Os melhores trailers de 2018

TOP 2018 | Os 10 melhores trailers do ano

[tps_header]

De “Missão Impossível” a “Hereditário”, 2018 foi um ano cheio de grande cinema e incríveis vídeos promocionais. Vem descobrir quais foram os melhores trailers do ano segundo a Magazine HD.

[/tps_header]

2018 foi um grande ano para o cinema mundial. Entre êxitos queer a triunfarem nos Óscares, a magnum opus de Cuarón a arrebatar Veneza e Lady Gaga a afirmar-se como uma das atrizes mais criticamente aclamadas da temporada, estes passados doze meses foram certamente memoráveis. Também no panorama dos trailers de cinema houve muito que admirar e celebrar.

Por isso mesmo, a MHD destaca aqui aqueles que são os 15 melhores trailers de cinema de 2018. Como estes são objetos promocionais, a sua capacidade para atrair espectadores deve ser tida em conta. Contudo, também se dá valor a boa montagem, escolha de imagens e geral mérito estético das obras em si. Convém dizer que cada trailer é diferente e cada espectador também, pelo que as nossas escolhas podem não ser unanimemente vistas como as melhores ou mais cativantes.

tom cruise
Saltar de um avião? É canja. Em Missão: Impossível – Fallout

Lê Também:   Os melhores trailers de 2017 | Parte I (10-6)

Antes de apontarmos quais são efetivamente os 10 melhores trailers do ano, convém especificar os nossos critérios de seleção assim como que trailer merece uma menção honrosa especial. Basicamente, todos os trailers divulgados publicamente entre 1 de janeiro de 2018 e 31 de dezembro podia ter sido escolhido para esta lista, mesmo aqueles que foram só divulgados em redes sociais.

A menção honrosa que referimos pertence a “Missão Impossível: Fallout”, um brilhante exercício em montagem de um vídeo cheio de ação e estilo. Com isso dito, há pouco que diferencia este trailer de tantos outros do franchise que praticamente reinventou o modo como os filmes de ação são promovidos. É um trailer estupendo, mas não consideramos que mereça lugar no top 10.

Segue as setas para descobrires todas as performances efetivamente destacadas neste artigo. Os melhores trailers de 2018 estão ordenados por mérito, sendo que, em primeiro lugar, no último slide da lista, está aquele que consideramos o maior triunfo do ano.




10. VIÚVAS

Um trailer é um objeto de promoção comercial, pelo que deveríamos considerar o sucesso em atrair audiências quando julgamos a sua qualidade. Contudo, também há que admirar uma proposta que, apesar de não conseguir cativar muitos espectadores, se revela como um pequeno triunfo vídeo, um objeto fílmico com valor por si só e não somente como publicidade mercenária.

Assim é o caso do primeiro teaser para “Viúvas”, o filme mais comercial na crescente filmografia do artista plástico tornado realizador Steve McQueen. Em termos financeiros, os números da bilheteira foram uma desilusão para este filme e muitos culparam o material promocional que parecia demasiado artístico para convencer audiências a experienciar o drama político e criminoso do filme. É pena que tal tenha acontecido, pois o teaser em si, é um triunfo do mais alto gabarito.

Ao juntar o sermão de um pastor politicamente influente com o crescente desespero da narrativa de “Viúvas”, o vídeo dá uma boa ideia do tom e tensão deste exercício, destacando ainda o trabalho formidável de Viola Davis no papel principal. A cereja no topo do bolo é o modo como tudo acaba com a protagonista de arma em punho, ofegante, como que a ponderar o custo da violência que está prestes a cometer. É algo poderoso, mesmo que o público geral não tenha sido convencido dos seus méritos.

viuvas critica
Uma narrativa de blockbuster filmada com o rigor artístico de uma proposta de festival.




09. IF BEALE STREET COULD TALK

Outro exemplo do trailer de cinema enquanto objeto artístico é este deslumbrante esforço promocional de “If Beale Street Could Talk”, o primeiro filme de Barry Jenkins depois do sucesso histórico de “Moonlight”. Todos os trailers e teasers para este filme têm sido obras de arte, convém dizer, fazendo excelente uso das imagens maravilhosas com que Jenkins pinta no ecrã este conto de devastação romântica, valores comunitários e injustiças sociais.

A narrativa é adaptada de um romance de James Baldwin e sua complexidade temática e política não é algo muito fácil de transmitir em formato de vídeo promocional. Por isso mesmo, na construção deste trailer, privilegiou-se emoção acima do intelecto e os resultados são sublimes e comoventes.

O mais interessante aspeto, além da música espetacular de Nicholas Brittel, é a escolha de falas. “Estás preparada para isto?” para o início do vídeo e “Lembra-te. Estarei em casa brevemente.” para o final representam maravilhosas seleções de diálogo evocativo. Sussurrados como de um amante para outro em gesto de carícia e reconforto, é como se o trailer nos estivesse a querer seduzir. No fim, podemos dizer que não conseguimos resistir a tal sedução e mal podemos esperar para ver esta obra.

If Beale Street Could Talk
If Beale Street Could Talk




08. NÓS

Hoje em dia, é impossível falar de promoção de cinema sem considerar o impacto das redes sociais. Construir um trailer que imediatamente produz memes e cujas imagens e montagens são partilhadas ad nauseum no Twitter e no Facebook, no Instagram e no Tumblr, é algo que beneficia o plano promocional de qualquer filme. Assim, longe de ser só mais um projeto de cinema, um produto pode-se transformar num autêntico fenómeno de cultura pop.

Foi exatamente isso que o trailer de “Nós” veio despoletar. De um dia para o outro, o novo filme de terror de Jordan Peele estava a ser discutido em todos os círculos cinéfilos nos quatro cantos do mundo. Suas escolhas musicais e imagens específicas eram discutidas em debate aceso e, acima de tudo, muito se falava de como ninguém pode esperar para ver o filme.

Acima de tudo isso, há também o simples facto de que este é um bom trailer para um filme de terror, sugerindo situações de pesadelo sem elaborar as suas especificidades, causas e motivações. O que fica é um cocktail iconográfico de medo e angústia, uma injeção de emoção que leva qualquer pessoa a ir ao cinema ver de que se trata esta história de uma família a tentar sobreviver à malvadez homicida das suas cópias.

Us-Lupitanyongo
Lupita Nyong’o




07. ROMA

Roma” de Alfonso Cuarón é uma obra-prima que conta uma história pequena e íntima, mas fá-lo de forma épica. Em gradações de cinza e coreografias de câmara que flutuam pelas ruas da Cidade do México, com paisagens sonoras saturadas de vida periférica e um elenco notável, o filme é uma carta de amor a uma mulher, mas é também um gesto biográfico e a cristalização cinematográfica de um tempo e lugar específicos.

Transmitir tudo isso num trailer é basicamente impossível, mas este teaser muito faz para sugerir a mistura de intimidade e grandeza manifestas na grande opus de Cuarón. É engenhoso como o trailer usa música, algo que não tem lugar no filme, ao mesmo tempo que privilegia o impacto dos efeitos sonoros, levando o espectador a sentir um crescendo imparável.

Convém mencionar que o uso de palavras como esperança e amor neste trailer pode parecer meio lamechas e sentimentalista. “Roma” é um filme que, de modo geral, evita tais registos emocionais fáceis e isso é das suas maiores qualidades. No entanto, sentimentalismo como arma comercial é algo poderoso e, sem trair por completo o tom do filme, faz deste vídeo promocional algo poderoso e que, num abrir e fechar de olhos, nos arrebata e faz querer ver “Roma” a qualquer custo. Por isso, merece lugar de destaque nesta lista dos melhores trailers.

roma top mhd melhores filmes cinema de 2018
Um hino ao amor e ao cinema.




06. CRAZY RICH ASIANS

Apesar de não ter estreado comercialmente nos cinemas portugueses, “Crazy Rich Asians” foi um dos maiores sucessos cinematográficos do ano, tendo sido popular tanto com a crítica como com as audiências por todo o mundo. Para uma comédia romântica com um elenco integralmente formado por atores asiáticos (uma raridade em Hollywood) esse tipo de sucesso é algo quase histórico.

O filme é adaptado de um livro de sucesso e a raridade de uma obra tão representativa de uma audiência asiática que raramente se vê assim no grande ecrã foram elementos chave para o triunfo comercial do projeto. Contudo, também temos de dar crédito e aplaudir a mestria do material promocional, incluído este trailer energético.

Os jogos do início com ecrãs partidos são um bom piscar de olho a uma das sequências mais deliciosas do filme, quando uma foto corre o mundo antes sequer de uma sobremesa ser comida. É claro que o melhor de tudo é o crescendo de emoção sugerido pela montagem de imagens e falas, pela música e pelo ritmo, culminando na sugestão de um filme que tanto tem a capacidade para divertir como para arrebatar o coração de quem anseie por romance.

crazy rich asians filmes sem distribuicao nao distribuidos
Gostaríamos de ver CRAZY RICH ASIANS nos cinemas portugueses.




05. GODZILLA II: REI DOS MONSTROS

Por vezes, tudo o que um trailer precisa para impressionar é uma escolha musical astuta. “Godzilla II: Rei dos Monstros” é o perfeito exemplo do fenómeno, sendo que o seu uso de uma adaptação épica de “Claire de Lune” de Debussy é o ingrediente principal do triunfo.

Há algo de encantador e magnético na fricção entre a natureza melodiosa da composição e o caos apocalíptico das imagens. Essa beleza tingida de catástrofe é a perfeita forma de ilustrar e exacerbar a emoção que as imagens dos grandes titãs do filme sugerem. São criaturas ancestrais, com o poder de reduzirem a humanidade a cinzas, mas há algo de majestoso na sua grandiosidade. Medo e admiração de mãos dadas. A beleza da música e o terror da imagem.

Além do mais, o vídeo faz perfeito uso de clips e falas portentosas. Não desmascara muito do enredo, mas é capaz de insinuar algumas relações das personagens e, acima disso, os riscos humanos que são levantados pela história épica desta batalha entre a hubris humana e a vontade dos deuses titânicos. Era, portanto, impensável deixarmos este magnífico vídeo fora da nossa listagem dos melhores trailers do ano.

Avé Rei Godzilla, maior dos titãs, salvador e destruidor da Humanidade, longo seja o seu reinado!

godzilla II
“Godzilla II: Rei dos Monstros”




04. A FAVORITA

Yorgos Lanthimos tem vindo a construir uma filmografia que o assinala como um dos autores mais idiossincráticos e bizarros do panorama do cinema mundial. “A Favorita” é o seu terceiro filme em inglês e o seu primeiro filme de época. É claro que, sendo um filme de Lanthimos, este é um filme de época muito fora do vulgar. Trata-se de uma comédia negra que perverte a própria noção de romance, um triângulo amoroso lésbico, um drama político e uma tragédia cheia de piadas cruéis. Como é que se faz um trailer para tal quimera?

A chave é música bem escolhida, uma montagem precisa e a escolha perfeita de clips que tanto realçam a estranheza do filme como seu delicioso apelo. Este vídeo promocional não esconde o sentido de humor meio obsceno de “A Favorita”, mas também não sugere uma paródia. Há aqui crueldade e há beleza.

O melhor é a composição musical meio desconstruída que rebenta com a segunda metade do vídeo e acompanha uma apresentação do elenco perfeito do filme. Este não é um filme de época comum e o trailer não esconde isso. Temos aqui uma impressionante “venda” de um objeto de cinema de autor para uma audiência mais comercial.

A Favorita
A Favorita




03. SUSPIRIA

O remake de Luca Guadagnino do clássico pós-giallo de Dario Argento representa uma reinvenção total do filme original ao invés de uma simples cópia modernizada. O ritmo da nova obra é glacial, sua narrativa um mar de complexidades históricas e temáticas, sua estética uma de realismo autunal violado por rasgos de violência carnal. Ou seja, é uma antítese quase direta do filme italiano de 1977.

Só quase em algumas cenas pontuais de pesadelos e sonhos confusos é que o filme deste ano copia alguma da imagética classicamente horrifica do original e, para o primeiro teaser, a equipa promocional fez bem em usar tais montagens oníricas como sua base. O trailer ganha assim a qualidade de um dos pesadelos do filme, uma explosão de imagens fortes que tanto perturbam, como confundem.

Em termos de puro impacto de imagens e montagem, este vídeo de “Suspiria” é provavelmente o melhor trailer do ano. Contudo, há outros critérios a ter em consideração, como a capacidade para esconder os mistérios de um filme e a galvanização de uma audiência de modo a trazer o sucesso comercial.

top mhd melhores filmes cinema de 2018 suspiria
Avé Mater Suspiriorum!




02. HEREDITÁRIO

Hereditário” é uma tragédia familiar que se precipita para as profundezas mais horripilantes do terror moderno. Numa época em que este género cinematográfico tem vindo a ganhar cada vez mais prestígio, a primeira longa-metragem de Ari Aster mesmo assim afirmou-se como uma surpresa, tanto pela impiedade dos seus pesadelos como pelo realismo visceral do sofrimento das personagens. Depois do festival de Sundance, a cinefilia internacional só falava desta suposta joia do medo.

O trailer, portanto, tinha a missão de corresponder ao hype em volta da estreia no festival de cinema independente. Felizmente, na boa tradição da A24, o trailer mais do que garantiu que a reação crítica tinha fundação, sugerindo um cocktail demoníaco entre virtuosismo formal e a assombração do terror humano.

O uso de montagem afiada, ritmos staccato e efeitos sonoros a fazer de cada corte uma facada sónica, só exacerbam o desconforto psíquico que o vídeo promocional sugere. Melhor ainda, é o modo como o trailer muito mostra do filme, mas não revela spoilers importantes. Aliás, há uma reviravolta a meio da narrativa que poderia ter sido facilmente revelada aqui, mas a edição do trailer é magistral e mantém o mistério necessário para a surpresa do espectador.

filmes mais vistos
Hereditário




01. ASSIM NASCE UMA ESTRELA

Quando foi anunciado que Bradley Cooper iria estrear-se como realizador com uma quarta versão de “Assim Nasce Uma Estrela” com Lady Gaga no papel principal, houve tantas pessoas esperançosas por um grande triunfo cinematográfico como céticos cheios de dúvidas em relação à qualidade do potencial projeto. Afinal, Lady Gaga não era conhecida por ser uma grande atriz e Cooper nunca havia realizado um único filme. É normal que certos receios se manifestassem.

Quando alguns membros da imprensa e da indústria vislumbraram algumas das primeiras imagens do filme, de repente falava-se de Lady Gaga ganhar o Óscar de Melhor Atriz. Muita expetativa se criou em torno do filme e todo o mundo esperava ansiosamente pela divulgação pública do primeiro trailer. Será que iria corresponder às expetativas e prometer um triunfo cinematográfico? Bem, o trailer de facto promete isso e muito mais.

Construído à volta do melhor momento de “Assim Nasce Uma Estrela”, quando Ally primeiro partilha o palco com Jackson Maine e Lady Gaga mostra os píncaros do seu virtuosismo vocal, este trailer é uma estupenda representação do filme que promove. A montagem acelerada dos últimos instantes, onde toda a tragédia romântica parece explodir com o clímax de “Shallow” é particularmente impressionante. Este trailer fez do musical romântico o filme mais antecipado do ano e por isso merece estar em primeiro lugar nesta lista dos melhores trailers de 2018.

top mhd melhores filmes cinema de 2018 assim nasce uma estrela
Lady Gaga à conquista do Óscar.

 

[tps_footer]

Concordas com as nossas escolhas? Deixa-nos a tua opinião nos comentários e diz-nos quais os melhores trailers de cinema de 2018 segundo os teus gostos pessoais.

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *