordenação de páginas e combinação de arquivos. Você também pode executar funções como girar, excluir ou cortar páginas.

Prós:

Parte da Adobe, que se integra bem ao software de edição de fotos, ferramentas de gerenciamento de imagens e software de design gráfico. Digitalize automaticamente textos do papel e converta-os em documentos editáveis. Comprima arquivos PDF com uma ferramenta online de PDF otimizada sem perder qualidade para fácil armazenamento e gerenciamento.

Contras:

O Adobe Acrobat Pro DC custa US$ 14,99 por mês. Você também pode usar o Acrobat Standard DC por US$ 12,99 por mês para criar, editar e assinar PDFs. As suas versões gratuitas expiram em sete dias. 

3º Tesseract

O Tesseract é um software OCR gratuito, lançado sob a licença Apache. Este código aberto também suporta formatação de texto, análise de layout de página e informações posicionais de OCR. Além disso, ele usa uma biblioteca virtual para suportar vários formatos de imagem.

A ferramenta é muito boa para detecção de texto em dispositivos móveis, vídeos e detecção de spam de imagens do Gmail. Também é capaz de detectar textos mal espaçados.

Além disso, pode reconhecer mais de 100 idiomas. Você pode ainda treinar o Tesseract para reconhecer mais idiomas. Além disso, o software OCR pode processar idiomas escritos da direita para a esquerda, como hebraico, árabe e muito mais.

Prós:

Ele organiza o texto.

Ele suporta Windows, Linux e Mac OS X.

O Tesseract pode reconhecer e corrigir espaços difusos.

Você pode treinar o software para detectar outros scripts e idiomas.

Ele usa análise linguística para descobrir palavras mais prováveis ​​de caracteres.

O software OCR detecta palavras proporcionais e não proporcionais.

Contras:

Por ser uma versão totalmente gratuita, não é tão completo quanto os outros citados acima.

Não tem um design tão dinâmico quanto PDFelement e sua plataforma não é muito intuitiva.

4º Microsoft OneNote

O Microsoft OneNote é uma ferramenta de OCR que ajuda o utilizador a fazer anotações, coletar informações, formulários digitais, recortes de ecrã, anotações etc. Além disso, permite copiar texto de uma imagem ou impressão de arquivo e colá-lo nas suas anotações para editar o texto. Agora você pode até dividir e organizar as suas notas em diferentes seções e páginas, e navegar por essas notas com uma barra de pesquisa. Para além disso, todas as suas notas são guardadas por conta própria e você pode encontrá-las exatamente onde as deixou. Você também terá opções para rever as suas notas com realce, texto ou anotações à tinta. Você também pode criar notas junto com os seus colegas no OneNote. Este recurso também ajuda a que você possa partilhar as suas ideias com os seus colegas e funcionários.

Prós:

Você pode desenhar em suas notas usando uma caneta ou os dedos.

Adicione arquivos, vídeos online, notas de áudio às suas notas.

Dá acesso a até 6 membros.

Até 1 TB de armazenamento por pessoa.

Você também tem acesso a outras aplicações do Microsoft Office Mobile, como Word, Excel e PowerPoint.

Contras:

Preços altos e caros se você já não possuir a licença no seu Windows.

Não é tão prático e intuitivo, você precisa de saber mexer no OneNote para usar toda a sua performance.

Sua versão gratuita também expira rapidamente.

5º Google Docs

O Google Docs é um software de processamento de texto baseado na Web que fornece recursos de edição e estilo para ajudá-lo a formatar texto e parágrafos. Ele também possui um recurso OCR que permite converter arquivos PDF em texto editável gratuitamente.

Você só precisa seguir alguns passos simples, incluindo:

Fazer o upload do seu arquivo PDF para o Google Drive. Em seguida, clique com o botão direito do rato no arquivo e clique em Abrir com Google Docs.

O arquivo será convertido em um arquivo editável do Google Doc. No entanto, listas, tabelas, colunas, notas de rodapé e notas de fim podem não ser detectadas.

Prós:

Digitação por voz.

Obtenha modelos gratuitos para todos os tipos de documentos, como currículos, relatórios e muito mais.

Aceda ao Google Docs em qualquer lugar e a qualquer hora do seu telefone, computador, laptop ou tablet.

O Google Docs é compatível com todos os formatos de arquivo.

Você pode facilmente verificar a contagem total de palavras.

Verificação ortográfica e gramatical.

Contras:

Geralmente desconfigura listas, tabelas, colunas, notas de rodapé e notas.

Não é muito prático e dinâmico.

Todos estes programas citados fazem um bom trabalho de digitalizar e reconhecer textos de seus documentos digitalizados. Porém, o melhor, mais prático e fácil de aprender a utilizar foi o PDFelement, por isso mostramos os detalhes de como é bastante intuitivo mexer na sua plataforma. Além disso, ele oferece muito mais que apenas a opção de OCR. Então, vale a pena dar uma chance e conhecer a sua versão gratuita antes de pensar em adquirir algum outro serviço pago. Provavelmente ele terá também o melhor custo-benefício para você e para a sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.