melhores trailers de 2017

Os melhores trailers de 2017 | Parte I (10-6)

Aventuras ecológicas, histórias de amor inspiradoras, um épico fantasioso e uma endiabrada paródia são alguns dos filmes presentes na nossa lista dos melhores trailers do ano.

Sem mais demoras, aqui começa o nosso top 10 dos melhores trailers do ano. Nesta página poderás encontrar a primeira metade da lista, sendo que o top 5 será revelado noutro artigo. Esperamos que aprecies alguns destes vídeos promocionais e, se tens sugestões de trailers não presentes nesta listagem, podes sempre deixar a tua recomendação pessoal nos comentários.

10. A WRINKLE IN TIME

Com uma voz política extremamente ativa e uma série de filmes criticamente aclamados, Ava Duvernay é talvez uma das jovens realizadoras mais influentes de Hollywood, mas a sua popularidade ainda está longe de chegar ao mainstream mais generalizado. Isso está prestes a mudar com “A Wrinkle in Time” da Disney, uma adaptação de um famoso livro para o público jovem, que, pelo que se vê neste trailer, parece ser um festim sensorial do mais alto calibre. O melhor de tudo é que o vídeo, que está sublimemente editado, revela pouco do enredo, mantendo o mistério. Até o uso de uma cover de uma canção memorável dos anos 80, um autêntico cliché dos trailers modernos, é bem empregue aqui. Mal podemos esperar para ver este filme.

 

09. DEADPOOL 2

De um teaser belissimamente tradicional, passamos a um cujo maior triunfo é a sua endiabrada originalidade. Parodiando os tutoriais de pintura que tornaram Bob Ross numa celebridade menor, este teaser trailer para “Deadpool 2” é uma delícia humorística. Oxalá o filme seja tão instantaneamente memorável e genuinamente divertido como o seu material promocional.

08. A FORMA DA ÁGUA

Tal como a narrativa do filme na sua forma final, o primeiro trailer de “A Forma da Água” tem início com uma introdução reminiscente de um conto de fadas clássico. Para além disso, e sem revelar demasiados detalhes do terceiro ato, o vídeo captura os ritmos e tonalidades sentimentais deste filme humanista sobre a natureza do amor, desde a rotina mecânica da sua protagonista, passando pelos rasgos de horror personificados pela presença de Michael Shannon e, finalmente, a intoxicante beleza de uma história de amor tão improvável como poderosa. O apelo silenciosamente gritado de Sally Hawkins no corredor é a perfeita pontuação rítmica a esta montagem e a imagem final é um encanto sedutor. Como é possível não ficar desejoso de ver esta obra depois de ver tal delícia?

Lê Também:
The Shape of Water (banda sonora), em análise

07. CHAMA-ME PELO TEU NOME

Por falar em grandes trailers de filmes sobre o amor, este vídeo promocional para “Chama-me Pelo teu Nome” é outro grande sucesso, capturando a doce qualidade sensorial e emocional do filme. A música de Sufjan Stevens ressoa, e palavras de paixão e desejo são sussurradas. A escolha de imagens é soberba, mostrando lágrimas perto do final, uma fala de um monólogo eletrizante, o toque erótico numa noite passada a dois, o olhar luxuriante de um jovem excitado e outras sublimes cristalizações de emoção vistas pelo olho sensualista de Luca Guadagnino. O trailer sugere e cativa, sem revelar, sem violar a intimidade emocional do filme e é por isso uma perfeita maneira de aliciar audiências a se deixarem mergulhar na beleza, na dor e no fulgor transcendente deste verão de 1983, quando Elio se apaixonou por Oliver.

Lê Também:
LEFFEST ’17 | Chama-me Pelo teu Nome, em análise

06. OKJA

Por falar em boa escolha de imagens e música, o trailer de “Okja” é um ótimo exemplo de tal sagacidade audiovisual quando emparelha uma melodia relaxada e evocativa dos The Mamas and The Papas com imagens montadas num crescendo de tensão, violência e histeria. A pontuar a genialidade deste pequeno vídeo promocional estão as falas de Tilda Swinton e Jake Gyllenhaal que, tal como o fazem no filme, entrecortam o épico sentimental de uma rapariga e o seu melhor amigo suíno com bem-vinda profanidade, cinismo e o tipo de bizarria híper expressiva a que o realizador Bong Joon-ho já nos tem vindo a habituar ao longo da sua esplendorosa filmografia.

Amanhã serão revelados os cinco vídeos que encabeçam o nosso top 10 dos melhores trailers de 2017. Não percas!

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *